Vietname

Dicas para viajar para o Vietname

O Vietname é um dos destinos mais procurados pelos turistas na Ásia e, de facto, percebe-se o porquê. Um país repleto de cultura e paisagens de cortar a respiração. Desde os campos de arroz no Norte, às praias no Sul, o Vietname não pára de nos surpreender.
Vai viajar para o Vietname, mas não sabe por onde começar? Então tem mesmo de ler este artigo até ao fim, repleto de práticas e úteis dicas para viajar para o Vietname.

Localização

O Vietname localiza-se no Sudeste Asiático e faz fronteira a norte com a China e a oeste com o Laos e o Camboja. A capital do país é Hanói, que fica no norte.

Como ir

Partindo de Portugal, não há nenhuma companhia aérea que faça voos directos, por enquanto. No entanto, existem várias companhias que têm como destino final o Vietname. A nossa sugestão (foi o que fizemos) é procurar em motores de busca (momondo ou skyscanner, por exemplo) e colocar as datas aproximadas pretendidas. Daí cria alertas de preço. Quando conseguir um preço mais baixo irá receber no email e está então na hora de reservar os voos.

Marque aqui os tours no Vietname

Como os preços estavam muito altos, viajámos em duas companhias diferentes. Ora então, saímos de Lisboa rumo a Londres, pela Easyjet. Daí fomos num voo directo até Hanói, pela Bamboo Airlines. Esta é uma companhia aérea low cost vietnamita e acreditem, tem excelentes condições.

Visto e requisitos para o Vietname

Antes de viajar para o Vietname, saiba que não existe isenção de Visto quer para cidadãos portugueses, quer para cidadãos brasileiros. Assim, terá de tratar do seu visto para entrar no país.

Para estadias de turismo com duração de 30 dias ou menos apenas necessita de um e-visa, aprovado e emitido online pelos serviços de imigração. Este visto electrónico permite uma única entrada no país e uma estadia de não mais de 30 dias consecutivos. É importante que tenham um bilhete de saída do Vietname datado antes da data de expiração do visto.

A forma mais cómoda e barata de adquirir o visto, é através do site oficial. A emissão demora cerca de três dias úteis e custa 25 dólares.

O que vai precisar para o visto:

  • Uma fotografia com fundo branco, em formato digital.
  • Fotografia do passaporte.
  • A data de chegada e saída do Vietname.
  • O número de cartão de crédito/débito para fazer o pagamento.

Irá receber o seu visto, em formato digital, no seu email. Aconselhamos a imprimi-lo, pois terá de o mostrar à chegada.

Além do visto, é necessário passaporte com validade superior a seis meses, após o dia da entrada no país.

Seguro de Viagem

É obrigatório viajar com seguro de viagem? Não, não é. Mas nem sequer colocámos a hipótese de não fazer. Aliás, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, nas suas recomendações para viagens ao Vietname, destaca a importância de viajar com “um seguro que cubra todas as eventualidades durante a viagem, incluindo os riscos associados à COVID-19”.

Como sempre, recorremos à IATI Seguros. Têm os melhores preços do mercado, sem franquias, e melhor, com atendimento em português. Foi sem dúvida alguma a melhor coisa que fizemos. Neste caso em particular, fizemos o IATI Mochileiro + cancelamento.

Esperemos que não tenham de activá-lo claro, mas convenhamos, viajar assim é muito mais seguro. Até porque na Ásia os cuidados médicos, por exemplo, podem ser um pequeno balúrdio. Nós tivemos de accionar o seguro na Tailândia e correu tudo bem!

Por serem nossos leitores, oferecemos 5% de desconto em todos os seguros!

Principais destinos

O Vietname é um país estreito, mas muito comprido. Viajar por todo o país é impossível se tiver pouco tempo. Como tal, há que fazer escolhas. Assim sendo, os principais destinos no país são: Hanói, Sapa, Halong Bay, Ninh Binh, Tam Coc, Hue, Hoi An, Da Nang, Nha Trang, Dalat, Ho Chi Minh City e ilhas Con Dao.

Melhor época para ir

Tratando-se de um país longo de Norte a Sul não é muito fácil fazer uma previsão do tempo, pois na mesma altura do ano apresenta diferentes climas. Ainda assim, diríamos que os meses de Setembro a Dezembro (Outono) e Março a Abril (Primavera) são as melhores alturas para visitar o Vietname.

De Janeiro a Março, conte com chuva leve no Norte do Vietname e tempo quente e seco no Centro e Sul do país. Já de Setembro a Dezembro, é a melhor altura para visitar o Norte do país, no entanto o Sul e o Centro podem ser afectados com chuvas intensas.

Nós fomos no início de Novembro e o tempo esteve praticamente sempre estável. Estava calor e apanhámos chuva apenas um dia, no centro do país.

Roteiro de 15 dias

De forma a optimizar a rota, um itinerário de viagem pelo Vietname faz-se, habitualmente, no sentido Sul-Norte ou Norte-Sul, conforme o ponto de chegada. Por norma, os turistas chegam ao país no aeroporto de Ho Chi Minh ou Hanói.

Recomendamos, no mínimo, 15 dias no Vietname. Não se esqueçam que as viagens são caras e muito longas. Facilmente se perdem dois dias em viagens. Nós não conseguimos visitar tudo o que gostaríamos, nomeadamente Sapa. Terá de ficar para uma próxima! 😋

Vamos então mostrar-vos o nosso roteiro (Norte-Sul):

Foi muito corridinho, mas não mudaríamos nem uma vírgula. Ou melhor… Teríamos ficado lá mais tempo, se fosse possível. 🤭

Moeda e câmbio

A moeda no Vietname é o Dong Vietnamita (VND). Não existem moedas, apenas notas. Os valores das notas são: 1.000, 2.000, 5.000, 10.000, 20.000, 50.000, 100.000, 200.000, 500.000 VND. 1€ corresponde a cerca de 25.000 VND. Portanto, o mais comum é andar cheio de notas! Ah… E foi a primeira vez que tivemos milhões nas mãos! 😋

As notas de valores mais baixos (1000, 2000, 5000 VND) já não circulam muito, apenas para doar nos templos e pagodes.

Tal como quando viajamos para outros países, no Vietname não foi excepção. O cartão Revolut foi o nosso melhor amigo. Sempre que possível pagávamos com o cartão multibanco. Para fazer levantamentos, saiba que existem vários bancos espalhados pelo país, como por exemplo Vietcombank, BIDV, Vietinbank, VP Bank, Agribank, Sacombank, entre outros. Por experiência própria, percebemos que o banco que cobrava menos taxas a cada levantamento (em Novembro de 2022) era o Agribank. Por cada levantamento cobrava 22 000 VND (menos de 1 €).

De modo geral, o custo de vida no Vietname é muito acessível.

Wi-Fi e planos de dados

Assim que chegámos ao Vietname, ainda no aeroporto de Hanói, comprámos um cartão SIM para o telemóvel. Existem vários operadores telefónicos vietnamitas: Viettel, MobiFone, VinaPhone, Vietnamóvel, entre outros. Optámos por comprar um cartão da Viettel, pois são os que têm melhor serviço e cobertura, não só nas cidades, mas também nas zonas montanhosas.

Escolhemos a opção de acesso ilimitado à internet, por um valor de 350 000 VND. Comprámos apenas um, e sempre que necessário fazíamos partilha de dados móveis. Certifique-se que lhe dão todas as informações, inclusive o código PIN.

Se não quiser ter essa despesa, saiba que em todos os locais que prestam serviços como hotéis, restaurantes, cafés, existe Wi-Fi gratuito.

Idioma

A língua oficial no país é o vietnamita. Utilizam o alfabeto latino, mas a diferença é a formação de palavras com muitos sotaques.

Não é muito fácil percebermos o inglês deles, até porque nem todos sabem falar a língua. No entanto, os gestos são universais e conseguimos sempre desenrascar-nos!

Deixamos algumas frases/palavras básicas em vietnamita:

  • Sim = vâng / dúng / da (ya)
  • Não = không
  • Olá = Xin chào
  • Quanto custa? = Cái này giá bao nhiêu?
  • Desculpe = Xin lỗi
  • Muito obrigada = Cảm ơn ông (m) / Cảm ơn bà (f)

Cultura e Religião

No Vietname existem diferentes religiões como o Budismo, o Taoísmo, o Cristianismo, o Confucionismo, etc. No entanto, o Budismo Mahayanana é praticado por 80% da população, embora muitos não sejam praticantes.

Ao visitar os templos é muito importante respeitar as suas regras. Para entrar em todos eles é necessário:

  • Manter o silêncio.
  • Estar com os ombros e joelhos cobertos.
  • Não pode mostrar o decote nem a barriga.
  • Não pode utilizar legging e roupas transparentes.
  • É obrigatório tirar os sapatos.
  • Nunca aponte os pés para a imagem do Buda, já que é considerada a parte mais suja do corpo.
  • Não toque nos monges.

Electricidade

A rede eléctrica no Vietname tem voltagem de 220V e os pinos das tomadas são achatados ou circulares, tal como em Portugal. Nós levamos sempre um adaptador universal, mas não foi necessário utilizar.

Condições de higiene e saúde

Não existe nenhuma vacina obrigatória para viajar para o Vietname. Ainda assim, é recomendável fazer a consulta do viajante antes de ir. Leve consigo uma pequena farmácia com medicamentos, protector solar, repelente de insectos e desinfectante das mãos.

É ainda necessário termos alguns cuidados extra, por exemplo:

  • Beber apenas água engarrafada.
  • Preferir bebidas sem gelo.
  • Escovar também os dentes com água engarrafada (olha para o que eu digo e não para o que eu faço 🙄).
  • Lavar/desinfectar as mãos com frequência.
  • Nas barraquinhas de rua, analisar se o local aparenta ter condições de higiene.

As casas de banho, no geral, são limpas. Em praticamente todas as que fomos havia papel higiénico e autoclismo.

Transportes

Existem várias formas de se deslocar pelo país. A forma mais cómoda e rápida para longos trajectos é de avião, nos voos internos. Existem várias companhias que oferecem os mesmos trajectos: Vietname Airlines, Vietjet Air, AirAsia e Bamboo Airlines.
Antes de comprar a viagem de qualquer voo interno, é importante considerar se irá precisar de despachar bagagem. Isso influencia muito na hora da escolha. Às vezes o bilhete pode ser muito barato, mas o valor a pagar pela bagagem é alto. Outras companhias aéreas podem oferecer bilhetes mais caros, mas já com o despacho de malas incluído. Ainda assim, saiba que comprando com alguma antecedência, os voos internos são relativamente baratos.

Para pouparmos tempo, fizemos um voo interno de Da Nang para Ho Chi Minh City, pela Bamboo Airlines.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Se quiser economizar e tiver tempo, pode sempre ir de comboio ou autocarro. Uma excelente opção é consultar o site 12Go ou ainda o Book a Way. Aqui pode comprar os seus bilhetes (avião, autocarro, comboio, barco, etc.) de forma segura e rápida. Ah, e funciona na Ásia toda! Ajuda imenso a quem está a planear a viagem e quer deixar tudo organizado no roteiro.
Sendo um país tão grande, a maioria dos turistas faz viagens nocturnas, nos chamados Sleeper Bus ou Sleeper Train. Assim poupa tempo e dinheiro numa noite num hotel. Nós decidimos experimentar e ficámos rendidos! Fomos num comboio nocturno de Ninh Binh para Da Nang e correu lindamente!

Andar de táxi no Vietname é barato, mas cuidado com os golpes. Não se esqueça de pedir para ligarem o taxímetro (em inglês, “taximeter” ou “meter”), já que alguns motoristas preferem tentar negociar o preço da viagem. Uma alternativa aos táxis é o Grab (uma empresa tipo a Uber). Nós instalámos a aplicação no telemóvel e utilizámos algumas vezes durante a viagem. Assim, sabíamos exactamente o preço que nos iriam cobrar e não teríamos de andar a negociar.
Sendo um país que possui tantas motas, é muito recorrente a viagem de Grab ser também de mota. Tenha isso em atenção!

Trânsito

E já que mencionámos como se deslocar, vale a pena falar do trânsito no Vietname. Muito resumidamente, é CAÓTICO!

Provavelmente irá chegar ao Vietname numa grande cidade e logo aí o choque é enorme. Então, saiba de antemão que os semáforos existem, mas são meramente decorativos.
No Vietname existe praticamente uma mota para cada habitante, o que torna tudo ainda mais difícil. Até o simples acto de atravessar a rua é um verdadeiro desafio. Na dúvida, atravesse com calma, sem correr – são as motas que se desviam, não o contrário.

Também irá reparar que é praticamente impossível circular a pé nos passeios. Isto porque ora são ocupados por motas ou por barraquinhas de comércio. Portanto sim, terá de circular pela estrada!

Alojamento

No Vietname existem ofertas de alojamento para todo o tipo de gostos e carteiras. Nós reservámos tudo pelo Booking antes de ir.

Basicamente, lemos os comentários de quem já se hospedou nos hotéis e escolhemos consoante o nosso orçamento. Assim sendo:

Não temos rigorosamente nada a apontar em relação aos hotéis onde ficámos. Eram limpos, com casa de banho privativa e a um preço acessível. Apenas não recomendamos o hotel de Da Nang, pois não correspondia em nada às fotografias. Fica a recomendação!

O que comer

Visitar um país novo também é sinónimo de satisfazer as nossas papilas gustativas. E a gastronomia vietnamita, para além de ser deliciosa é extremamente variada. Os sabores, os cheiros, a apresentação dos pratos e até a forma de comer são diferentes do que conhecemos. Nós gostámos, mas ou se ama ou se odeia.

Se viajar de norte a sul do país, vai perceber a diferença dos diferentes sabores. Por norma, come-se com dois pauzinhos ou de colher e garfo (faca raramente é fornecida). A nossa sugestão é: fuja dos restaurantes e experimente os mais diversos pratos típicos sentando-se nas cadeirinhas na rua, que parecem de criança.
Está a gostar destas dicas para viajar para o Vietname? Então, continue a ler 🙂

Pho

Este é um dos pratos mais famosos do Vietname. Pho é um prato de sopa de noodles com carne de vaca ou galinha, rebentos de feijão, raspas de lima e ervas frescas, servida por todo o país. Na verdade a palavra “Pho” refere-se aos noodles de arroz, mas o prato é tão consumido que a associação com a sopa é imediata. Pessoalmente, não gostámos! Mas vale a pena experimentar, claro!

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Banh Mi

Esta é outra comida que irá encontrar em todo o lado. Trata-se de uma sandes composta por baguete estaladiça recheada de frango, carne bovina ou suína, com vegetais, molhos agridoces e outras ervas frescas. O recheio e o sabor variam de região para região, mas os melhores que experimentámos foram em Hoi An.

Goi Cuon ou Hue Sprin ou Nem Cuon

Vamos já adiantar que é delicioso! É um rolinho de crepe de arroz muito fininho, recheado com porco ou camarão e ainda ervas e vegetais. Geralmente é acompanhado de um delicioso molho de amendoim.

Bánh Bao Bánh Vạc 

Também conhecido como White Rose, é um prato exclusivo de Hoi An, no centro do país. É tão exclusivo que até hoje a mesma família abastece a maioria dos restaurantes da cidade.
Trata-se de uma massa de arroz recheada com camarão e um molho agridoce. Além de bonito, é muito saboroso!

Bún Cha

O Bún Cha são noodles de arroz bem finos (Bún) com porco grelhado (Cha). Adicionam ainda amendoins, rebentos de feijão e hortelã. É acompanhado pelo famoso molho refrescante Nuoc Cham que tem um sabor agridoce feito de caldo de peixe, sumo de lima, açúcar, alho, malaguetas e ervas.

Reserve aqui os seus hotéis no Vietname

Bánh Bao 

Trata-se de um pão, em formato de bola, recheado com carne, ovo e legumes. Sim, é daqui! 👌

Bún bò nam bô

É também considerado um prato típico vietnamita, com massa de arroz fresco, carne, brotos de feijão, amendoim, um pouco de alface, cenoura e um molho agridoce. Este prato, como a grande maioria dos pratos no Vietname, vem acompanhado de um caldo de legumes e especiarias de entrada.

Cao Lau

As noodles são servidas num prato com algum caldo, umas fatias finas de carne de porco, ervas frescas, rebentos de feijão e alguns quadradinhos de massa frita. Só irá encontrar este prato em Hoi An e é muito, muito delicioso.

Com Gá

Eis outro prato típico de Hoi An. É nada mais nada menos que arroz com frango desfiado.

Egg Coffee

Não deixe de provar o famoso Egg Coffee! Irá encontrar por todo o país e é feito com ovo, leite condensado e claro, café! Tem tanto de estranho como de delicioso. Bebemos várias vezes!

Cerveja Vietnamita

A cerveja vietnamita é considerada a mais barata do Mundo. Se é realmente a mais barata, não podemos afirmar. Mas é boa! Existem várias marcas: Saigon, Bia Saigon, Bia Ha Noi, Hanoi Beer, etc.

No Vietname é ainda comum comerem carne de cão. Não tivemos coragem de experimentar!

Non lá

Este é uma daquelas recordações que pode (e deve) trazer do Vietname!

Non lá é um chapéu com formato de cone feito de folha de palmeira e é um símbolo tradicional do povo vietnamita, sem distinção de idade, sexo ou raça. Reza a lenda que uma mulher gigante do céu protegeu a humanidade de um dilúvio de chuva usando um chapéu feito de quatro folhas redondas para os proteger.

Actualmente é usado para diversas finalidades. Seja para proteger do sol e da chuva, uma cesta para ir ao mercado ou até mesmo uma lembrança para eternizar o país. O nosso já está exposto na nossa casa! ❤

Esperamos que estas dicas para viajar para o Vietname lhe sejam úteis! Deixe nos comentários alguma dúvida ou sugestão 🙂 Boa viagem!

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *