Jordânia

O que fazer em Amã

Quem pensa em viajar para a Jordânia, por norma, está interessado em conhecer a lindíssima Petra, o Mar Morto e o Wadi Rum, que são os locais icónicos do país. Amã não é, de todo, a maior atração do país. No entanto, já que está por terras jordanianas, porque não visitar a sua capital? Um dia é suficiente para conhecer os pontos principais e foi uma agradável surpresa! Vamos então saber o que fazer em Amã?

Como chegar a Amã

Por norma, Amã é a porta de entrada na Jordânia. A cidade dispõe de um aeroporto internacional, o Queen Alia International que recebe milhares de turistas ao ano.

Foi precisamente o nosso caso, que aterrámos e regressámos a Portugal por Amã. Nós decidimos alugar carro para percorrer o país de lés a lés e foi a melhor decisão. Alugámos o carro numa empresa local, a Rent A Reliable Car, e correu tudo super bem. Foram entregar-nos o carro ao Aeroporto de Amã, no dia combinado, e devolvemos no mesmo local.

Como se locomover na cidade

Os pontos turísticos da cidade localizam-se todos muito próximos uns dos outros. Assim sendo, deixámos o carro estacionado à porta do nosso hotel e percorremos a cidade a pé. No entanto, deve estar preparado para as escadarias e colinas, uma vez que a cidade tem bastantes subidas.

Saiba ainda que também pode recorrer ao táxi ou Uber, que ambos funcionam bem no centro de Amã.

Onde dormir em Amã

Visto que a sua estadia na cidade provavelmente será curta, aconselhamos a ficar próximo do centro. Assim consegue conhecer grande parte dos pontos de interesse a pé, até porque o trânsito no centro é caótico.

Nós ficámos alojados no Gallery Guest House. Este foi, de longe, o melhor hotel em que ficámos na Jordânia. Super limpinho, espaçoso e muito perto do centro. Tinha pequeno-almoço incluído e a cama também era muito confortável. Recomendamos!

Outras opções de alojamento em Amã:



Booking.com

Onde comer

Não é difícil fazer refeições deliciosas e baratas na cidade, basta procurar nos sítios certos. Relembramos ainda que alguns restaurantes não aceitam cartão multibanco, pelo que deve ter algum dinheiro consigo.

Deixamos então alguns restaurantes bons em Amã:

  • Hashem Restaurant. É um lugar antigo, tradicional e barato. Prove o hummus com falafel, que é maravilhoso.
  • Abuzaghleh. Bastante frequentado por locais e serve refeições típicas e deliciosas. Sabemos que come-se bem quando entramos e vemos apenas pessoas locais.
  • Habibah. É uma pastelaria famosa pelo Knafeh.
  • Shawarma Oglu. Serve shawarma que são uma verdadeira tentação.

O que fazer Amã

Muitos viajantes não visitam a capital por falta de tempo ou de interesse. Na nossa opinião não é o ex-libris da Jordânia, nem pouco que se pareça, mas até tivemos uma agradável surpresa!

Como o nosso voo de regresso era apenas às 23 horas, tínhamos o dia inteiro para conhecer a capital.

Assim sendo, começámos o dia na Rainbow Street, uma das ruas mais coloridas de Amã. Aqui existem vários restaurantes, cafés e lojas bem bonitinhas.

Esta área da capital é muito moderna e totalmente ocidentalizada, e conta com um ambiente mais cosmopolita.

De seguida, fomos até ao centro da cidade, onde se localiza a Mesquita Al-Husseini. Em passos curtos, assistimos ao dia-a-dia dos locais no mercado e nos bazares. É um dos nossos passatempos preferidos! Estes mercados, cheios de vida, têm tanto de caótico como de fascinante.

Sugerimos ainda que experimentem alguns produtos locais e que se percam pelas ruas do mercado.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Andando mais um pouco, chegámos ao Teatro Romano, cuja entrada está incluída no Jordan Pass. Quando Amã ainda era conhecida como Filadélfia, como toda a cidade romana que se preze, tinha o seu próprio teatro. A sua capacidade e decoração mostram-nos o quão importante deve ter sido naquela época.  Aconselhamos a subir até aos degraus  mais altos que tem uma vista imperdível!

Ainda no mesmo espaço, em lados opostos, podemos visitar o The Folklore Museum e o Jordan Museum of Popular Traditions. Apesar de serem pequeninos, ambos são muito interessantes e dá para conhecer um pouco mais sobre a história do país.

E agora prepare o pulmão, porque tem uma grande escadaria para enfrentar! 😂Está na hora de conhecer a Cidadela de Amã.

A cidadela é considerada um dos lugares mais antigos continuamente habitados, possuindo uma longa história de ocupação por grandes civilizações ao longo da História. Aqui é possível observar as ruínas de um templo romano dedicado a Hércules, os restos de um palácio omíada do século VIII que preserva a sua cúpula azul restaurada, uma antiga cisterna de água e uma igreja bizantina.

Veja aqui como visitar o Mar Morto

Além disso, aconselhamos a visitar também o Museu Arqueológico da Jordânia, que é muito interessante. Conta com algumas peças de grande importância para a história do país.

E se visitar a Cidadela já é um programa bem agradável, tem mesmo de se deslumbrar com as vistas para Amã, uma cidade que se ergue sobre 7 colinas. Que maravilha!

Nós não visitámos, porque era o nosso último dia no país e já estávamos mesmo muito cansados (afinal foram dez dias sem parar), mas recomendamos a visita à Mesquita do Rei Abdallah I, que tem uma impressionante cúpula azul.

Terminámos então o dia a fazer algumas compras na rua perto do nosso hotel – que é uma verdadeira tentação! Ali encontra de tudo, incluindo bons e baratos restaurantes.

Marque aqui os seus hotéis na Jordânia

Se tiver mais dias disponíveis na cidade, recomendamos a fazer uma day trip a Jerash. Foi isso mesmo que fizemos e gostámos muito da visita!

Jerash é uma das cidades romanas mais bem preservadas do Mundo. Com cerca de 1,5 km de extensão, encontram-se ali ruínas intactas do que outrora foi uma grande cidade romana. Quando chega ao Centro de Visitantes, basta mostrar o Jordan Pass que permite entrada directa em Jerash.

Agora que já sabe o que fazer em Amã, divirta-se! 🙂

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *