Ronda

O que visitar em Ronda

Ronda é uma das cidades mais bonitas (e visitadas!) da Andaluzia. Localizada no sul de Espanha, é um dos famosos Pueblos Blancos (pequenas aldeias ou vilas que se caracterizam pelas suas casas brancas), possíveis de visitar nesta zona. Ronda ficou mundialmente conhecida pela sua magnífica ponte de pedra, um dos cartões-postais da Andaluzia. No entanto, esta cidade tem muito mais para oferecer. É o viver da verdadeira essência espanhola!
Não deixe de incluir esta bonita cidade numa road trip por Espanha. Acredite, não se vai arrepender! Vamos então descobrir o que visitar em Ronda?

Onde se localiza

A cidade de Ronda localiza-se no sul de Espanha, mais precisamente na província de Málaga. Além de ser uma das cidades mais turísticas da zona, faz parte dos famosos Pueblos Blancos.

Como chegar

Dependendo do ponto de partida, claro está, existem várias opções de chegar a Ronda. Se está numa cidade de Espanha, pode recorrer ao autocarro ou comboio para chegar a Ronda. Aconselhamos a verem os possíveis trajectos neste site.

Partindo de Portugal, de carro ou de avião são as formas mais práticas de chegar a Ronda. As cidades vizinhas que possuem aeroporto são Málaga ou Sevilha. Assim sendo, se pretende ir de avião, veja as opções para voar para estes locais e depois alugar um carro para o resto do percurso até Ronda.

Nós fomos de carro, desde Coimbra. São cerca de 7 horas de caminho, mas as estradas são boas, pelo que se fez muito bem!
Seja qual a opção que escolher, achamos imperativo recorrer ao carro para fazer uma road trip, pois aquela região tem zonas lindíssimas para visitar. Só assim conseguirá ter a total liberdade de tempo e deslocações.

Onde estacionar

Saiba que estacionar o carro no centro histórico de Ronda não é tarefa fácil. Além de não haver muitos lugares de estacionamento disponíveis, algumas das ruas são mesmo muito estreitas.

No entanto, Ronda conta com vários parques de estacionamento (pagos), perto do centro. Alguns exemplos são o Parking Público APK2 Plaza del Socorro, o Aparcamiento Público La Concepción ou o Parking Martínez Astein.

Veja aqui o que visitar em Sevilha

Nós encontrámos sempre estacionamento gratuito nesta zona. Ficava perto do nosso hotel e não era assim tão longe do centro histórico.

Quantos dias são necessários

Da nossa experiência, achamos que um dia para explorar Ronda é suficiente. A cidade não é muito grande e os pontos turísticos estão concentrados.

Mas se, tal como nós, tem intenção de conhecer o Caminito del Rey ou outras regiões à volta, sugerimos ficar mais tempo em Ronda.

Alojamento em Ronda

Uma vez que o nosso roteiro incluía visitar algumas zonas ali à volta, a nossa base foi a cidade de Ronda. Assim sendo, ficámos duas noite no Hotel Arunda II. Trata-se de um hotel central, limpinho e económico – tal como gostamos!

Deixamos outras sugestões de hotéis em Ronda



Booking.com

O que visitar em Ronda: Roteiro de 1 dia

Ronda é uma cidade apaixonante! É pequenina, concentrada, mas também muito arranjadinha e com pontos imperdíveis.

A primeira paragem em Ronda, foi na Igreja de la Merced. Aproveite para contemplar a sua fachada do século XVI, que guarda a relíquia da mão de Santa Teresa de Ávila. Infelizmente não conseguimos visitar o seu interior.

Mesmo ali ao lado encontra-se uma das entradas do Parque Alameda del Tajo, um dos parques mais importantes da cidade.

Além de ser bastante arborizado e com muitas sombras, há também vários espaços de lazer. Mas a parte mais bonita, para nós, são as várias varandas do parque com vistas para Serranía de Ronda. Olhem só que belezura!

Continuámos pela avenida, até chegarmos à Praça de Touros, a mais antiga e bem preservada de Espanha. Uma vez que não gostamos desta prática, não perdemos muito tempo por lá.

Veja aqui o que visitar em Sevilha

A curtos passos, entrámos por uma rua cheia de lojas e restaurantes, a apreciar o dia-a-dia de quem por ali passa. E eis que chegámos à Praça do Socorro. Esta bonita e pequena praça está rodeada de bares e restaurantes. Aproveite e faça uma pausa refrescante.

Nesta praça, além da fonte central, destacamos ainda a Iglesia del Socorro e o edifício Circulo de Artistas.

Dali seguimos então para o cartão-postal da cidade: a bonita Puente Nuevo (Ponte Nova). Esta ponte faz a ligação entre a cidade nova e a cidade velha, anteriormente separadas pelo vale de El Tajo e pelo rio Guadalevin, e levou mais de 40 anos a ser construída.

Com cerca de 100 metros de altura, impressiona qualquer um pela sua majestosidade! Seja de que ângulo for, é impossível não ficar boquiaberto com tamanha obra de arquitectura.

Ah… e por falar em ângulos, existem vários miradouros para se ter uma perspectiva diferente da ponte. Mas o nosso favorito é a vista mais de baixo e de longe, no Mirador Puente Nuevo de Ronda.
Para lá chegar, terá de ir até à Plaza de María Auxiliadora e descer até ao miradouro pela escadaria. É ou não uma bonita vista?

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Depois terá de subir tudo novamente, e aí é que são elas… Custa, não vamos negar, mas a paisagem é tão bonita que rapidamente nos esquecemos disso.

Pode ainda visitar a Igreja do Espírito Santo, que ficou concluída no século XV e foi erguida sobre uma antiga Mesquita.

Ali perto, destacamos ainda a Porta de Almocábar, uma das maiores entradas na cidade amuralhada de Ronda. Está rodeado por duas torres semicirculares para fins defensivos.

O próximo ponto de paragem deste roteiro para visitar Ronda é então a Praça Duquesa de Parcent. Esta é considerada uma das praças mais bonitas da cidade e é aqui que se encontram alguns edifícios importantes, tal como a Igreja de Santa Maria Maior e a Câmara Municipal.

Sentámo-nos num dos banquinhos da praça a relaxar e a deslumbrar aquela maravilha!

Seguimos até ao próximo ponto, para conhecer a Ponte Árabe. Completamente ofuscadas pela Ponte Nova, saiba que existem duas pontes bem mais antigas em Ronda, que garantiam a travessia do Tajo. A Ponte Árabe é provavelmente a ponte mais antiga da cidade e oferece uma vista igualmente bonita.

E como não dá duas sem três, recomendamos a visitarem a Ponte Velha, uma ponte apenas pedonal.

Pelo caminho, não deixe de admirar o Arco de Felipe V, uma das antigas entradas de Ronda.

Continuando a subir, passe pelos agradáveis Jardins de Cuenca.

Num dos seus terraços irá ter uma vista privilegiada para a Ponte Nova. Tão, mas tão bonito!

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Fechámos com chave de ouro este roteiro de um dia em Ronda. As expectativas já eram altas para conhecer esta cidade, mas ainda assim foram superadas!

Roteiro de 1 dia em Ronda: 

  • Igreja de la Merced
  • Parque Alameda del Tajo
  • Praça de Touros
  • Praça do Socorro
  • Puente Nuevo
  • Mirador Puente Nuevo de Ronda
  • Igreja do Espírito Santo
  • Porta de Almocábar
  • Praça Duquesa de Parcent
  • Ponte Árabe
  • Ponte Velha
  • Arco de Felipe V
  • Jardins de Cuenca

Onde comer/ Restaurantes

Só tivemos a oportunidade de jantar uma vez em Ronda, mas acertámos em cheio na escolha do restaurante. Super perto do nosso hotel, jantámos na Bodega San Francisco. Trata-se de um típico tasco, mas a comida era muito saborosa e os preços bem apelativos.

Aconselhamos a irem cedo, visto que a fila é sempre grande.

O que visitar nas redondezas

Se, tal como nós, quer fazer uma road trip nesta zona, deixamos algumas localidades perto de Ronda, que merecem uma visita:

  • Setenil de las Bodegas
  • Júzcar
  • Zahara de la Sierra
  • Caminito del Rey

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *