Açores Portugal Terceira

O que visitar na Ilha Terceira

A bonita ilha Terceira, nos Açores, apresenta-se como um destino cada vez mais procurado quer a nível nacional, quer internacional. E, realmente, é fácil perceber o porquê… A quem a visita, a Terceira oferece paisagens de beleza ímpar e a certeza de um regresso.
Esta ilha, é bastante famosa pelas suas festas, pois ao longo de todo ano existem celebrações religiosas ou tradicionais, que contribuem para a promoção da cultura da ilha. Além das suas paisagens naturais belíssimas, a colorida cidade de Angra do Heroísmo foi incluída na lista do Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO, em 1983. Além disso, a ilha também é conhecida por “manta de retalhos”, e ao passear por lá vai sentir exactamente isso! As paisagens verdes são uma constante, onde o horizonte é recortado por muros negros de pedra vulcânica ou de hortênsias. Vê?! São só bons motivos para visitar a ilha Terceira. Já o convencemos a ir? Então, neste artigo, além de vos mostrar o que visitar na ilha Terceira, vamos também dar-vos dicas de onde ficar, onde alugar carro, quando ir e onde e o que comer!

Onde se localiza

A Ilha Terceira é a terceira maior ilha dos Açores. Está localizada no grupo central do arquipélago dos Açores onde se encontram também as ilhas da Graciosa, São Jorge e Pico.

Apesar de não ser tão grande como a sua vizinha São Miguel, a ilha Terceira tem cerca de 400km², que escondem os mais belos tesouros dos Açores.

Como chegar

A melhor forma de chegar à ilha Terceira é de avião, que é servida pelo Aeroporto Internacional das Lajes (TER). De Lisboa ou do Porto há voos directos pelas companhias aéreas TAP, Ryanair e Azores Airlines. Com alguma antecedência, irá encontrar bilhetes de ida e volta a preços bastante convidativos. O nosso voo, por exemplo, custou 45€ por pessoa (ida e volta).

Se pretende visitar outras ilhas dos Açores, de avião, saiba que a única empresa aérea a operar de momento é a SATA.
Uma outra alternativa para chegar à Terceira, se estiver a viajar entre outras ilhas, é o barco. Se vier de uma ilha de um grupo central (Pico, São Jorge, Faial e Graciosa) é possível fazer a ligação através da companhia Atlântico Line.

Melhor época para ir

A Terceira é um destino de excelência em qualquer altura do ano. Sendo assim, qualquer época é boa para rumar à ilha, pois o tempo é muito instável, tal como acontece em todas as ilhas dos Açores. A título de exemplo, numa ponta da ilha pode estar um sol esplêndido, sendo que na outra pode estar a chover a potes. Aliás, provavelmente já deve ter ouvido a expressão “nos Açores há as 4 estações do ano num só dia”. E é mesmo verdade. Como tal, recomendamos que visite este site diariamente, que nos mostra como está o tempo naquela zona, em tempo real!

Nós visitámos a ilha Terceira no final de Abril e tivemos muita sorte com o tempo. Apesar de estar fresquinho, pouco choveu e conseguimos visitar todos os locais que queríamos, sem ter que apanhar uma molha!

Tal como referimos em cima, a Terceira é apelidada de “ilha festivaleira”. Isto porque quase todo o ano existem festas espalhadas pela ilha. Se, tal como os terceirenses, não desperdiça uma ocasião para bailar e festejar, recomendamos que organize as suas férias mediante as principais festas da ilha. Em Junho, durante 10 dias, há as famosas Festas Sanjoaninas, com grandes arraiais, concertos e as tradicionais touradas à corda.
Existem ainda as Festas do Divino Espírito Santo, celebradas nos Impérios de cada freguesia durante 8 semanas, do Domingo de Páscoa ao Pentecostes.

Se o seu objectivo é relaxar naquelas águas maravilhosas e apanhar um solzinho, na nossa opinião, os melhores meses para tal são de Junho a Setembro. A probabilidade de chover é menor e as temperaturas são mais agradáveis!

Quantos dias ficar

Na nossa opinião, e claro, por experiência própria, três dias são suficientes para visitar a ilha Terceira. No entanto, cabe-nos dizer a verdade (como sempre) que quantos mais dias, melhor! Em três dias consegue conhecer superficialmente a ilha. Mas se pretende fazer trilhos, alguns tours ou descansar um pouco ao sol, não irá ser suficiente.

Portanto, ao nosso roteiro de três dias, acrescente mais dois ou três para fazer alguns trilhos nas calmas, fazer um passeio de barco para observar golfinhos e baleias, e se for no Verão, para aproveitar as praias!
Ainda assim, se tiver apenas três dias disponíveis, tal como nós, não deixe de ir! Obviamente que vai ter de seleccionar os locais que mais quer conhecer ou andar num passo mais acelerado, mas vai com a mala carregada de emoções e bonitas paisagens na mesma!

O que levar na mala

Há sempre muitas dúvidas na hora de fazer a mala. Como alguém nos disse, e bem, “no kit para os Açores precisas de um casaco, um fato de banho e uma lanterna”. 🤭 Assim sendo, e por experiência própria, recomendamos levar:

  • Roupa e calçado práticos e confortáveis. Não se esqueça que vai andar muito pela natureza.
  • Um casaco leve e/ou um casaco impermeável/corta-vento.
  • Fato de banho, toalha de praia e chinelos. Especialmente se for no Verão.
  • Guarda-chuva. Nós andámos sempre com o guarda-chuva no carro, no entanto, nunca o utilizámos.
  • Protector Solar. Mesmo que esteja nublado, utilize sempre protector solar. Os raios solares são muito intensos.
  • Máquina Fotográfica.

Como se deslocar

A melhor forma de explorar a Terceira, por conta própria, é de carro. Viaja ao seu próprio ritmo, com liberdade total, poupa tempo e consegue parar onde e quando quer!

Alugando carro na Terceira terá uma maior flexibilidade para alterar os seus planos. Um plano de viagem flexível é extremamente importante nos Açores, visto que as condições climatéricas mudam com bastante frequência. Durante a nossa estadia, recorremos à empresa Sunset Rent a Car e correu tudo na perfeição. Cederam-nos um Fiat 500 X, a gasolina e de cinco lugares. Assim, foi super fácil percorrermos toda a ilha. Além de ser económico, é muito prático e versátil! Veja aqui como foi a nossa experiência.

Existem outras opções, obviamente, mas não são tão viáveis. As rotas dos autocarros, por exemplo, acabam por ser mais limitadas e não chegam a todos os pontos turísticos. Além disso, perde-se mais tempo. De táxi, acaba-se sempre por gastar mais dinheiro do que alugando um carro. Daí, ter um veículo próprio ser a opção mais viável!

Para quem não quer alugar carro, ou não possui carta de condução, existe também a opção de fazer vários tours para explorar a ilha. Normalmente recorremos à Civitatis, e recomendamos muito!

Seguro de Viagem

Depois de marcarmos os voos, este é sempre o passo seguinte: fazer um seguro de viagem. Já há algum tempo que viajamos sempre com seguro de viagem, e desta vez não foi excepção.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

E não, não acontece só aos outros. Nós já tivemos de accionar o seguro (não por doença, felizmente) e correu tudo super bem. Fazemos sempre com a IATI Seguros, que são super atenciosos e têm preços espectaculares. Desta vez, fizemos o seguro IATI Escapadinhas com Cancelamento, mas felizmente correu tudo bem!

Onde ficar/Alojamento

As distâncias são relativamente curtas na Ilha Terceira pelo que, mesmo que não fique alojado no centro de Angra do Heroísmo, não terá muitas dificuldades em chegar às principais atracções da ilha. Logo, aconselhamos a ficar num só local, uma vez que exige menos logística e torna a experiência mais relaxante.

A ilha Terceira oferece um vasto número de tipologias de alojamentos para relaxar, com diferentes tipos de experiências. Seja em casas de férias ou alojamento local, hotéis ou apartamentos, saiba que há alojamentos para todos os gostos e carteiras.

No total ficámos alojados duas noites na ilha Terceira, na Caparica Azores Ecolodge, localizada na freguesia de Biscoitos! Este é um daqueles locais que vamos guardar no coração, sem dúvida! O carinho com que nos receberam não tem explicação! A Caparica é um projecto Eco-Friendly que respeita o ambiente e o território envolvente, preservando a qualidade de vida de todos. No fundo, trata-se de um alojamento que explora, com intervenção mínima, a natureza açoriana, onde o verde da paisagem e o azul do mar se encontram. Aqui destaca-se a natureza, a música, a culinária e a arte! Podem ver aqui como é o alojamento e como foi a nossa experiência!

Onde e o que comer

A gastronomia açoriana concilia o melhor do mar e do campo e isso reflete-se inteiramente à mesa. E se, de modo geral, nos Açores come-se muito bem, na ilha Terceira não é excepção!

Alcatra

A alcatra é o prato mais típico da ilha. Trata-se de um prato confeccionado lentamente num pote de barro com um molho intenso e saboroso de cebola, toucinho, vinho, louro e pimenta. A base do prato pode ser de peixe ou de carne. Não pode mesmo deixar de fazer parte numa visita à ilha!

Massa Sovada

É conhecido igualmente como Bolo das Festas do Espírito Santo, sendo que também acompanha a Alcatra. Trata-se de um pão de massa doce e leva ovos, batata doce, açúcar e farinha. Esta combinação é deliciosa.

Queijadas Dona Amélia

Irá encontrar estas queijadas em praticamente todo o lado. Este bolo foi concebido para a recepção da rainha D. Amélia, em 1901. É feito com mel de cana, canela, cidra e corintos. Recomendamos que experimente esta iguaria na Pastelaria o Forno ou na Pastelaria Athanásio, em Angra do Heroísmo.

Doce de Vinagre 

O doce de vinagre caracteriza-se por fazer parte das receitas tradicionais da ilha Terceira. É uma sobremesa rica em ovos e açúcar, aromatizada pela erva doce e pela canela. Não se deixe enganar pelo nome… É que é mesmo doce, já que o vinagre serve apenas para coalhar o leite.

Além de todas estas iguarias, não deixe de provar ainda as lapas grelhadas, as cracas, o bife de atum, o peixe boca negra grelhado, a sopa de marisco servida dentro de pão caseiro e os queijos da ilha.

Veja aqui onde ficar hospedado na Terceira

Numa viagem de três dias foi impossível experimentarmos todos os restaurantes, claro. Mas, conseguimos reunir os melhores restaurantes da ilha:

  • Beira Mar
  • Quinta dos Açores
  • Restaurante Ti Choa
  • Tasca das Tias
  • Taberna do Teatro
  • O Pescador
  • Restaurante O Caneta
  • Taberna Roberto
  • Boca Negra
  • A Canadinha
  • Snack Bar Santa Catarina
  • A Barrica
  • Os búzios
  • Sabores do Atlântico

Dica muito importante: Para qualquer um dos restaurantes, recomendamos fortemente reservar com antecedência. Aconteceu-nos (por diversas vezes) chegarmos aos locais e não termos mesa.

Dia 1 na Terceira

Aterrámos na ilha Terceira por volta das 8h30 da manhã. Um excelente horário para quem quer aproveitar o dia da melhor forma! Ainda no aeroporto, recolhemos a nossa viatura da Sunset Rent a Car e partimos à descoberta.
O dia estava solarengo e sem mais demoras fomos a um dos cartões-postais da Terceira: o Miradouro da Serra do Cume.

A cerca de 500 metros de altitude, em condições ideias, conseguirá apreciar a Caldeira dos Cinco Picos. As várias tonalidades de verde são uma constante, apenas intercaladas pelo negro basalto vulcânico dos muros – daí o nome “manta de retalhos”.

Apesar do vento que ali se faz sentir, esta é, para nós, uma das mais belas paisagens da ilha Terceira.

Seguimos até outro miradouro, onde se tem uma vista privilegiada sobre o Aeroporto das Lajes. No Miradouro Humberto Delgado conseguimos ver na perfeição a aterragem e descolagem dos aviões. Muito giro!

E como não há duas sem três, seguimos para um outro miradouro! No Miradouro do Facho, encontramos uma estátua com cerca de 6 metros de altura em homenagem ao Imaculado Coração de Maria. Além disso, será brindado com uma vista espectacular sobre a Praia da Vitória e a sua baía.

Agora, sugerimos que estacione o carro na Praia da Vitória para percorrer alguns pontos a pé. O primeiro local a visitar nesta zona é o Império Do Divino Espírito Santo da Caridade, um dos mais bonitos da ilha.

O que são os Impérios do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira?
São templos religiosos, onde se celebram as Festas do Divino Espírito Santo, em honra do padroeiro dos Açores, celebradas em cada freguesia durante 8 semanas, do Domingo de Páscoa ao Pentecostes.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

De seguida, percorra a bonita Rua de Jesus e deslumbre as suas casinhas coloridas. Ah, e não se esqueça de visitar a Igreja Matriz de Santa Cruz que é um verdadeiro exemplo de perseverança, uma vez que devido a várias tempestades e sismos tem necessitado de muitas obras de recuperação.

Mesmo que o tempo não esteja muito convidativo a banhos, não deixe de espreitar a Praia Grande. Esta é a praia com o areal mais extenso dos Açores e dizem os entendidos, ser a praia com a água mais quente da ilha.

Uma outra praia que recomendamos que inclua no seu roteiro é a Praia da Riviera. Não é tão grande como a anterior, mas é mais calminha e igualmente bonita!

Por esta altura, já estávamos com alguma fomeca e decidimos almoçar no Snack Bar Santa Catarina. Nós éramos os únicos turistas ali, já que o restaurante estava cheio de terceirenses. Quando assim é, sabemos logo que se come bem e é barato. Provámos a famosa Alcatra e ainda o Filé Mignon, e estava tudo delicioso!

Prosseguimos com o nosso roteiro, até outro império. Eis que chegámos ao Império do Espírito Santo de Porto Martins, onde se tem uma vista incrível sobre a Baía das Canas.

De seguida, fomos conhecer as Piscinas Naturais de Porto Martins, uma das zonas balneares mais procuradas no Verão.

Fizemos ainda uma breve paragem na Praia dos Salgueiros, que gostámos muito. Especialmente por ter uma zona com relva, ideal para ali passar um belo dia.

Reserve aqui os tours na ilha Terceira

Continuámos junto à costa e parámos na Ponta das Contendas para admirar a vista para o mar, nas proximidades do Farol das Contendas. Esta é também uma das paisagens mais bonitas da ilha! Ali perto irá ainda encontrar a a Zona Balnear da Salga, que no Verão fazem as delícias dos miúdos e graúdos.

Seguimos até um local que nos despertou imensa curiosidade, mas que, por experiência própria, não o podemos recomendar. Falamos, portanto, da Gruta das Agulhas. Para lá chegar é necessário percorrer um pequeno trilho pela arriba costeira, onde irá encontrar umas escadas, literalmente, para o abismo. No dia em que fomos a maré estava muito alta, tornando praticamente inacessível a gruta. Não achámos o acesso à gruta nada seguro e na nossa opinião deveriam criar mais infraestruturas, daí não recomendarmos a visita.

Depois desta desilusão, seguimos até à Piscina Natural do Refugo, onde vimos uma das águas mais cristalinas da ilha.

Ali perto irá encontrar também o Império do Divino Espírito Santo do Porto Judeu, que também é muito bonito!

Seguimos viagem até um dos miradouros mais icónicos da ilha, o Miradouro da Cruz do Canário. Apesar de nesse preciso momento se ter largado a chover (Açores e as suas quatro estações do ano num só dia 😂), conseguimos perceber bem a beleza do local.

Este miradouro oferece a melhor vista para os Ilhéus das Cabras, os maiores ilhéus do arquipélago dos Açores.

O dia já ia longo e decidimos percorrer, de carro, as bonitas estradas que vão dar ao Pico Dona Joana, um cone vulcânico de escórias basálticas. O verde dos campos e as vaquinhas a pastar, acompanharam-nos neste passeio – um verdadeiro luxo!

Alugar carro na Terceira – a nossa experiência

A última visita do dia foi ao altaneiro Miradouro da Serra da Ribeirinha, onde conseguimos ter a melhor vista panorâmica da costa sul da Ilha Terceira. Ainda nos divertimos a tirar umas bonitas fotografias!

Este dia tinha começado muito cedo, e realmente o corpo já chamava por descanso. Chegara a hora então de fazer check-in no nosso alojamento maravilhoso e repor as horas de sono!

Roteiro do 1º dia

  • Miradouro da Serra do Cume
  • Miradouro Humberto Delgado
  • Miradouro do Facho
  • Império Do Divino Espírito Santo da Caridade
  • Rua de Jesus
  • Igreja Matriz de Santa Cruz
  • Praia Grande
  • Praia da Riviera
  • Império do Espírito Santo de Porto Martins
  • Piscinas Naturais de Porto Martins
  • Praia dos Salgueiros
  • Ponta das Contendas e Zona Balnear da Salga
  • Gruta das Agulhas
  • Piscina Natural do Refugo
  • Império do Divino Espírito Santo do Porto Judeu
  • Miradouro da Cruz do Canário
  • Pico Dona Joana
  • Miradouro da Serra da Ribeirinha

Dia 2 na Terceira

Depois de um belo pequeno-almoço reforçado na Caparica Azores Ecolodge, estávamos prontos para conhecer mais locais incríveis da Terceira.

Para este dia reservámos conhecer a zona oeste da ilha. Assim sendo, começámos o nosso roteiro nas Piscinas Naturais dos Biscoitos, para nós, as mais bonitas de todas.

Ali existem várias piscinas naturais rodeadas por rochas vulcânicas negras, originadas pelas escoadas lávicas que se direcionavam até ao mar. É o cantinho perfeito para se refrescar no Verão, já que possui todas as infraestruturas necessárias para passar ali um belo dia!

Seguimos até ao Miradouro do Raminho, onde se tem uma vista lindíssima. Daí, passeámos pelas bonitas estradas da Mata da Serreta, um local de paragem obrigatória na Terceira, na nossa opinião.

Além da soberba vegetação ali presente, saiba que há uma bonita zona de lazer, ideal para fazer um piquenique.

A partir daí foi, literalmente, sempre a subir. Chegara a hora de conhecer o ponto mais alto da ilha Terceira. A 1021 metros de altura, o Miradouro da Serra de Santa Bárbara oferece vistas sobre praticamente toda a Ilha Terceira, sendo ainda possível avistar as ilhas do Pico e São Jorge. Isto, se o céu estiver limpo… O que não foi o nosso caso! 😥 Ainda assim valeu a pena a subida, pois a estrada até lá é mesmo muito bonita!

Um pouco frustrados, devemos confessar, voltámos a descer a serra até chegarmos à Zona Balnear das Cinco Ribeiras. Mais um local que recomendamos para ir a banhos, quando o tempo assim o permitir!

Como a fome não era assim tanta (o pequeno-almoço foi mesmo reforçado), decidimos parar no Queijo Vaquinha, para comer algo mais leve do que uma refeição completa!

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Segundo os locais, é a queijaria mais antiga da Terceira. Além da possibilidade de comprar queijo, pode também degustar os diferentes tipos de queijo que fabricam. Deram-nos um pratinho com vários queijos, para depois decidirmos qual gostamos mais. Acompanhámos o queijinho numa sandes de bolo lêvedo, que estava maravilhosa! Este é um local de paragem obrigatória, principalmente para os amantes de queijo.

Sem mais demoras, fomos visitar o local mais conhecido da ilha: o Algar do Carvão.

Provavelmente já viu imensas fotos deste local. Mas o que é, afinal, o Algar do Carvão? Trata-se de uma notável chaminé vulcânica, que ao contrário do que geralmente se verifica noutros casos, não se encontra completamente obstruída. Este fenómeno raro de erupção dum vulcão traz milhares de visitantes, até porque não são todos os dias que podemos entrar dentro de um vulcão. E acreditem… É indiscritível!

Além disso, ainda gerou uma lagoa de águas cristalinas, alimentada por infiltrações pluviais e algumas pequenas nascentes imersas na lagoa. Fascinante!

Veja aqui onde ficar na Terceira

Para tornar o Algar do Carvão visitável, o local foi adaptado com escadas e túneis para visita turística através da Associação “Os Montanheiros”. Terá de enfrentar os mais de 300 degraus, mas vale muito a pena!

Informações importantes acerca do Algar do Carvão

  • Horário: de 1 de Janeiro a 31 de Março: Terças, Quartas, Sextas e Sábados, das 14h30 às 17h. De 1 de Abril a 31 de Maio: todos os dias, das 14h30 às 17h. De 1 de Junho a 31 de Setembro: todos os dias, das 14h às 18h. De 1 de Outubro a 31 de Dezembro: Terças, Quartas, Sextas e Sábados, das 14h30 às 17h.
  • Preço: As entradas têm um preço de 10€ por pessoa, sendo que o preço do bilhete combinado (Algar do Carvão + Gruta do Natal) é de 15€. Pode adquirir os bilhetes em ambos os locais.
  • A humidade do ar é sempre muito elevada (acima dos 90%), pelo que está constantemente a pingar no interior da gruta. Previna-se com um casaco impermeável.
  • É proibido o uso de tripé.
  • É proibido fumar e comer no interior da gruta.
  • Não se pode nadar na lagoa.

Como o horário das visitas é reduzido, sugerimos que siga logo para a Gruta do Natal. Aqui, entramos no interior de um tubo lávico, com cerca de 700 metros de extensão. Para visitar esta gruta, saiba que terá de usar um capacete, que é fornecido à entrada.

No seu interior podemos observar diferentes estruturas geológicas, tal como escorrência de diferentes tipos de lava, estalatictes e balcões laterais, acompanhados de uma pequena placa com toda a informação. É mesmo impressionante!

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

O percurso está devidamente identificado e iluminado, tornando a experiência mais prazerosa. Apresenta ainda alguns desníveis e para conhecer certas zonas temos mesmo de nos baixar (apenas numa pequena parte), no entanto é bastante acessível.

A título de curiosidade, esta gruta tem este nome, pois durante alguns anos foi ali celebrada a missa de Natal. Muito interessante! Se preferir, pode marcar este tour bastante completo, às grutas vulcânicas da Terceira!

Mesmo em frente à Gruta do Natal, é impossível não reparar na bonita Lagoa do Negro. Ali respira-se paz e tranquilidade! Se tiver tempo, sugerimos que faça o Trilho dos Mistérios Negros, com cerca de 5km de extensão. Este é um dos trilhos mais conhecidos da Terceira, no entanto apresenta-se com um grau de dificuldade elevado.

Depois destas visitas tão interessantes, rumámos até às Furnas do Enxofre. Ao contrário do que acontece nos locais acima, esta é uma visita totalmente gratuita e igualmente imperdível.

Através de um pequeno percurso circular em passadiços de madeira, é possível ver de perto as várias fumarolas que libertam gases com cheiro a enxofre. Ah, e não deixe de reparar nas várias espécies ali presentes, que se formam devido às condições que o local reúne!

O nosso passeio continuou, sempre rodeados de um grande nevoeiro. Desta vez fomos conhecer a icónica Lagoa das Patas.

Trata-se de uma pequena lagoa artificial alimentada pelas águas que escorrem da serra, e que, como o próprio nome indica, serve de casa a várias patas, galinhas e outras espécies.

Mas não se deixe ficar apenas pela lagoa. Ao seu redor encontramos um denso bosque de criptomérias, tornando o local ainda mais formidável!

No local encontramos também várias infraestruturas que o convidam a um belo piquenique (mesas, cadeiras, grelhadores, casas de banho).

Veja aqui onde alugar carro

O nevoeiro cerrado teimava em não desaparecer, e decidimos ir jantar mais cedo, até porque as pernas já pediam algum descanso! Mas antes de chegarmos ao restaurante, parámos ainda na Zona Balnear do Negrito. Pelo que nos foi dito, é uma das zonas mais procuradas pelas famílias com crianças!

Mesmo pertinho do Porto de São Mateus, está o nosso restaurante eleito para o jantar. Escolhemos o Restaurante Beira Mar, pois é famoso por ter sempre peixe fresco. Pedimos espetadas de lulas e camarão e de facto estava tudo delicioso!

Roteiro do 2º dia

  • Piscinas Naturais dos Biscoitos
  • Miradouro do Raminho
  • Mata da Serreta
  • Miradouro da Serra de Santa Bárbara
  • Zona Balnear das Cinco Ribeiras
  • Queijo Vaquinha
  • Algar do Carvão
  • Gruta do Natal
  • Lagoa do Negro
  • Furnas do Enxofre
  • Lagoa das Patas
  • Zona Balnear do Negrito
  • Porto de São Mateus

Dia 3 na Terceira

Neste que foi o nosso último dia na ilha Terceira, acordámos bem cedinho. Como o nosso voo era ao final da tarde, queríamos aproveitar cada minuto ao máximo! Despedimo-nos do nosso alojamento, que nos acolheu tão bem e fizemo-nos à estrada!

A primeira breve paragem do dia foi no Miradouro dos Moinhos, que permite observar tanto a aldeia das Quatro Ribeiras como boa parte da costa norte.

De seguida fomos conhecer as Piscinas Naturais de Quatro Ribeiras, uma zona de lazer que deve ser óptima para uns belos mergulhos no Verão!

Mais uns quilómetros à frente, encontramos a Zona Balnear das Escaleiras. Todo o enquadramento paisagístico é muito bonito! Recomendamos a passagem por lá!

Estes locais acima foram apenas de passagem, pois queríamos fazer parte de um trilho muito bonito. Então, e sem mais demoras, chegámos ao Parque das Frechas. Estacionámos o carro, e ficámos logo surpreendidos com a paisagem envolvente! Passeámos um pouco pelo parque onde encontrámos uma bonita ponte e uma cascata. Mas não foi (só) isso que nos levou lá. Tínhamos visto fotografias lindíssimas da Cascata das Frechas e não descansámos até encontrá-la. A verdade é que ali pode fazer o Trilho das Cascatas da Ribeira da Agualva, mas nós não tínhamos tempo suficiente para o percorrer. Assim sendo, fizemos apenas uma pequena parte que nos levou então à Cascata das Frechas. O percurso é fácil, no entanto, quase a chegar à cascata pode ser um pouco escorregadio e todo o cuidado é pouco. Mas vejam bem… Valeu ou não a pena?

Reserve aqui os tours na ilha Terceira

Muito contentes por termos conseguido chegar até lá, estava na hora de conhecer outro local icónico da Terceira. Atravessámos a ilha, até chegarmos ao Monte Brasil. O tempo estava instável e até começou a pingar um pouco, mas não foi isso que nos deteve!

O Monte Brasil é possível ver de vários pontos da ilha e resulta de um cone abatido de um antigo vulcão marítimo extinto, composto por uma caldeira rodeada por quatro picos. Pode visitar de carro os vários miradouros e os pontos de interesse – estamos a referir isto, pois vimos muitas pessoas a pé, que não sabiam que se podia levar carro.

Lá conseguirá apreciar as vistas mais bonitas sobre Angra e toda a sua baía! Eis os miradouros que encontrará no Monte Brasil: Miradouro do Pico do Zimbreiro, Miradouro do Pico do Facho, Miradouro do Pico da Quebrada, Miradouro do Pico das Cruzinhas e Miradouro do Alto da Caldeira.

Além das bonitas vistas, delicie-se com os animais que ali se encontram. Se tiver sorte, até veados vai ver!

Voltámos a descer o Monte Brasil e estava na hora de conhecer a capital, Angra do Heroísmo! Se andar de carro, vai notar que os estacionamentos em Angra são escassos, e a maioria são pagos. Então, temos uma excelente dica para si. Existe um parque, gratuito, muito perto do centro de Angra, que se chama Parque de Estacionamento do Bailão – é lá que recomendamos que deixe o carro.

Antes de continuarmos o nosso roteiro, fomos almoçar à Tasca das Tias, que é bastante afamado na ilha Terceira. Pedimos Alcatra e dividimos pelos dois. A comida estava realmente muito saborosa, mas achámos os preços demasiado altos. Seguramente que há outros locais onde se come igualmente bem e mais barato.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Assim sendo, começámos a deambular pelas ruelas coloridas de Angra do Heroísmo, para ver onde o destino nos levava. Visitámos a Igreja do Santíssimo Salvador da Sé, ou seja, a Sé Catedral de Angra do Heroísmo, que é muito bonita.

Seguimos pela rua principal, até chegar à Praça Velha, onde se encontram os Paços do Concelho de Angra do Heroísmo e a Ermida de Nossa Senhora da Saúde. Claro que alguma coisa tinha de estar em obras! 🤭

Continuámos até às escadaria das Portas da Cidade, onde se encontra a estátua de Vasco da Gama, navegador português, e a bonita Igreja da Misericórdia.

Ainda tentámos ver o Jardim Duque da Terceira, mas infelizmente estava encerrado. A última paragem do dia foi no Alto da Memória, onde se encontra um obelisco que homenageia a passagem do rei D. Pedro IV pela Terceira. Vale a pena o esforço, porque a vista é maravilhosa!

Depois de passearmos um pouco mais por Angra, estava na hora de dizer adeus à Terceira, já que o nosso voo era ao final da tarde. Foram três dias bem recheados de paisagens ímpares e de uma beleza indiscritível, tal como os Açores nos habituaram!

Roteiro do 3º dia

  • Miradouro dos Moinhos
  • Piscinas Naturais de Quatro Ribeiras
  • Zona Balnear das Escaleiras
  • Parque das Frechas e Cascata das Frechas
  • Monte Brasil
  • Angra do Heroísmo

Esperamos que este artigo do que visitar na Ilha Terceira lhe seja muito útil e… boa viagem!

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *