Vietname

O que fazer em Tam Coc

Não podemos negar que Tam Coc nos roubou o coração desde o início. Na verdade, e por escolha nossa, foi o local onde passámos mais tempo no Vietname. No total foram três dias recheados de paisagens únicas e experiências maravilhosas!
Longe da confusão das grandes cidades, Tam Coc é o local ideal para parar e apreciar, sem pressas. Foi aqui que conhecemos a autêntica cultura vietnamita. Tam Coc é conhecida como “Halong Bay na terra”. Agora percebemos a verdadeira essência da expressão… São campos de arroz intermináveis, montanhas enormes verdejantes e templos genuínos. Não há como não se apaixonar por Tam Coc. Aguçámos a sua curiosidade? Então leia o artigo até ao final para saber o que fazer em Tam Coc, com muitas dicas!

Onde se localiza Tam Coc

Tam Coc fica a cerca de 100 km, a sul, de Hanói. Na realidade, Tam Coc é uma pequena vilazinha que pertence a Ninh Binh, daí muitas pessoas ficarem confusas. Para esclarecer, e por experiência própria, foque o seu roteiro para Tam Coc, pois é lá que se concentram a maioria das atracções.

Como chegar

Dependendo do local onde se encontra, é muito fácil chegar a Tam Coc. A nossa recomendação é que compre online os bilhetes de autocarro ou comboio, no site 12Go Asia ou ainda o Book a Way.

No nosso caso, saímos de Halong Bay directamente para Tam Coc. A empresa de autocarros com que viajámos foi esta. À hora marcada, foram buscar-nos mesmo à frente do escritório da empresa com que fizemos o cruzeiro e deixaram-nos no centro de Tam Coc. A viagem durou cerca de 4 horas e custou 250 000 VND/pessoa.

Saiba ainda que se chegar de comboio, a paragem será em Ninh Binh. Para chegar a Tam Coc, que dista cerca de 10 km, pode apanhar um táxi por cerca de 100 000 VND.

Quantos dias ficar

Em dois dias consegue visitar as principais atracções de Tam Coc. No entanto, existem alguns pontos mais distantes que também merecem uma visita. Portanto, se quiser ver as coisas com calma e desfrutar ao máximo deste lindíssimo local, recomendamos que fique três dias completos.

Onde ficar

No total ficámos alojados três noites em Tam Coc, na Lys Homestay! Este é um daqueles locais que vamos guardar no coração, sem dúvida! O carinho com que a Dona Hue (proprietária) nos recebeu foi maravilhoso!

Quando fizer a sua pesquisa de hotéis no Vietname, vai encontrar várias vezes a palavra “homestay”. Na verdade, tratam-se de casas particulares que oferecem alojamento a hóspedes. Ao escolher este tipo de alojamento vai, seguramente, ter uma experiência mais autêntica e memorável.

Para saber como foi a nossa experiência neste alojamento, recomendamos que leia o nosso artigo sobre a Lys Homestay.

Como se deslocar em Tam Coc

Existem várias formas de cumprir o seu roteiro e chegar aos locais mais bonitos. Para conhecer o centro, que avisamos desde já que é muito pequenino, a melhor forma é a pé. Pode ir parando nas várias lojinhas e restaurantes sem problema.

Uma outra forma de se deslocar, e também uma das mais baratas, é alugar bicicleta. Existem muitos locais onde pode alugar, inclusive no seu alojamento. No nosso caso, alugámos dois dias bicicletas, disponibilizadas na Lys Homestay. Cada bicicleta custa 40 000 VND/dia. Para conhecer os locais mais próximos e sem grande esforço, não há melhor. Depois de tantos anos sem andar de bicicleta, soube-nos pela vida. Principalmente rodeados de paisagens maravilhosas.

Uma outra opção é alugar mota. Foi o que fizemos num dos dias, para visitar umas atracções mais longe de Tam Coc. Alugámos também no nosso hotel e pagámos 150 000 VND/dia. O João tem alguma prática e sentimo-nos sempre seguros. As estradas são boas e há pouco trânsito, sendo que é tranquilo andar de mota lá.
A melhor parte é que a gasolina é barata e dá para ir parando quando queremos em todos os cantinhos. É uma sensação de liberdade enorme!

Onde comer em Tam Coc

Existem várias opções de restaurantes, para todas as carteiras. No geral, em todo o lado a comida era genuinamente saborosa. Nota-se que os produtos são frescos e de qualidade.

Os restaurantes que recomendamos são:

  • Thuy Linh
  • Family Restaurant (oferece fruta como sobremesa)
  • Bánh Mì Minh Khôi
  • Linh Chi Family Bar and Restaurant
  • Khoa Dung Restaurant
  • Ngoc Linh Restaurant

O que fazer em Tam Coc

No total ficámos três dias nesta região. Achámos o tempo ideal e conseguimos cumprir o nosso roteiro, nas calmas. Além do que fazer em Tam Coc, vamos relatar também os preços das atracções e onde comer. No final vai perceber porque tem mesmo de adicionar Tam Coc ao seu roteiro pelo Vietname.

Dia 1 em Tam Coc

Depois de saborearmos umas maravilhosas panquecas feitas pela D. Hue da Lys Homestay, alugámos as bicicletas e lá fomos nós à descoberta. O dia nasceu cinzento, mas nem isso tirou a magia a Tam Coc.

Antes de iniciarmos os nossos planos, comprámos os nossos Non La – os típicos chapéus vietnamitas – numa lojinha do centro. Nunca mais os largámos durante a viagem e trouxemos como recordação para Portugal!

A primeira paragem do dia foi a um dos cartões-postais de Tam Coc: Mua Cave (Hang Mua). Trata-se de um recinto criado à volta da caverna e conta com um parque, um hotel, um restaurante, um belo campo de lótus e dois miradouros. Todo o local é decorado com as típicas lanternas vietnamitas que dão um charme único.

Como ainda não estávamos muito cansados, decidimos que a primeira coisa que iríamos visitar seriam os dois miradouros. No total, são cerca de 500 degraus. Não vamos negar que custa (e muito)! Principalmente por causa do calor e da humidade que se faz sentir. Faça algumas paragens e delicie-se com as cabrinhas do monte que por lá andam.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Mais ou menos a meio do percurso, existe uma bifurcação. Continue a subir para o lado esquerdo, que vai dar ao miradouro principal. A muito custo lá chegámos ao topo da montanha. E realmente o caminho compensou… Compensa sempre! Que visão espectacular de vales, rios e plantações de arroz. O tempo estava encoberto e o nevoeiro apoderou-se das montanhas, conferindo um ar místico ao local.

No topo, encontra-se um pequeno altar. Agradecemos por tudo aquilo que estávamos a vivenciar! Ao seu lado um dragão brota da montanha. Não recomendamos a chegar até lá porque o percurso é realmente muito perigoso.

Já recuperados, voltámos a descer até à bifurcação. Desta feita, subimos ainda mais escadas para a direita, para chegar ao segundo miradouro. Este é o local ideal para conseguirmos ver o tal dragão do outro miradouro. Que sítio incrível!

Descemos tudo novamente. Mesmo na base das escadas, não deixe de espreitar a Gruta do Tigre.

Passeámos um pouco no parque até chegarmos à Mua Cave, a gruta que originou o nome do local. Honestamente, ficámos desiludidos. Ainda bem que todo o parque supera a gruta, senão iríamos ficar extremamente tristes! 😂

Veja aqui onde dormir em Tam Coc

Chegara a hora de conhecermos o famoso campo de lótus. Um dos nossos favoritos! Não é um espaço enorme, mas ainda assim superou as nossas expectativas. É tão diferente e tão bonito… Ah, e rendem fotos lindíssimas!

Não deixe de dar um passeio em todo o parque que é maravilhoso e está muito bem cuidado!

Informações sobre a Mua Cave:

  • Preço da entrada: 100 000 VND/pessoa e mais 10 000 VND para estacionamento. Chegue até o final com a mota/bicicleta e estacione no estacionamento oficial.
  • Horário: das 6h às 19h, todos os dias.
  • No parque existem restaurantes/cafés e casas de banho.
  • Reserve entre 3 a 4 horas para a visita.
  • Leve água e roupa e calçado confortável.

Como já estava perto da hora de almoço, pedalámos até ao centro de Tam Coc para comer. Pelo caminho desfrutámos das paisagens, que são lindas de morrer!

O local escolhido para almoçar foi no Bánh Mì Minh Khôi. Além dos Banh Mi serem deliciosos, são mesmo muito baratos.

Energias reforçadas, pedalámos cerca de 1 km até ao Thai Vi Pagoda. Apesar do templo ser muito pequeno, a entrada é gratuita e merece uma visita.
O templo está rodeado de montanhas e arrozais, o que transmite uma paz única. Como não é muito conhecido, eramos os únicos turistas! Foi aqui que nos convidaram para assistir a um ritual – ficámos de queixo caído. Podem ver nos destaques do nosso instagram.

No resto dia passeámos, sem destino, pelos campos de arroz. Não há melhor programa que este, acreditem! Viajar sem pressas e apreciar o momento.

Veja aqui o que fazer em Hanói

Decidimos jantar no Restaurante Thuy Linh e estava tudo maravilhoso! Pedimos um Fried Rice, spring rolls, uma Hanoi Beer e um sumo de cenoura – tudo por 135 000 VND.

O dia seguinte ia ser bem preenchido, então decidimos descansar mais cedo e repor energias!

Roteiro do 1º dia

  • Mua Cave
  • Bánh Mì Minh Khôi
  • Thai Vi Pagoda
  • Passear pelos campos de arroz
  • Restaurante Thuy Linh

Dia 2 em Tam Coc

No segundo dia em Tam Coc tivemos direito a um solzinho brilhante. Decidimos então explorar as zonas mais afastadas do centro e, como tal, alugámos mota na Lys Homestay.

Percorremos cerca de 10 km por paisagens maravilhosas até chegar a Trang An. O complexo Trang An foi considerado Património Cultural e Natural do Mundo pela UNESCO, em 2014, e é um passeio imperdível para quem visita esta região. Avisamos desde já que foi um dos parques naturais mais bonitos onde já estivemos!

O parque é famoso pelos seus passeios de barco, e é isso que leva centenas de turistas a rumar até lá. A primeira coisa a fazer é estacionar a sua mota nos parques assinalados, que tem um custo de 15 000 VND.
De seguida, tem de se dirigir às bilheteiras para comprar os bilhetes de barco.

Tal como mostramos na foto abaixo, existem três opções de passeio:

  • Rota 1: 9 cavernas (Toi Cave, Sang Cave, Nau Ruou Cave, Ba Giot Cave, Seo Cave, Son Duong Cave, Khong Cave, Tran Cave e Quy Hau Cave) e 3 templos (Trinh Temple , Templo Tran e Templo Khong – Bao Hieu Pagoda).
  • Rota 2: 4 cavernas (Lam Cave, Vang Cave, Thanh Truot Cave e Dai Cave) e 3 templos (Thanh Cao Son Temple, Suoi Tien Temple e Vu Lam Royal Steps). Esta rota inclui ainda a Montanha Dia Linh.
  • Rota 3: 3 cavernas (Dot Cave, Van Cave e Dai Cave) e 3 templos (Trinh Temple, Suoi Tien Temple e Vu Lam Royal Steps). Esta rota também passa pela Montanha Dia Linh.
Dicas para viajar para o Vietname – Aqui!

Todos os passeios têm a mesma duração (cerca de três horas) e o preço é igual, independentemente da rota que escolher. Estávamos bastante indecisos entre a rota 2 e a 3, pois tinham-nos dito que eram as mais bonitas. No final de contas, optámos por escolher a Rota 3, pois combinava a gruta mais longa e o templo Vu Lam Royal Steps.

Informações sobre Trang An

  • Preço da entrada: 250 000 VND/pessoa (o passeio de barco está incluído) + 15 000 VND para estacionamento. As crianças que tenham entre 1 metro e 1,30 metros pagam 120 000 VND. Com menos de 1 metro é gratuito.
  • Para ficar a esse preço, o barco só parte com quatro pessoas. Portanto, se viajar a dois como nós, terá de aguardar que mais duas pessoas que tenham escolhido a mesma rota cheguem.
  • Se preferir, pode fazer um passeio particular, parando onde quiser, por 1250 000 VND/barco.
  • Horário de abertura: diariamente, das 7h às 16h30.
  • Leve água, snacks e chapéu de sol.
  • Os funcionários que remam o barco esperam por nós a cada paragem.
  • É obrigatório o uso de colete salva-vidas.

Como referimos em cima, partilhámos o barco com um casal e uma menina pequenina. O processo é super simples e os funcionários ajudam imenso. Não esperámos nem um minuto para começar o passeio.

A primeira paragem da Rota 3 é no Trinh Temple. Um templo muito bonito, onde o ex-libris é a quantidade de peixes nas margens. E que grandes que eles são!

Como fazer um cruzeiro em Halong Bay

Sem mais demoras, seguimos para um dos pontos altos do passeio, a Dot Cave. Esta gruta tem um quilómetro. Sim, leram bem. 1km e é a maior do complexo. As estalactites são impressionantes!

Apesar de ao início parecer um pouco claustrofóbico, é a melhor maneira de perceber a real essência de uma gruta. Demorámos cerca de 20 minutos a atravessar e em algumas zonas tem mesmo de se baixar para não bater com a cabeça. Cuidado!

Continuámos a navegar por entre paisagens cénicas, de deixar qualquer um boquiaberto! Entre grutas e paragens para visitar os templos, só conseguíamos agradecer por estar a viver uma experiência tão bonita.
E eis que o senhor apontou para uma montanha e revelara-nos que ali foi gravada uma cena do filme King Kong. Fez-nos um click! É isso mesmo – estamos dentro de um cenário absolutamente incrível, rodeado de montanhas verdejantes, onde se ouvem os pássaros. É mesmo um filme… Que sortudos!

Chegámos então à última paragem do passeio, um dos locais que mais queríamos ver com os nossos próprios olhos. Ali estava o tão famoso templo Vu Lam Royal Steps.

Foi mesmo um passeio maravilhoso! Navegar naquelas paisagens majestosas não tem preço e é um momento que vamos guardar com muito carinho.

Reserve aqui os seus hotéis no Vietname

De volta à estrada, parámos apenas para almoçar. A paragem seguinte foi no Templo de Bai Dinh, que dista cerca de 15 km de Trang An.

O Templo de Bai Dinh é o maior complexo budista do Vietname, pelo que terá de dispensar um valente par de horas. Podemos dizer que reservámos toda a tarde para o visitar, e mesmo assim não conseguimos ver tudo! 😮

Para facilitar, já que o local é mesmo enorme, tem a possibilidade de fazer alguns trajectos de carrinho eléctrico. Acredite, vai mesmo querer pagar por isso!

Informações sobre o Templo de Bai Dinh

  • Preço de entrada: gratuito. Se quiser pode comprar o bilhete ida e volta nos carrinhos (60 000 VND). Pode ainda optar por comprar um bilhete combinado de carrinho ida e volta + subida à Bao Thap (100 000 VND) ou também um bilhete em que pode deslocar-se nos carrinhos sempre que quiser + subida à Bao Thap (150 000 VND). Nós comprámos esse combo (150 000 VND/pessoa) e foi o melhor que fizemos. O recinto é gigante. Veja a imagem em baixo.
  • Preço do estacionamento: 15 000 VND.
  • Leve um mapa consigo que fornecem na recepção, para organizar da melhor forma a sua visita.
  • Leve água e roupa e calçado confortável.
  • Horário de abertura: diariamente, das 7h às 18h.

O complexo é conhecido por ter vários recordes, um deles é um corredor com 1,7 km que tem mais de 500 estátuas de Buda.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Continuando a visita vai encontrar várias estátuas, templos, bonsais enormes, jardins e lagos.

Mas o maior cartão-postal do recinto é a magnífica torre Bao Thap. É possível subir à torre, de elevador, onde terá uma vista desafogada para todo o complexo e região envolvente.

Um outro ponto de paragem obrigatória é a estátua de bronze de Buda, que conta com 10 metros de altura. Incrível!

Como não queríamos fazer o caminho de volta à noite de mota, decidimos sair sem ver tudo. No entanto, deu para perceber bem a magnitude e beleza deste local! Que sítio estupendo!

Regressámos então a Tam Coc, cansados, mas também muito felizes! Decidimos jantar no Linh Chi Family Bar and Restaurant, que além de barato estava muito bom. Escolhemos duas iguarias vietnamitas, o Bún Chá (noodles de arroz com porco grelhado, servido com molho de peixe, vinagre, água, açúcar e cenoura) e Bún bo nam bo ( noodles com carne, feijão, amendoim, alface e um molho agridoce).

Roteiro do 2º dia

  • Trang An
  • Templo de Bai Dinh
  • Linh Chi Family Bar and Restaurant

Dia 3 em Tam Coc

Chegámos ao terceiro e último dia em Tam Coc e já batia uma certa nostalgia. Gostámos mesmo deste vilarejo!

Começámos o dia com um passeio de barco muito peculiar, mesmo no centro da vila. E porquê “peculiar”? Pois bem, as pessoas que conduzem os barcos, remam com os pés. Isso mesmo, com os pés! Foi muito divertido… Aliás, o João até tentou e é mesmo muito difícil.

O passeio de barco no rio Ngo Dong dura cerca de uma hora e meia, e não há paragens. Além das paisagens absurdas a que o Vietname já nos havia habituado, passámos também por 3 grutas que dão nome a esta região: Hang Cam, Hang Giaua e Hang Chateau.

No final do passeio irá encontrar senhoras que, nos seus barcos, tentam vender fruta, comida e bebida aos turistas.

O passeio não é tão majestoso como o de Trang An, ainda assim, vale muito a pena pela experiência.

Informações sobre o passeio de barco:

  • Preço: 150 000 VND/barco + 120 000 VND de entrada. Ou seja, um total de 390 000 VND para duas pessoas. As crianças pagam 60 000 VND.
  • Horário: diariamente, das 7h às 17h.

Seguimos, de bicicleta, ao próximo destino, o Bich Dong Pagoda. O principal destaque deste templo é o seu portão de entrada, construído entre a montanha e um lago. Uma fofura!

Veja aqui onde dormir em Tam Coc

O Bich Dong alberga 3 pagodes : Ha Pagoda, Trung Pagoda e Thuong Pagoda, cada um situado num nível diferente.
O primeiro templo é onde acontecem as cerimónias religiosas. Continuando a subir irá encontrar outro pequeno templo, seguido por uma caverna cheia de morcegos. No topo do último templo, há um miradouro com uma bonita paisagem!

O templo é de entrada gratuita e está aberto diariamente, das 9h às 18h.

Regressámos ao centrinho de Tam Coc e escolhemos o Family Restaurant para almoçar. De todas as vezes que lá passámos, estava sempre cheio. A comida é mesmo muito boa e no final ainda oferecem fruta como sobremesa. Recomendamos!

O resto do dia dedicámos a caminhar, sem pressas, pelas ruas da vila. Comprámos algumas recordações e seguimos viagem. A próxima cidade a conhecer no Vietname era Da Nang, e esperava-nos uma longa viagem de comboio nocturno até lá. Agora que já sabe o que fazer em Tam Coc, aproveite muito!

Roteiro do 3º dia

  • Passeio de barco em Tam Coc
  • Bich Dong Pagoda
  • Family Restaurant
  • Passear pelo centro de Tam Coc

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

4 thoughts on “O que fazer em Tam Coc”

  1. Olá, daqui a um mês estarei em Tam Coc e gostei muito da vossa review! eu conduzo mota desde os 14 anos (tenho 34 agora) e gostava que fosse o meu meio de transporte principal no vietname.
    como funciona o aluguer das motas? é pedido algum documento?
    Nas diferente paragens que fizeram ao longo do dia, onde deixaram a mota estacionada? existem lugares de estacionamento proprios para as motas?
    obrigada 🙂

    1. Olá Mafalda! Que bom, o Vietname é incrível!
      Quanto aos documentos, só pediram o passaporte. Em relação ao estacionamento existe sim, mas normalmente tem alguém lá a cobrar (valores baixinhos).
      Boa viagem 🙂

  2. Olá, para quem não quiser alugar mota é fácil arranjar Grab / Táxi para Trang An e Din Binh?
    E para ir de Tam Coc para depois apanhar o comboio à noite também se consegue transporte facilmente? Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *