Vietname

Como fazer um cruzeiro em Halong Bay

Quem nunca viu aquelas imagens maravilhosas de Halong Bay, no Vietname, que se acuse… Este local idílico é o cartão-postal do país e agora percebemos bem o porquê. A fama é proporcional à sua beleza! Além de ser Património Mundial da UNESCO é também uma das 7 Novas Maravilhas Naturais do Mundo. Faltam-nos as palavras na hora de descrever Halong Bay. O melhor mesmo é ver com os seus próprios olhos.
A sua viagem ao Vietname nunca ficará completa sem visitar Halong Bay, acredite! E mais acrescentamos – não ficará completa sem fazer um cruzeiro naquele sítio incrível! Neste artigo vamos explicar como fazer um cruzeiro em Halong Bay, qual empresa escolher, e claro, várias dicas úteis!

O que é Halong Bay

Halong Bay é um arquipélago com cerca de 3 mil pequenas ilhas, a maioria desabitadas. São várias as ilhotas monolíticas de calcário que brotam da água, conferindo assim um local de sonho!

Halong Bay significa “baía onde o dragão desceu”. Reza a lenda que um dragão gigante, que habitava nas montanhas, decidiu descer até ao mar e que durante o seu voo foi cavando vales ao longo da costa com a sua cauda. Posteriormente esses vales foram alagados com a água do mar, deixando apenas alguns pedaços de terra à superfície.

Quando visitar Halong Bay

Na verdade, pode visitar Halong Bay em qualquer época do ano e ter uma óptima experiência. No entanto, a melhor época para visitar é entre Março e Junho ou Outubro e Novembro.

De Março a Junho, o clima permanece ensolarado, mas não é demasiado quente e a probabilidade de chover é menor. Já de Outubro a Novembro, o tempo está mais ameno e haverá mais vento, no entanto, é menos movimentada. Fora destas épocas, o tempo é mais instável, com  probabilidade de tufões e tempestades tropicais, que podem comprometer o passeio.

Como chegar a Halong Bay

Halong Bay fica a apenas 150 km de distância de Hanói, sendo assim bastante fácil fazer o passeio.

Algumas empresas de cruzeiros têm incluído este trajecto. Vão buscá-lo ao seu hotel em Hanói e deixam-no no porto. Noutras terá de pagar um custo extra.

No nosso caso, a empresa não tinha incluída essa opção. Mas não vimos isso como um problema maior. Há imensos transportes que fazem o caminho Hanói – Halong Bay (e vice-versa).

Reservámos o trajecto pela empresa Phuc Xuyen Transportation Company e correu tudo bem! À hora marcada foram buscar-nos ao nosso alojamento, em Hanói. A viagem durou cerca de 2h30/3h e deixaram-nos mesmo à porta da empresa do cruzeiro, no porto Tuân Chau. O pagamento é feito directamente ao motorista e custou 260.000 VND/pessoa. Se preferir, pode reservar também no site 12Go.

Quantos dias ficar em Halong Bay

A primeira decisão para uma visita a Halong Bay é definir quanto tempo quer ficar. Esta é uma decisão fundamental que vai influenciar o valor do cruzeiro e também a experiência em si.

Há inúmeras empresas que vendem vários pacotes (1 dia, 2 dias, 3 dias…). Na nossa opinião, não compensa ir apenas um dia. Ir e voltar no mesmo dia é muito cansativo e pouco ou nada irá usufruir. O passeio de um dia vai saber a muito pouco e além disso, um dos momentos que guardamos com mais nostalgia, foi o acordar a bordo de um cruzeiro rodeados de uma natureza ímpar. É claro que se não tiver tempo, é melhor um dia do que nada.

O cruzeiro de dois dias e uma noite é o mais requisitado pelos turistas. Irá encontrar um saudável equilíbrio entre as várias actividades e relaxar. Esta foi a nossa opção, mas não podemos negar que ficaríamos mais outra noite se tivéssemos mais tempo no Vietname.

Assim sendo, se tiver mais tempo e busca descanso, talvez a opção ideal para si será a de duas noites e três dias.

Qual empresa de cruzeiros escolher

Fazer um cruzeiro em Halong Bay será uma experiência incrível e que recomendamos mesmo! Não há melhor forma de conhecer a baía, senão recorrer a um cruzeiro. Além da navegação, os cruzeiros oferecem várias actividades, conseguindo assim uma experiência e perspectiva diferente.

Este foi o nosso primeiro cruzeiro e estávamos um pouco perdidos! Escolher o barco para fazer o cruzeiro em Halong Bay é uma tarefa muito difícil. A maior decisão recairá na escolha da companhia de cruzeiros, pois há mesmo muitas, cada uma com muitos barcos! Mas estamos cá para ajudar.
Tal como já referimos, nós optámos pelo passeio de dois dias e uma noite em Halong Bay. Fazer o tour de um dia estava fora de questão e apesar de até gostarmos de ficar mais noites, não tínhamos tempo para isso.

Desde já fique a saber que a maioria das empresas oferece praticamente o mesmo tipo de passeio: navegação pela baía, visita a grutas, passeio de kayak e aula de culinária. A alimentação está incluída em todos. Pode diferir uma pequena coisa ou outra, mas regra geral esta é a base do passeio de dois dias e uma noite.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Coisas que tem de ter atenção para escolher a empresa de cruzeiros:

  • Reservar o cruzeiro pela internet. Em Hanói há imensas empresas que vendem os cruzeiros para Halong Bay. Mas tal como dissemos, a escolha não será fácil pois são mesmo muitas. Assim sendo, recomendamos que reserve pela internet, com calma, para analisar os prós e contras de cada uma.
  • Marcar com antecedência. A maioria dos barcos são pequenos e podem esgotar facilmente, principalmente na época alta.
  • Tipo de barco e preços. Esta é talvez a questão mais relevante. Como a variedade é muita, há também opções para todo o tipo de gostos e carteiras. Há barcos mais simples até barcos de luxo. Pretende uma experiência mais confortável e luxuosa? Prefere o mais barato possível? Ou prefere um barco de qualidade, sem precisar de pagar os serviços de luxo? Isto é uma decisão muito pessoal.
  • Ler a opinião de outras pessoas. Nada melhor que saber como foi a experiência dos outros para tomarmos as nossas decisões e filtrarmos o que faz sentido ou não para nós.
  • Qual a rota do barco. Como já deu para perceber, Halong Bay é um local muito afamado. E este excesso de turismo pode levar a experiências menos positivas. Daí a rota do cruzeiro ser um factor crucial na hora da escolha (para nós foi). Escolhemos um barco que fugia da rota comum, longe da multidão. Optámos por navegar pela Lan Ha Bay, e não nos arrependemos nada!

Assim sendo, e depois de analisarmos várias companhias, a nossa escolha foi o cruzeiro do grupo Sealife. E acreditem… Foi melhor do que imaginámos!

A nossa experiência com o Sea Life Cruises

Vamos então contar-vos como foram estes dois dias maravilhosos. O programa que fizemos foi este.

Dia 1

Chegámos ao porto da empresa por volta das 11h30, onde ficámos a conhecer a simpática tripulação, todo o programa do passeio e tratámos do check-in.

Sem mais demoras, já que o nível de excitação era enorme, fomos num barco pequenino até ao Sealife Legend, o nosso cruzeiro. A equipa era maravilhosa e já estava à nossa espera com um sorriso de orelha a orelha. Foi-nos servido um chá de boas vindas, enquanto ouvíamos com atenção um resumo sobre o cruzeiro e os procedimentos de segurança.

Fomos então conhecer o nosso quarto e ficámos boquiabertos! Era ainda melhor do que as fotos que tínhamos visto.

O quarto era super espaçoso, limpo e com uma cama gigante. A tripulação sabia que nesse dia comemorávamos 15 anos de namoro e preparou-nos esta surpresa em cima da cama, tal como nos filmes. Foi um gesto muito bonito!

O nosso quarto tinha varanda privada – algo que fazíamos mesmo questão. Mas esperem até ver a casa de banho…
A casa de banho era grande, forneciam toalhas, robes e produtos de higiene. Mas estávamos preparados para tudo, menos para aquela banheira. 😮 Olhem só!

Veja aqui o que fazer em Hanói

Podíamos facilmente viver naquele quarto, mas estava na hora de nos juntarmos ao restante grupo para o almoço. Enquanto o cruzeiro Sealife Legend se dirigia para a Lan Ha Bay, desfrutámos de uma refeição maravilhosa. Além da comida ser muito saborosa, há também muita oferta (até demais). A tripulação foi muito atenciosa e explicava-nos a cada prato como era confeccionado e como se comia. Todas as refeições estão incluídas, excepto as bebidas.

A meio da tarde fomos experienciar a primeira actividade: o passeio pelas grutas Dark and Bright Cave.

Existe a possibilidade de fazer o passeio de duas formas: num barco de bamboo ou de kayak. Antes da escolha, saiba que o barco de bamboo não consegue chegar a todos os locais, por ser maior. A nossa recomendação é mesmo o passeio de kayak para deslumbrar a força da natureza do local.
Como tínhamos o material fotográfico, a tripulação ofereceu-se a ir connosco. Foi uma atitude muito querida. Apesar de termos ido separados, sentimo-nos mais confortáveis com esta decisão.

O passeio de kayak durou cerca de uma hora e foi INCRÍVEL! Realmente a mãe-natureza sabe o que faz! Passámos por grutas, baías e conseguimos até ver macacos.

Ver todas aquelas rochas enormes cobertas de vegetação que brotam do nada, a contrastar com o verde-esmeralda da água, foi um dos pontos altos do cruzeiro. A paisagem é tão bonita que até custa acreditar que seja de verdade!

Dicas para viajar para o Vietname – Aqui!

Chegara a hora de voltar ao barco. Neste espaço de tempo, cada um é livre de fazer o que quiser. Nós optámos pode dar um mergulho na baía. A água não é tão quente assim, mas estava-se bem!

Depois fomos dar uma voltinha pelo cruzeiro, para conhecer todos os cantinhos. O Sealife Legend tem 3 andares e conta com:

  • Espaço comum e área de refeições
  • Salas de estar e de leitura
  • Ginásio e spa
  • Espaço lúdico para crianças
  • Deck espaçoso com bar, jacuzzi e espreguiçadeiras

Depois de uma bela banhoca, por volta das 19h, tivemos uma divertida aula de culinária. Aprendemos a fazer Spring Rolls, muito típico da cultura vietnamita. E olhem que nem nos saímos muito mal! 😋

Seguiu-se o jantar. A esta altura já só pensávamos que íamos sair a rebolar do cruzeiro. Estava, como sempre, tudo maravilhoso!

Após o jantar, e para quem quisesse, disponibilizavam karaoke. Caso não saiba, o povo vietnamita adora karaoke. Podemos comprová-lo durante toda a nossa viagem pelo país.

A noite já ia longa, e estava na hora de mais uma actividade: tentativa de pescar à noite. Apesar de ter sido muito divertido, ninguém conseguiu pescar nada. Valeu pela experiência!

De regresso ao quarto, cansados, agradecemos por estarmos a viver tudo aquilo. Foi um dia maravilhoso, num cruzeiro excelente, rodeados de uma paisagem ímpar. Não podíamos pedir mais!

Reserve aqui os seus hotéis no Vietname

Dia 2

Dormimos tão bem, que não conseguimos acordar a tempo da primeira actividade do dia. Estava programado uma aula de Tai-chi ao nascer do sol, mas desta vez o cansaço levou a melhor.
Assim sendo, pulámos directamente da cama para um rico pequeno-almoço (que eles apelidam de “leve”). Realmente comida não faltava no cruzeiro.

Da parte da manhã fizemos um passeio até Trung Trang, uma das grutas mais impressionantes de Cat Ba. Apanhámos um barco mais pequenino e um autocarro (está tudo incluído).

A gruta calcária possui milhares de estalactites de várias formas. Anteriormente conhecida como caverna dos morcegos, a gruta foi escolhida como local de funcionamento do quartel-general naval durante a guerra americana, de 1964 a 1968. Esta visita foi muito interessante!

Já de regresso ao cruzeiro, estava na hora de arrumar todos os nossos pertences para fazer check-out. O gerente convidou-nos ainda a visitar a suite presidencial e a cabine do comandante. Que lindeza!

Enquanto regressávamos, fomos tomar um brunch na sala de refeições. Chegara então a hora de dizer adeus a esta experiência maravilhosa! Voltámos ao porto onde tínhamos embarcado no dia anterior e cada um seguiu a sua vidinha. O mais comum é regressar a Hanói, mas nós optámos por seguir logo para o nosso próximo destino no Vietname, que seria Tam Coc.

Foi tudo melhor do que imaginámos! Ficou a promessa de voltar àquela que foi uma das melhores paisagens onde já estivemos. ❤ Sem dúvida que a escolha do cruzeiro Sealife Legend ajudou e muito nesta experiência tão bonita. Vale a pena reservar nesta empresa? Sem dúvida!

Prós e contras do Sea Life Cruise

Prós:

  • Todas as refeições incluídas (excepto bebidas).
  • Wi-fi gratuito.
  • Kayak e todas as actividades incluídas.
  • Quartos grandes, limpos e bonitos. Todos possuem varanda.
  • Tripulação muito simpática e prestativa.
  • Rota alternativa, longe das multidões.

Contras: 

  • O transporte de Hanói e vice-versa não está incluído.
  • Para alguns pode não ser um contra, mas achámos demasiada comida. As refeições eram deliciosas, mas em muita quantidade.

O que levar na mala

Aquando a preparação da mala, não se esqueça de incluir chinelos, fato de banho, roupa confortável, protector solar e ainda um casaco. As noites em Halong Bay podem ser muito frias.

Vale a pena fazer um cruzeiro em Halong Bay?

A nossa resposta é: SIM! Apesar de ser um local (demasiado) turístico, vale muito a pena! As paisagens são de cortar a respiração a qualquer um. E acordar a bordo de um cruzeiro, rodeado de uma natureza como aquela, não tem descrição possível.

A nossa recomendação maior é: escolham bem a empresa de cruzeiros para que tenham uma experiência tão bonita como nós, em Halong Bay.

Esperamos que este artigo de como fazer um cruzeiro em Halong Bay o tenha ajudado. Deixe nos comentários como foi o seu passeio!

O Viver o Mundo fez o passeio no Sealife Cruise, a convite do mesmo. O artigo transmite apenas a opinião pessoal dos autores.

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

6 thoughts on “Como fazer um cruzeiro em Halong Bay”

  1. Olá! 🙂 Adoro o vosso blog e leio todas as vossas dicas. A que horas fizeram o check in e check out do cruzeiro? Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *