Jordânia

Como visitar Petra: tudo o que precisa de saber

Petra… um sonho de qualquer viajante! Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, Petra é um dos locais que qualquer pessoa deveria ir pelo menos uma vez na vida! Na verdade, é a razão principal pela qual muitos viajam até à Jordânia. Petra impressiona, ponto. E não, não é daqueles lugares que quando saímos de lá achamos que fomos enganados por tudo o que já vimos. Não! Petra entrega o que promete!
Palco de vários filmes e documentários, desenganem-se se acham que Petra é apenas o “Tesouro”. Há toda uma imensidão para descobrir. Sabia que Petra é um complexo enorme? Sabia que habitam lá pessoas? Vamos então saber como visitar Petra e o que fazer lá! Leiam até ao final e anotem todas as dicas (vão precisar).

História de Petra

Antes de visitar Petra, convém saber um pouco da sua história. Não se trata apenas da sua beleza, mas também da história que carrega. E, sem dúvida, que o melhor local para entender tudo sobre este grandioso local é no Museu de Petra. Este museu localiza-se mesmo ao lado da entrada do complexo e é completamente gratuito. Não há desculpas. Nós visitámos no dia anterior, e fez toda a diferença nos dias em que visitámos Petra.

Mas, muito resumidamente, a história de Petra remota há muitos anos quando foi colonizada pelos nabateus, o povo que implementou as construções em arenito. No meio das rochas, este povo construiu as suas casas, templos, teatros e túmulos. Ainda não se sabe ao certo como o faziam, visto que não havia recursos como os de hoje, mas os historiadores acreditam que os edifícios nas rochas foram escavados de cima para baixo.
Petra fazia parte de uma rota comercial na qual circulavam mercadorias valiosas, e sua importância foi tal que chegou a albergar mais de 30.000 pessoas.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Anos mais tarde, passou a fazer parte do Império Romano, e depois do Bizantino, sendo severamente destruída por um grande terramoto, ficando ao abandono.

Em 1812, o explorador suíço Jean Louis Burckhardt redescobriu Petra, sendo actualmente um dos lugares mais visitados do Mundo.

Quando visitar

Petra é um local que pode ser facilmente visitado todo o ano. No entanto, há alturas mais apetecíveis, claro.
Pela nossa experiência, achamos que a altura ideal é a Primavera (Abril e Maio) e o Outono (Setembro, Outubro e Novembro).  As temperaturas nestes meses são mais amenas. No Verão a temperatura é muito alta, tornando a visita penosa. Ah, e praticamente não há sombras no complexo. Já visitar Petra no Inverno pode não ser muito interessante, porque há alguns relatos de evacuação devido a chuvas intensas e muito frio.

Reserve aqui os seus tours na Jordânia

Nós visitámos no início de Novembro e esteve sempre um tempo incrível. Não estava calor em demasia e deu para visitar tudo com calma.

Localização e Como chegar

É importante saber que Petra não é uma aldeia ou uma vila. Devido à sua fama, é recorrente as pessoas acharem que o nome da cidade é Petra, mas não é assim. Assim sendo, o sítio arqueológico de Petra localiza-se numa cidade a Oeste do país chamada Wadi Musa. Achamos importante saber disto, porque quando estiver a reservar o alojamento e a planear o roteiro, fará diferença.

Sendo um local tão afamado, é relativamente fácil chegar a Petra, contando com várias opções: carro alugado, autocarro ou em excursões. Claro está que irá depender do seu roteiro e da cidade de onde vem. A título de exemplo, Petra fica a três horas de carro de Amã, a capital da Jordânia, e a duas horas de Aqaba, uma cidade junto ao Mar Vermelho.

Nós alugámos carro, sendo esta a opção que achamos mais conveniente para conhecer o país. As estradas são boas, no geral, e temos total liberdade de horários.
No entanto, se pretende ir de autocarro, aconselhamos a ver as opções na empresa JETT.
Existem ainda a opção de ir em tour, com tudo organizado. Se for o mais conveniente para si, recomendamos este.

Onde dormir

Existem várias opções de alojamento em Wadi Musa e arredores, para todos os gostos e carteiras.

Para quem quiser ficar bem pertinho da entrada de Petra, o Mövenpick Resort ou o Marriot são as opções mais viáveis, no entanto um pouco mais caras.

Claro está, que quanto mais afastado de Petra, mais barato ficará o hotel. Como nós tínhamos alugado carro e sabíamos que existia um grande parque de estacionamento no local, optámos por ficar mais afastados do centro e assim poupar no alojamento. Ficámos três noites no Paradise Tree, uma casa familiar bem modesta, mas muito limpinha.

Deixamos aqui várias opções de alojamento, é só escolher a opção mais conveniente para si:



Booking.com

Quantos dias são necessários

Quando se planeia uma viagem a Petra, provavelmente nem se equaciona isto. Até porque muitas pessoas não o sabem, mas Petra é um complexo GIGANTE. E ainda assim, acredita-se que os arqueólogos descobriram apenas 15% da antiga Petra. A grande maioria ainda está coberta de areia e intocada.

Assim sendo, visitar Petra em apenas um dia é uma corrida contra o tempo. No entanto, se a sua intenção é visitar o Tesouro, a parte central e o Mosteiro, um dia é suficiente.

Mas visto que é uma área tão grande, há vários trilhos para fazer, pelo que recomendamos então dois dias de visita. Na verdade foi mesmo isso que fizemos, e achamos que é o tempo ideal para conhecer com calma e fazer pequenos trilhos. Ainda assim, saiba que ainda existe o bilhete de três dias, para quem não quer perder pitada.

Resumidamente: nós ficámos três dias em Wadi Musa. Um dos dias visitámos a Little Petra, o Castelo de Shobak, o Museu de Petra e o centrinho da vila. Os outros dois dias foram dedicados exclusivamente a Petra.

Como comprar bilhetes

Existem duas formas de comprar o bilhete de entrada em Petra: no próprio local (no Centro de Visitantes) ou adquirir online.

Nós comprámos previamente o Jordan Pass, um passe que inclui os custos do visto turístico e dá acesso às principais atracções do país, incluindo a entrada em Petra. Fizemos as contas e compensa largamente adquirir este passe.

O preço varia consoante o número de dias que pretendem visitar Petra. Assim sendo, podem comprar o Jordan Pass de 1, 2 ou 3 dias directamente neste site.

Na entrada basta apresentarem o Jordan Pass, que é convertido num bilhete, bem como o passaporte.

Onde comer / Restaurantes

Saiba que dentro de Petra existem alguns cafézinhos e restaurantes, pelo que falta de comida não será um problema. No entanto, os preços são obviamente inflacionados e nem sempre a qualidade é boa.

Nós levámos sempre um piquenique e muita água, que comprámos em supermercados. Mas descobrimos que alguns restaurantes em Wadi Musa preparam uma “Lunch Box”, que incluía sandes, fruta, sumos, água e afins. Esta é também uma excelente forma de poupar algum dinheiro!

Em Wadi Musa também há vários restaurantes, para todas as carteiras. Nós recomendamos o Mr. Falafel ou o Time Out, que têm refeições muito saborosas e baratas.

O que visitar em Petra

Antes de saber como visitar Petra, é importante relembrar que tem de apresentar o Jordan Pass à entrada do Centro de Visitantes para converter no bilhete, bem como o passaporte. Aproveite e leve um folheto informativo onde constam os principais pontos turísticos e um mapa que ajuda imenso.
Lembra-se de termos dito que Petra era gigante? Pois bem, então vá preparado para andar muito. Só para terem uma ideia: da entrada até ao Tesouro terá de percorrer 3km. Existem uns pequenos veículos que o podem levar nesta parte do trajecto (até ao Tesouro) mediante um custo. No entanto, a partir daí terá de ser mesmo a caminhar.

1º Dia

O objectivo neste primeiro dia em Petra era visitar o Tesouro antes da multidão. Como tal, entrámos no sítio arqueológico às 6h da manhã (e já havia alguma fila).

Túmulo do obelisco

O túmulo do obelisco é o primeiro templo que surge na caminhada até ao Tesouro. Não há como enganar!

Siq

Continuando a caminhada, terá de atravessar um dos lugares mais bonitos do complexo. O Siq é um estreito e sinuoso desfiladeiro, resultado da erosão natural da montanha e conta com 1km de extensão.

Não deixe de reparar nos canais esculpidos na pedra. Foram construídos para levar a água até à cidade. Além das construções nas rochas, os nabateus também eram peritos no sistema de canalização e distribuição da água. É impressionante!

A caminhada só por si é linda e imponente! A cada curva o coração acelera, à espera de quando iremos ver o Tesouro.

Veja aqui o nosso roteiro de 10 dias pela Jordânia

El Khazneh: o Tesouro

E eis que finalmente damos de caras com o Tesouro. “Belisquem-nos. Estamos mesmo aqui”. Durante alguns minutos ficámos boquiabertos a contemplar tamanha maravilha!

Este é, sem sombra de dúvida, o local mais famoso de Petra. O Tesouro é um grandioso monumento, que conta com quase 40 metros de altura e é inteiramente esculpido na pedra. Reza a lenda que neste local um faraó terá  escondido um tesouro, daí o seu nome. No entanto, ainda ninguém conseguiu provar. Além disso, ainda não se conhece a sua função original.

As cores da rocha mudam ao longo do dia consoante a exposição solar, e por terem um tom rosado Petra também é conhecida como “Cidade Rosa”.

Ad Deir: o Mosteiro

Depois de conhecer o Tesouro pode completar o Main Trail, que é o roteiro principal de Petra e também o mais fácil.

Dica: Nós decidimos prosseguir logo com a subida até o Mosteiro, uma vez que ainda era cedo e não queríamos fazer a subida debaixo de calor intenso. Como tal, passámos pela avenida central, sem parar, e no regresso visitámos com mais calma.

Assim sendo, chegámos à escadaria no meio das rochas, onde se inicia a subida até ao Mosteiro. Para lá chegar terá de enfrentar mais de 800 (penosos) degraus. Ao longo do trajecto, há vários cafés e lojas, onde pode descansar caso as pernas lhe falhem. Não é fácil, não o vamos negar. A subida até ao Mosteiro coloca-nos à prova. Se compensa? Sem dúvida! É um dos lugares mais bonitos de Petra, para nós.

Veja aqui todas as dicas para visitar a Jordânia

Deixamos um apelo! Muitos turistas sobem a escadaria montados num burro. Por favor, não compactuem com a exploração animal. Os pobres animais são maltratados e pensem… Se nos custa tanto subir, imaginem àquele ser que ainda tem de carregar com o vosso peso! É de partir o coração. Vale a pena pensar nisto!

O Mosteiro é o monumento maior de Petra e conta com 47m de largura e 48m de altura. É de deixar qualquer um boquiaberto! No interior existem bancos em ambos os lados e um altar no centro. Tal como o nome indica, era utilizado como local de reuniões de ordens religiosas.

O local é fotogénico de qualquer canto. Não deixe de tirar uma fotografia na pequena gruta que existe mesmo em frente ao Mosteiro. Existem ainda vários miradouros, sendo os mais conhecidos o “The Best View of the World” ou o “End of the World Coffee” que oferecem vistas deslumbrantes!

Está então na hora de regressar, basta fazer o caminho inverso. Ah, e provavelmente à pouco não tinha fôlego para isso, mas agora repare na vista lindíssima! A descer todos os santos ajudam, certo?

Qasr Al-Bint

Chegou à base da escadaria. Então, agora recomendamos contemplar os monumentos que se encontram na zona central, pela qual já passou para ir do Tesouro ao Mosteiro.

O primeiro é o Qasr-Al-Bint que foi o templo mais importante da cidade, mas actualmente encontra-se muito deteriorado.

Grande Templo

O Grande Templo é o maior complexo arqueológico de Petra. Explore as salas, colunas e as áreas sagradas deste monumento nabateu do século I a.C.

Ao observar com atenção, irá conseguir ver alguns detalhes impressionantes.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Rua das Colunas

A Rua das Colunas localiza-se bem no centro da cidade, e era uma das ruas principais de área comercial, deixando de lado as colunas que ainda existem.

Anfiteatro

Este anfiteatro foi esculpido inteiramente na encosta da montanha e pode acomodar cerca de 4000 pessoas. Pode ver o anfiteatro mais de perto, no entanto, existe uma área mais elevada em frente, onde consegue apreciar no seu esplendor. Fomos lá no dia seguinte.

Rua das Fachadas

Apesar de ser um ponto mais discreto de Petra, vale a pena dedicar algum tempo a apreciar a Rua das Fachadas.  Conta com cerca de 40 túmulos escavado na pedra.

Demos assim por terminado o dia em Petra. Estávamos cansados, mas de coração cheio por pisar um lugar com tanta história!

2º Dia

Lembram-se quando dissemos que Petra era enorme, certo? Pois bem, então no dia seguinte lá fomos nós em busca de mais aventuras.

Veja aqui como visitar o Mar Morto

Túmulos Reais

Esta foi a primeira paragem do dia. No centro de Petra, depois de passar novamente pelo Tesouro, suba pelo lado direito até aos túmulos reais. Estas grandes fachadas esculpidas na rocha são nada mais nada menos que vários túmulos lado a lado.

Não deixe ainda de deslumbrar o Monumento do Palácio, que tem uma impressionante fachada. Acredita-se que seria utilizado como salão de banquetes ou para cerimónias fúnebres.

É desta zona que conseguem a tal perspectiva de cima para o anfiteatro.

Trilho Altar dos Sacrifícios (High Place of Sacrifice Trail)

Existem 8 trilhos para fazer em Petra, com vários níveis de dificuldade. Nós decidimos dedicar a maior parte do tempo deste segundo dia em Petra ao trilho do Altar dos Sacríficos, considerado de dificuldade difícil. Tal como esperávamos custou-nos muito, mas a vista lá de cima é deslumbrante e a caminhada linda!

O trilho inicia-se por trás do Qasr Al-Bint e na nossa opinião poderia estar melhor sinalizado. Chegámos finalmente ao ponto mais alto de Petra, de onde se tem uma vista arrebatadora. No entanto, não se sabe ao certo que tipo de sacrifícios eram realizados ali, se de seres humanos ou de animais.

No regresso, não faça o caminho inverso. Existe uma escadaria que o leva rapidamente até ao Tesouro.

Veja aqui como visitar o Wadi Rum

Miradouro para o Tesouro

Sabem aquelas fotografias instagramáveis do Tesouro visto de cima? Obviamente que também queríamos uma!
Ora, então fique a saber que existe duas formas de ter esta perspectiva do Tesouro: gratuita, através de um trilho que demora cerca de duas horas, ou a pagar que leva cinco minutos.

Devemos confessar que não era esta a decisão inicial, mas a verdade é que estávamos muito cansados e as pernas já suplicavam por socorro. Então, subimos pela maneira mais rápida. Nem é preciso procurar pela subida, porque em frente ao Tesouro vai ser abordado 500 vezes para o levarem ao miradouro. Inicialmente pediram-nos 150 JOD para subir, mas conseguimos negociar para 5 JOD pelos dois. É mesmo bonito ver o Tesouro de cima, fica a dica!

Estava na hora de ir descansar para o hotel porque… voltávamos a Petra à noite!

Petra by night: vale a pena?

Sabia que é possível visitar Petra à noite? É mesmo verdade! O evento Petra by Night realiza-se três vezes por semana, às segundas, quartas e quintas-feiras. Portanto, se quer assistir ao evento, programe o seu roteiro de forma a estar em Petra nestes dias.

O Petra by Night inicia-se às 20h30 e não está incluído no Jordan Pass. Assim sendo, comprámos um bilhete à parte no Centro de Visitantes, que custa 17 JOD.

O caminho é todo iluminado por velas, desde o Centro de Visitantes até ao Tesouro. Aí, sentamo-nos em cadeiras ou no chão e oferecem-nos chá, enquanto assistimos ao espectáculo. O evento conta com dois momentos musicais e outro com um senhor a contar histórias. Mas a parte mais bonita é quando as luzes no Tesouro acendem! O espectáculo dura cerca de uma hora, ou talvez nem tanto!

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Provavelmente vão ver muitos relatos de pessoas que dizem que não vale a pena assistir ao Petra by Night. Cá vai a nossa opinião: achamos o bilhete caro para a duração e tipo de espectáculo. Este local merecia muito mais. No entanto, não deixa de ser bonito visitar Petra à noite e ver o Tesouro iluminado. Para ajudar na sua decisão, pode ver alguns vídeos nos destaques do nosso instagram.

Dicas para visitar Petra

  • Utilize sapatos e roupa confortáveis, pois vai andar muito;
  • Leve água e comida. Pode pedir ao seu hotel ou em algum restaurante que lhe preparem uma merenda (lunch box);
  • Leve um chapéu para se proteger do sol. Não existem muitas sombras;
  • Recolha um folheto informativo no Centro de Visitantes;
  • Existem várias casa de banho, gratuitas, espalhadas em Petra.
Marque aqui os seus hotéis na Jordânia

Agora que já sabe tudinho sobre como visitar Petra, usufrua e aproveite este local tão icónico e cheio de história! Depois, conte-nos como foi a sua visita a Petra nos comentários. 🙂

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *