Vietname

O que visitar em Hoi An

Procura locais mais calmos e longe da habitual confusão das grandes cidades do Vietname? Então, tem mesmo de conhecer Hoi An! É o local ideal para desacelerar e relaxar.
Se tivéssemos de descrever Hoi An numa só palavra seria: fofura! É verdade… Esta cidade localizada no centro do Vietname é mesmo muito querida e pitoresca! O centro histórico é cheio de vida e bem preservado, com tradições seculares. Mas é à noite que a cidade fica ainda mais bonita – sim, é possível! As lanternas acendem, conferindo assim ainda mais peculiaridade ao local. Só indo (e sentindo) consegue perceber a verdadeira essência da cidade. Hoi An é cada vez mais visitada e turística, mas nunca perdeu a sua verdadeira essência. Até é apelidada de “a cidade mais bonita do Vietname”. Daí aconselharmos (mesmo) a inclui-la no seu roteiro pelo Vietname. Despertámos o bichinho? Então vamos lá mostrar o porquê da cidade ser tão especial e o que visitar em Hoi An, para ajudá-lo a montar o seu roteiro.

Como chegar a Hoi An

Hoi An é uma cidadezinha localizada no centro do Vietname. Existem várias formas de chegar até lá…

A maneira mais económica é viajar de autocarro ou comboio. Pode comprar aqui.
Saiba ainda que a cerca de 40 km de Hoi An localiza-se uma cidade chamada Da Nang, que possui aeroporto. Para viagens mais longas, vindas por exemplo de Hanói ou Ho Chi Minh, esta é a opção mais rápida. De Da Nang a Hoi An, pode ir de autocarro nº 1, conhecido como ‘o autocarro amarelo’.  O seu horário é das 5h30 às 18h e partem a cada 30 minutos, sensivelmente. Esta viagem tem um custo de 30 000 VND e paga directamente ao motorista (convém ter o dinheiro certinho).

Esta seria a nossa opção, pois já estávamos em Da Nang. No entanto, só estávamos prontos depois das 18h e não conseguíamos apanhar o autocarro a tempo.
Assim sendo, e como era uma distância curta, apanhámos um Grab. A viagem custou 372 000 VND e durou cerca de uma hora.

Quantos dias ficar

Hoi An é uma cidade muito pequenina, sendo que a melhor forma de se deslocar é a pé. Nós ficámos dois dias na cidade e conseguimos fazer tudo, como planeado. Mas a verdade é que nos apetecia ficar um pouco mais. É daqueles locais que por mais tempo que fiquemos, nunca temos vontade de ir embora. Mas, sendo um pouco mais práticos, diríamos que entre dois a três dias é o ideal.

Onde ficar

No total ficámos duas noites no TNT Villa Hoi An e foi uma experiência realmente prazerosa. Vai notar isso logo no momento do check-in. As funcionárias esforçam-se para dar as melhores informações sobre Hoi An aos turistas, inclusive até assinalam nos mapas onde ir. Durante a nossa estadia foram sempre muito queridas. Ah, e tratavam toda a gente pelos nomes. Faziam questão de saber como tinha corrido o nosso dia, tratando-nos pelos nossos nomes. Hoje em dia, isto é de louvar! Veja aqui como foi a nossa experiência.

Onde e o que comer em Hoi An

Existem várias opções de restaurantes, para todas as carteiras. No geral, em todo o lado a comida era genuinamente saborosa. Nota-se que os produtos são frescos e de qualidade.

Um dos pratos típicos desta região do país é o Cao LauAs noodles são servidas num prato com algum caldo, umas fatias finas de carne de porco, ervas frescas, rebentos de feijão e alguns quadradinhos de massa frita. É muito bom!

Temos ainda o Com Gá que é nada mais nada menos que arroz com frango desfiado.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Sugerimos ainda que prove o Bánh Bao Bánh Vạc, também conhecido como White Rose. É um prato exclusivo de Hoi An e até hoje é a mesma família que abastece a maioria dos restaurantes da cidade.
Trata-se de uma massa de arroz recheada com camarão e um molho agridoce. Além de bonito, é muito saboroso!

Os restaurantes que recomendamos em Hoi An são:

  • Quán Cao Lầu Thanh
  • White Rose Restaurant
  • Phi banh mi
  • Banh Mi Phuong

O que visitar em Hoi An

Como já referimos, ficámos dois dias nesta região. Conseguimos cumprir o nosso roteiro, nas calmas. Além de sugerirmos o que visitar em Hoi An, vamos mostrar-vos também os preços das atracções e onde comer. No final vai perceber porque tem mesmo de adicionar Hoi An ao seu roteiro pelo Vietname.

Existem duas coisas que caracterizam a cidade, que é impossível não reparar: as lanternas e as lojas de alfaiates. A cidade está repleta de lanternas, principalmente no bairro histórico e nas lojinhas. Esta tradição já vem de há vários anos, quando os japoneses as acendiam e ao longo dos anos a tradição manteve-se. Este pequeno detalhe ainda traz mais beleza à cidade.

Hoi An também é conhecida pelas alfaiatarias sob medida. As roupas são de qualidade e as mais baratas de toda a Ásia. Há pessoas que vão lá de propósito para fazer fatos à medida.

Dia 1 em Hoi An

Tínhamos chegado já tarde a Hoi An, vindos de Da Nang. Assim sendo não vimos praticamente nada. Saímos apenas para jantar e provar o famoso Cao Lau, que é delicioso. Aproveitámos e fomos descansar para acordar bem cedinho no dia seguinte!

Acordámos com os primeiros raios de sol do dia e depois de um belo pequeno-almoço no TNT Villa Hoi An, partimos à descoberta. Como já referimos, a melhor maneira de explorar a cidade é a pé, já que a maioria das atracções turísticas fica no centrinho histórico, que é apenas pedonal e para bicicletas.



Booking.com

A primeira paragem do dia foi na Porta do Templo Ba Mu (Cổng chùa Bà Mụ). Este belo portão, dominado por um lago cheio de nenúfares, tornou-se num dos lugares mais fotografados de Hoi An. É mesmo muito lindo!

Daí seguimos pelas casinhas amarelas do centro histórico até chegar a um dos cartões-postais da cidade. Falamos, claro, da Ponte Coberta Japonesa (Japanese Covered Bridge).
Esta ponte de pedra e madeira foi construída por comerciantes japoneses no final do século XVI para ligar a Japantown à Chinatown da cidade, afim de facilitar o comércio.

Ao atravessar a ponte, repare nas esculturas de animais ali presentes. Numa das extremidades está um cão e na outra um macaco. Segundo consta, a construção foi iniciada no ano do cão e concluída no ano do macaco. Ah, e repare que a imagem da ponte aparece nas notas de 20 000 VND, tornando-se um símbolo do turismo vietnamita.

Dicas para viajar para o Vietname – Aqui!

Dica muito importante: Existem várias atracções pagas em Hoi An. Para facilitar, pode comprar um bilhete que permite a entrada em 5 dos 22 monumentos para ver na cidade. Se quiser visitar mais de cinco, terá de comprar bilhetes adicionais. Pode usá-lo em vários dias e tem um custo de 120 000 VND/pessoa (valores de 2022). Nós comprámos os nossos bilhetes no Posto de Turismo, mesmo ao lado da Ponte Japonesa.

Avisamos desde já que não é uma tarefa simples escolher quais os locais a visitar. Para facilitar, pode consultar aqui a lista dos monumentos incluídos nesse bilhete. Depois, é só escolher os que mais se adequam ao seu tipo de viagem e aos seus gostos.
Nós optámos por utilizar o nosso bilhete nos seguintes locais:

  • Canton Assembly Hall (Quang Trieu Assembly Hall)
  • Casa Tan Ky
  • Assembly Hall of Fujian Chinese (Hoi Quan Phuoc Kien)
  • Hainan Assembly Hall
  • Hoi An Traditional Art Performance House

Assim sendo, o primeiro bilhete foi gasto no Quang Trieu Assembly Hall, um dos edifícios mais bonito de Hoi An. As Assembly halls por fora parecem templos budistas chineses, no entanto são grandes complexos onde a população chinesa se reunia antigamente.

Esta abriga estátuas coloridas de dragões e um altar dedicado a Quan Cong, um respeitado general do período dos Três Reinos. Adorámos esta visita. É um local lindo!

O que fazer em Da Nang

Apesar de ainda ser cedo, já se fazia sentir o calor. Assim sendo, encontrámos na rua o Mot Hoi An, onde provámos uma bebida refrescante de erva-limão. Anotem este local, pois é maravilhoso!

Seguimos então até à Casa Tan Ky, onde gastámos o segundo bilhete. Esta é uma das Old Houses que pode visitar na cidade. Hoi An tem casas muito antigas, construídas pelos comerciantes há alguns séculos. Actualmente, ainda existem descendentes que ali vivem, no entanto algumas estão disponíveis para visita.

A Casa antiga Tan Ky é uma das mais antigas, contando com mais de 200 anos. Pertenceu à família do Sr. Le, um comerciante chinês. A casa é toda feita de madeira, não tem janelas e tem dois pisos.
Tal como a maioria das casas em Hoi An, também a Casa Tan Ky é alongada. Tem uma entrada dupla pela rua Nguyen Thai Hoc e pelo rio. Assim, a parte da frente era destinada à realização dos negócios e a outra entrada era onde a mercadoria saía para ser transportada. É uma visita muito interessante!

Seguimos até à Assembleia Chinesa Hoa Van, uma das mais antigas da cidade. Não é muito turística e nem sequer aparece nos folhetos do turismo de Hoi An. Quando a visitámos não estava lá ninguém (daí termos gostado tanto). Ah, e a entrada é gratuita!

Vale a pena a visita só pelas cores e detalhes: paredes azuis, janelas verdes e portas vermelhas. Um verdadeiro jogo de cores, com detalhes dourados!

Reserve aqui os seus hotéis no Vietname

A próxima paragem foi no Assembly Hall of Fujian Chinese (Hoi Quan Phuoc Kien), onde gastámos o terceiro bilhete.

Toda ornamentada em rosa, vermelho e dourado, é um dos principais exemplos da influência chinesa na cidade. A sua arquitectura única e profunda fazem do local um dos mais visitados da cidade. Além do portão ser lindíssimo, também o jardim deve ser apreciado com calma.

Saiba ainda que é dedicada a Thien Hau, a deusa do mar e protectora dos marinheiros.

Já estávamos a precisar de reforços e fomos almoçar! 🤭 O local escolhido foi o Banh Mi Phuong. O Banh Mi é consumido em todo o Vietname e trata-se de uma sandes composta por baguete estaladiça recheada de frango, carne bovina ou suína, com vegetais, molhos agridoces e outras ervas frescas.
Segundo consta, este é o melhor e mais famoso local para comer Banh Mi em Hoi An, eleito nada mais nada menos do que por Antony Burdain. Nós experimentámos e podemos dizer que realmente é delicioso!

Já com as energias repostas, dirigimo-nos à paragem seguinte, onde gastámos o penúltimo bilhete: no Hainan Assembly Hall.

Aqui homenageia-se os comerciantes chineses que foram mortos injustamente, porque foram confundidos com piratas. Não é o local mais impressionante, nem o que gostámos mais, mas vale a pena a visita, nem que seja pela homenagem a estes homens!

Retomámos o roteiro a um dos locais que mais gostámos de visitar, a Precious Heritage Art Gallery Museum.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Trata-se de uma galeria de arte do fotógrafo Rehahn, que fez um trabalho extraordinário ao mostrar a cultura e a importância das tribos étnicas do Vietname (e de outros países como Cuba, Índia e Malásia).

É incrível ver o modo de vida desta gente pelos olhos de um fotógrafo de excelência. Ficámos verdadeiramente maravilhados! A entrada é gratuita, sendo que pode comprar alguns quadros ou postais do autor.

Chegara a hora de conhecer um dos locais mais genuínos de Hoi An. Não há melhor forma de conhecer os hábitos, comidas e culturas dos locais, do que visitar os mercados. Foi mesmo para lá que nos dirigimos, para o Hoi An Market (Chợ Hội An).

Ali encontrará de tudo um pouco… Legumes, frutas frescas, flores, especiarias, cestas, bijuteria, carnes e peixes. Tudo misturado e sem grandes condições, como manda a regra! 😉

Poderíamos ficar horas a observar aquelas gentes no seu dia-a-dia… Mas, o dever chama-nos e temos horário a cumprir! 😋 Decidimos gastar o último bilhete num espectáculo de teatro. Dirigimo-nos ao Hoi An Traditional Art Performance House, já que o espectáculo começava às 15h15.

Este pequeno teatro realiza apresentações ao vivo duas vezes ao dia (10h15 e 15h15), apresentando uma variedade de danças e músicas folclóricas tradicionais. Obviamente que não entendemos nada do que foi dito, mas foi um espectáculo tão bonito – podem ver alguns vídeos nos destaques do nosso instagram.

No final, há uma espécie de bingo, e quem ganhar leva uma pequena recordação para casa (infelizmente não foi o nosso dia de sorte).

Demos mais uma voltinha pelo centro para compramos algumas recordações, até chegarmos à An Hoi Bridge, também chamada de Ponte das Luzes.

Como fazer um cruzeiro em Halong Bay

Foi aqui que assistimos ao anoitecer e Hoi An ficou ainda mais bonita – sim, é possível! A cidade começou a ganhar luz e brilho a cada minuto que passava. Acenderam as lanternas em todo e qualquer cantinho. Mesmo muito bonito!

É ainda possível andar de barco com as pequenas lanternas a iluminar o caminho ou até lançar velas ao rio, para pedir um desejo. Nós não o fizemos, pois iria poluir ainda mais o rio e não queríamos compactuar com este tipo de turismo!

O último passeio deste (incrível) dia foi no Night Market. No mercado nocturno de Hoi An irá encontrar comida, vário artesanato e claro, as famosas lanternas de papel.

Já de regresso ao nosso alojamento, parámos num restaurante onde provámos o Com Gá e pedimos também um Cao Lau.

Foi mesmo um dia bom. Realmente, só quem conhece Hoi An consegue perceber e sentir a verdadeira essência da cidade. A toda a hora sentíamo-nos dentro de um bonito quadro. Agora sim, podemos afirmar que Hoi An é mesmo especial.

Roteiro do 1º dia

  • Porta do Templo Ba Mu
  • Ponte Coberta Japonesa
  • Quang Trieu Assembly Hall
  • Mot Hoi An
  • Casa Tan Ky
  • Assembleia Chinesa Hoa Van
  • Assembly Hall of Fujian Chinese
  • Banh Mi Phuong
  • Hainan Assembly Hall
  • Precious Heritage Art Gallery Museum
  • Hoi An Market
  • Hoi An Traditional Art Performance House
  • An Hoi Bridge
  • Night Market

 

Dia 2 em Hoi An

O segundo dia em Hoi An começou chuvoso, infelizmente. Aproveitámos para tomar o pequeno-almoço nas calmas no nosso hotel e fazer as malas, já que era o nosso último dia na cidade.

Visto que não parava de chover, aproveitámos e fomos até ao The Expresso Station para nos deliciarmos com um Egg Coffee! É um espaço muito agradável e as bebidas também são boas.

Lá para o meio da manhã a chuva deu tréguas e regressámos ao hotel para alugar uma mota (150 000 VND) e explorar as redondezas! Andámos durante cerca de 6km, por entre arrozais lindos, até chegarmos ao nosso destino. Totalmente influenciados por uns vídeos das redes sociais, chegámos ao Bamboo Basket Boat, para claro, fazer um passeio de barco.

Pagámos uma taxa de entrada de 50 000 VND de preservação e para estacionar a mota. Depois fomos abordados por várias pessoas para fazer o passeio de barco. Regateámos o preço e pagámos apenas 120 000 VND pelo passeio (para os dois).

Os barcos são feitos de bamboo e são muito engraçados pois têm um formato circular (tipo um cesto, daí o nome) e são super coloridos.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

O passeio dura cerca de 40 minutos e atravessámos parte da floresta de coco Bay Mau. Além de ser uma zona lindíssima, é indiscritível a paz que se sente naquele lugar.

Mas… para contrastar com essa paz, eis que a meio do passeio começámos a ouvir música muito alta e muitas gargalhadas. E a diversão começou! Ao som de uma coluna de som, alguns barqueiros giram os seus barcos de forma super rápida e muito divertida. Obviamente, que não passa de uma atracção turística, para no final receber uma gorjeta. Mas não deixa de ser espectacular!

Como se não bastasse, o nosso barqueiro reparou que nós delirámos com todo aquele show e também ele começou a remar com muita destreza até começarmos numa roda viva, no meio de muitas gargalhas! Foi mesmo uma experiência muito gira.

Já no regresso, conseguimos ver de perto como tradicionalmente se lança uma rede de pesca. Fantástico! Recomendamos mesmo este passeio… Nem que seja pela diversão!

Estava na hora de seguir viagem! A próxima paragem seria na Praia An Bang, mas antes disso parámos lá perto para saborear uma bela pizza (para desenjoar de noodles). 🤭

Ali vimos imensos turistas que buscam um pouco de sossego e claro, para manter o bronze! Nós não achámos a praia nada de especial… O areal era pequeno e não era muito limpa.

Onde dormir em Hoi An – a nossa experiência

Como a praia não nos cativou, rumámos novamente até ao centrinho de Hoi An para, literalmente, passarmos a tarde a passear e a comer! Passámos por um vendedor ambulante e fomos logo seduzidos pelo cheirinho. Pedimos um Banh Bao (20 000 VND) para provar. Não é nada mais nada menos do que um pão recheado com carne e ovo… Mas é tãoooo bom!

Durante a tarde demos mais uma voltinha pelo centro histórico de Hoi An, ao nosso ritmo. Sabe tão bem viajar assim, devagar! Apesar de ser uma cidade pequenina, apetece ficar ali um tempão, sentados, a apreciar o dia-a-dia vietnamita.

Mas ainda nos faltava visitar um local que nos suscitava muita curiosidade e foi para lá que seguimos. Chegámos então ao White Rose Restaurant, para provar mais uma iguaria de Hoi An.
Ali são feitos os Bánh Bao Bánh Vạc, também conhecidos como Rose Dumpling, um prato exclusivo de Hoi An. É tão exclusivo que até hoje a mesma família abastece a maioria dos restaurantes da cidade. Trata-se de uma massa de arroz recheada com camarão e um molho agridoce. É um prato bonito e muito saboroso! Além disso, pode ver ainda as senhoras a preparar esta iguaria!

Chegara a hora de dizermos adeus a Hoi An e rumar até Ho Chi Minh. Regressámos então a Da Nang de autocarro – comprámos os bilhetes aqui – para apanhar o avião. Escolhemos o horário do voo mais tardio, para aproveitar da melhor forma este segundo dia em Hoi An. E que belo dia!

Vamos lembrar-nos sempre dos bons momentos que passámos em Hoi An e do quão fofa ela é. Apesar de ser muito turística, é mesmo maravilhosa! Agora que já sabe o que visitar em Hoi An, vá! Não se vai arrepender!

Roteiro do 2º dia

  • The Expresso Station
  • Bamboo Basket Boat
  • Praia An Bang
  • Centro de Hoi An
  • White Rose Restaurant

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *