Turquia

O que visitar na Capadócia – Roteiro de três dias

A Capadócia foi um dos locais mais surreais onde já estivemos. Tudo o que possamos dizer sobre este local não faz jus ao seu encanto. Quando pensa na Capadócia a primeira coisa que lhe vem à cabeça é o passeio de balão de ar quente, estamos certos? A verdade é que o céu pintado de balões confere-lhe um toque único. Mas a Capadócia é muito, muito, mais que isso. Muitas pessoas vão apenas lá para andar de balão e depois seguem viagem. Não façam isso, porque esta região tem muito potencial, acreditem em nós! 😉 Neste artigo vamos então mostrar o que visitar na Capadócia, em três dias.

Tudo na Capadócia é mágico, acreditem… As paisagens lunares de tons avermelhados arrebataram o nosso coração. O passeio de balão de ar quente entrou logo para o top das nossas melhores experiências em viagem. A comida, essa, é deliciosa. Ah, e dormir num hotel caverna? Sim, também foi uma experiência incrível. Já para não falarmos das pessoas…Os turcos são dos povos mais simpáticos e amigáveis com quem já estivemos. Estas são apenas algumas das razões que fazem da Turquia um país único.

Como chegar à Capadócia

A maneira mais fácil de chegar à Capadócia – que foi o que fizemos – é voar do seu destino inicial para Istambul. Daí, embarca noutro avião para a Capadócia. Saiba de antemão que a Capadócia não é uma cidade, mas sim uma região da Turquia.
Então, de Istambul existem dois aeroportos principais para os quais pode voar: Kaysei Erkilet Airport (ASR) e Nevsehir Kapadokya Airport (NAV). A Turkish Airlines tem vários voos para estes aeroportos e os bilhetes são baratos (nós pagámos 19€/pessoa). No nosso caso, alugámos carro e foi mais prático, mas também existem transportes públicos.



Booking.com

Dia 1 na Capadócia

O primeiro dia na Capadócia começou bem cedo, mais precisamente às 5h45. Conseguem adivinhar o que fomos fazer, verdade? Pois é, o passeio de balão de ar quente! É nos primeiros raios de sol do dia que o céu se pinta com os balões de ar quente. Estima-se que entre 100-200 balões sobrevoam a Capadócia por dia. Assim sendo, o passeio de balão começa ainda de noite.
Estávamos muito cansados das viagens, mas reservámos o passeio para o primeiro dia, pois os balões só saem se as condições atmosféricas o permitirem. E sabem que mais? Foi a melhor coisa que fizemos, pois nos dois dias seguintes esteve muito vento e os passeios foram todos cancelados. Tratámos de tudo com a empresa Royal Balloon, antes de ir. Agora podemos afirmar que foi, sem dúvida alguma, uma óptima escolha!

Assistir ao nascer do sol a bordo de um balão de ar quente foi uma das melhores experiências que já vivemos. É muito difícil explicar tudo o que sentimos! Para este post não ficar muito longo, fizemos um artigo apenas a explicar como é voar de balão de ar quente na Capadócia.

Ainda não eram nove da manhã e já tínhamos vivido uma das experiências mais bonitas das nossas vidas! Com os olhos a brilhar, sentámo-nos ao fundo da cama, ainda em choque e a assimilar tudo o que tínhamos vivido. Caramba, repetiríamos esta aventura vezes sem conta!

Nenhum livro ou relato nos prepara para o que ali é vivido (e sentido). Veja aqui como foi esta aventura tão bonita!

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

O cansaço era grande, mas a excitação era ainda maior! Portanto estava na hora de desbravar este pedacinho da Terra. Como já vos dissemos, nós optámos por alugar carro e explorar por conta própria. Além do conforto deu-nos imensa liberdade. Foi uma decisão acertada! Se preferir conhecer em tours organizados, reserve aqui!

O primeiro local que visitámos foi o Vale dos Monges (Pasabaglari). O Vale dos Monges tem a maior quantidade de “Chaminés de Fadas” ou “Fairy chimneys”. São estruturas que se assemelham a uma chaminé com uma espécie de chapéu na ponta. Dá a sensação que vão cair quando o vento bater. A população acreditava que as fadas que viviam de baixo da terra usavam essas chaminés para sair.

Neste local irá ainda encontrar uma formação muito famosa, a capela dedicada a S. Simão que foi construída numa das chaminés de fada com 3 cabeças.

O Vale dos Monges fica a cerca de 15 minutos de carro do centro de Göreme e é um óptimo sítio para se familiarizar com estas formações. Nós gostámos imenso deste local e acabámos por ficar mais tempo que o previsto, mas dependendo do seu ritmo, consegue visitá-lo em cerca de 1h30.

Informações úteis:

  • Horário: Abril a Setembro: 8h – 19h; Outubro a Março: 8h-17h.
  • Preço: 25₺/pessoa (valores de 2021) – incluído no Museum Pass

Como este foi o primeiro local que visitámos na Turquia, optámos por comprar ali o Museum Pass (600₺). Este dá acesso a vários locais em toda a Turquia, o que nos compensou imenso – poupámos tempo e dinheiro. Falámos das vantagens deste passe no artigo “Dicas para visitar a Turquia”. Vale a pena ler!

Veja aqui como é voar de balão de ar quente na Capadócia

Ali pertinho (5km) localiza-se outro local de interesse e foi para lá que fomos. Chegámos então ao Vale Devrent (Vale da Imaginação), conhecido pela sua paisagem lunar e pelas suas formações rochosas únicas, muitas delas com formatos de animais. Como o seu próprio nome indica, ali basta olhar para as formações e deixar-se levar pela sua imaginação e criatividade.

A rocha mais famosa tem o formato de camelo, embora nós achássemos mais parecido com um caracol gigante! Conseguimos ainda avistar um suricata e leões… Foi super divertido! Vale a pena dar um pulo até lá, até porque é gratuito!

Comemos umas sandes que tínhamos trazido (para poupar dinheiro e tempo) e seguimos viagem. Rumámos então até à pequena vila de Çavuşin, para visitar a antiga Igreja de São João Batista. Esta igreja remonta ao início do século V e está, literalmente, cravada na rocha de uma colina inclinada. Como não achámos muito seguro, não subimos e apreciámos apenas esta beleza de baixo!

De seguida visitámos um dos locais mais instagramáveis da Capadócia, o miradouro do Love Valley! Para lá chegar terá de pagar 5₺ para estacionar o carro, que o leva por uma estrada de via única não pavimentada.

Deste miradouro consegue usufruir de uma vista panorâmica para o Love Valley, onde estão as chaminés de fadas mais pitorescas. Ali ainda irá encontrar o Aşk Vadisi Salıncak Cafe, que tem locais que rende bonitas fotografias!

A vista do miradouro não nos chegava, e como tal decidimos pegar novamente no carro e descer até ao Love Valley. Não é permitido a entrada de carros, assim sendo terá de caminhar cerca de 10/15 minutos até lá.

Veja aqui o que fazer em Istambul

Este é um dos locais mais famosos (e maroto!) da Capadócia. O vale é apelidado com esse nome devido às suas formações rochosas com formatos fálicos. No fundo vai passear no meio de pénis gigantes de pedra. 😂

Depois de algumas piadolas sobre o local, continuámos o nosso roteiro até ao Rose Valley. O trajecto é feito sempre em estrada de terra, por isso circule com precaução.

Este vale é bastante conhecido devido às tonalidades rosadas nas rochas, que vão variando consoante a luz do dia. Realmente tem-se uma vista do outro mundo.

O dia já ia longo e decidimos ir de carro até ao Red Valley, onde já nos tinham dito que era um dos melhores locais na Capadócia para ver o pôr-do-sol. Se for fã de trilhos, saiba que existe um que liga o Rose Valley ao Red Valley, que conta com uma distância de 7,5 km.

Para entrar no Red Valley de carro tivemos de pagar 10₺. Quando estacionámos vimos logo que não fomos os únicos a ter a ideia de ir ao pôr-do-sol. Como acontece no Rose Valley, ali as rochas também ganham uma tonalidade diferente consoante a luz do dia.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Dali basta encontrar um local para assistir ou sentar-se numa das mesas do Crazy Ali, um café bem instagramável.
Apesar do pôr-do-sol estar um pouco tímido, foi uma excelente escolha para fechar o primeiro dia pela Capadócia!

Fomos tomar uma banhoca ao hotel e decidimos jantar no Cappadocian Cuisine Restaurant, que era bastante próximo. Ficámos muito fãs deste restaurante, porque além de barato, a comida era deliciosa. Foi aqui que provámos o famoso Testi Kebab/ Pottery Kebab, o prato típico da Capadócia. A carne e os vegetais são cozinhados dentro de um pote de barro durante várias horas para apurar o sabor. Depois, o pote é trazido para a mesa e partido à nossa frente com um martelo (podem ver o vídeo nos destaques do nosso instagram). Acompanha com arroz pilav (típico da Turquia) e salada.

Roteiro do 1º dia na Capadócia

  • Passeio de balão de ar quente
  • Vale dos Monges (Pasabaglari)
  • Vale Devrent (Vale da Imaginação)
  • Igreja de São João Batista
  • Miradouro do Love Valley
  • Love Valley
  • Rose Valley
  • Red Valley

Dia 2 na Capadócia

Ainda era de noite quando o despertador tocou. O nosso objectivo era assistir ao nascer do sol e ver o céu colorido de balões de ar quente, da perspectiva de baixo.

Assim sendo, fizemos uma caminhada até ao miradouro mais famoso da Capadócia, o Sunset Point. Apesar do nome, também é um excelente local para ver o dia nascer.

Chegar até lá não é muito fácil, pois é bastante ingreme. Mas dá para levar carro, sem problema. Saiba ainda que terá de pagar 3₺ por pessoa – como já deve ter reparado tudo se paga, até para ir a miradouros!

Enquanto esperávamos os primeiros raios de sol percebemos logo que, infelizmente, os passeios de balão tinham sido cancelados. Estava muito frio e então aproveitámos para beber um café no barzinho do miradouro.

O Sunset Point tem uma vista de 360º graus. De um lado temos a vista completa de Göreme, com todas as casinhas e os hotéis caverna, e do outro a vista para o vale onde o sol nasce. Incrível!

Regressámos ao hotel para tomar o pequeno-almoço e estava na hora de continuar a explorar a Capadócia. A primeira paragem do dia foi no Göreme Panorama, outro miradouro da região. Ao contrário dos outros, este é gratuito.

Dali temos uma das vistas mais bonitas da Capadócia. Vale muito a pena passar ali e admirar a paisagem! No local existe também algumas lojas de souvenirs e restaurantes caso queira tomar algo.

De seguida fomos até um dos cartões-postais da região, o Uçhisar Castle. O Castelo de Uçhisar é o ponto mais alto da Capadócia e localiza-se na estrada que liga Nevşehir a Göreme.

Veja aqui onde ficar alojado na Capadócia

O castelo era usado como um ponto importante de defesa contra invasões árabes durante os períodos romano e bizantino. Este foi todo escavado e tem diversos quartos e dependências que se comunicam entre si através de túneis, corredores e escadas.

Hoje em dia é possível conhecer apenas uma parte do castelo. No início da visita passamos por uma área interna escavada, mas grande parte do passeio é feito do lado de fora. Terá de enfrentar muitos degraus até ao topo, mas vale a pena o esforço. A vista panorâmica do Castelo de Uçhisar é soberba! Lá de cima, será presenteado com uma vista sensacional de toda a região.

Informações úteis:

  • Horário: das 7h30 às 20h
  • Preço: 20₺/pessoa + 5₺ de estacionamento (valores de 2021) – NÃO está incluído no Museum Pass

Daí seguimos até ao miradouro Pigeon Valley (Vale dos Pombos), que fica à beira da estrada.

Como o próprio nome indica, o vale está repleto de casas de pombos esculpidas nas rochas do vale. Apesar de as encontrar um pouco por toda a região, é ali que estão mais concentradas. Tal facto deve-se ao tipo de rocha, que sendo mais macia é também mais fácil de escavar. Ao longo dos anos, os agricultores têm utilizado as fezes de pombo como fertilizante para as suas culturas.

Se quiser, pode alimentar os pombos mediante um pequeno pagamento.

Se é fã de trilhos, saiba ainda que pode fazer uma caminhada de 5km pelo vale.

O dia já ia a meio e seguimos sem mais demoras até ao próximo local a visitar. Comemos algo rápido pelo caminho e conduzimos até à cidade subterrânea de Derinkuyu.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Por toda a Capadócia existem mais de cem cidades subterrâneas. 😮 Estes locais só puderam existir devido às erupções vulcânicas que ocorreram há milhões de anos. As camadas de cinzas que resultaram da actividade vulcânica, acumularam-se e transformaram-se em rochas estáveis que podem ser esculpidas. Isso possibilitou abrir nas rochas enormes passagens subterrâneas.

Apesar das suas histórias e origens ainda estarem a ser estudadas, sabe-se que foram usadas por diversos povos com o mesmo intuito: protegerem-se de invasões e refugiarem-se. As cidades subterrâneas são formadas por diversas salas conectadas através de pequenos túneis. Geralmente esses túneis eram estreitos e baixos, o que dificultava a circulação dos inimigos, em caso de ataque. Assim os inimigos não conseguiam transportar muitas armas e dava tempo aos habitantes de se esconderem. Acredita-se que a maioria desses habitantes seriam cristãos a protegerem-se dos ataques árabes e persas.

Derinkuyu é uma das maiores cidades subterrâneas da Capadócia, com cerca de 85 metros de profundidade e mais de 600 portas. Estima-se que viveram ali cerca de 10 mil pessoas ao mesmo tempo… surreal! Muitas dessas pessoas não conseguiam ali viver muito tempo devido à falta de vitamina D, acabando por adoecer.

A cidade tinha estábulo para abrigar animais, refeitório, igreja, adega, quartos e escola. Apesar de apenas cerca de 10% da mesma estar aberta aos visitantes, dá para ter uma noção de como é uma cidade subterrânea. Ficámos sem palavras!

Informações úteis:

  • Horário: das 8h às 17h
  • Preço: 60₺/pessoa – incluído no Museum Pass
  • Observações: não é aconselhado a pessoas que sofram de claustrofobia. Leve um agasalho para não passar frio.

Veja aqui como é voar de balão de ar quente na Capadócia

Depois desta visita que nos deixou boquiabertos, tínhamos de decidir entre duas opções: continuar o roteiro e visitar o Vale de Ihlara e o Mosteiro de Selime ou regressar a Göreme para dar uma voltinha no centro.

Uma vez que os outros dois locais eram mais longe e em Novembro anoitece cedo, optámos por regressar a Göreme. A verdade é que ainda não tínhamos visitado o centro a pé (só passámos de carro) e queríamos comprar alguns souveniers.

Assim sendo, demos uma voltinha pelo centro de Göreme, que achámos uma fofura! A Muze Caddesi é a rua principal e é lá que estão concentradas a maioria das lojas, restaurantes, cafés e vários hotéis.

Acabámos o dia da melhor forma, no Turkish Ravioli Restaurant, onde provámos os famosos Köfte (almôndegas de carneiro) e Manti (versão de carne envolvida por uma massa, serve-se com iogurte fresco besuntado de manteiga derretida e polvilhado com ervas). Estava tudo uma verdadeira delícia!

Roteiro do 2º dia na Capadócia

  • Sunset Point
  • Göreme Panorama
  • Uçhisar Castle
  • Pigeon Valley (Vale dos Pombos)
  • Derinkuyu
  • Centro de Göreme (ou se preferir Vale de Ihlara e Mosteiro de Selime)

Dia 3 na Capadócia

O último dia na Capadócia começou novamente de noite. Era a nossa última tentativa de ver o nascer do sol e os balões a colorirem o céu. Mais uma vez, foi uma tentativa falhada! 😂 Devido a ventos fortes, os passeios foram todos cancelados (percebem agora a nossa recomendação de marcar o passeio logo para o primeiro dia?!).

Então, ainda de noite cerrada, dirigimo-nos a outro ponto famoso para ver o nascer do sol. Desta vez fomos ao miradouro do Love Valley, mas andámos um pouco mais pela estrada de terra batida (mais concretamente até aqui 38°39’21.4″N 34°49’14.5″E).

Os primeiros raios de sol surgiram tímidos e claro, zero balões no ar. Ainda assim não nos arrependemos porque gostamos de apreciar cada nascer do dia. E na Capadócia é ainda mais mágico!

Regressámos ao hotel para tomar o pequeno-almoço e estava na hora de continuar a explorar a Capadócia. A primeira paragem do dia foi nas Three Beauties. Este local é na verdade um miradouro onde se é possível ver as três chaminés de fada mais famosas da Capadócia.

Esta formação natural é conhecida não apenas pela sua paisagem encantadora, mas também pela sua incrível história. Reza a lenda que uma linda princesa se apaixonou por um pastor e tiveram um filho. O rei não aceitou o amor da sua filha e em desespero a princesa pediu a Deus que a transformasse numa pedra e o seu pedido foi atendido. Dessa forma, as pedras são a princesa, o pastor e o bebé!

De lá, também é possível ter uma linda visão do Monte Erciyes, o vulcão adormecido da Capadócia.

Veja aqui todas as dicas para visitar a Turquia

Sem mais demoras fomos conhecer o Göreme Open Air Museum, onde passámos o resto da manhã. Na realidade, trata-se de um grande parque ao ar livre, sendo o local mais visitado da Capadócia. Inclusive, foi classificado como Património Mundial da UNESCO em 1984, como “Göreme National Park and the Rock Sites of Cappadocia”.

Aqui vai poder visitar várias igrejas e capelas escavadas na rocha, que ainda conservam algumas pinturas (afrescos) e características originais. É um lugar bastante interessante para aprender sobre a cultura local e sobre o cristianismo na Capadócia.

A Capadócia tinha muitos cristãos nos séculos III e IV e algumas cidades da região tornaram-se grandes centros do cristianismo. São Basílio implantou na Capadócia o conceito de oração em comunidade e dizem que foi no Museu a Céu Aberto que essa prática teve início.

Há diversas igrejas no Museu a Céu Aberto, cada uma com um tamanho e com diferentes pinturas nas paredes. Algumas das igrejas do museu são: Igreja de Tokali, Capela de São Basílio, Igreja de Elmali/Maçã, Capela de Santa Bárbara, Igreja de Santo Onofre, Igreja de Karanlik (escura), Capela de Santa Catarina, Igreja da Cobra, etc. Além das igrejas, o museu ainda tem um refeitório, com mesas e cadeiras esculpidas também na rocha.

À entrada de cada igreja existe uma placa informativa, mas pode também alugar audio-guias para perceber a história de cada uma.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Apesar de algo danificadas dá para ter uma ideia do que deveria ser cada uma destas igrejas nos seus tempos áureos. Nalguns casos, as cores são tão intensas que quase nem acreditamos que tenham tantos anos!

Informações úteis:

  • Horário: das 8h às 17h
  • Preço: 100₺/pessoa + 30₺/pessoa para visitar a Igreja Escura – incluído no Museum Pass + 10₺ de estacionamento
  • Localização: nós fomos de carro, mas é possível ir a pé (dista cerca de 1km do centro de Göreme)

O dia já ia a meio quando saímos do Göreme Open Air Museum e acabámos por almoçar pelas barraquinhas ali perto. Chegara então a hora de dizer adeus à Capadócia, onde tão belos momentos passámos. Esperava-nos uma longa viagem pela frente. Agora que já sabe o que visitar na Capadócia… vá! 😃

Um dos locais que queríamos muito visitar na Turquia era o Lago Tuz, mas não sabíamos se valeria a pena as três horas de viagem. Agora podemos afirmar que sim, que vale muito a pena!

Chegámos ao incrível Lago Tuz por volta das 16h e quase não haviam turistas! O local tem estacionamento, mas para visitar o lago tem de passar (estrategicamente) no interior de uma loja. No entanto, não tem de pagar nada – a visita ao lago é gratuita.

O incrível lago de sal rosa, Lago Tuz, Lago Salgado ou Tuz Gölü tem uma área de 1500 km². É o segundo maior lago da Turquia, depois do Lago Van, e 70% do sal consumido no país vem daí.

Durante o Verão a maior parte do sal evapora, expondo uma camada de sal de quase 30 cm de espessura. Já no Inverno, devido à água da chuva, o sal é diluído novamente.

Veja aqui onde ficar alojado na Capadócia

O Lago Tuz tem ainda outra particularidade: torna-se vermelho quando a enorme quantidade de algas Dunaliella salina, que ali vivem, começam a propagar-se. Nós não conseguimos ver este fenómeno.

Gostámos imenso de visitar este local! As fotografias falam por si… 😉

Já estava a anoitecer e seguimos viagem. Para não ser tão cansativio, decidimos dormir uma noite em Konya. Jantámos no restaurante Konya Mutfagi (comida deliciosa) e demos uma pequena voltinha no centro.

Deitámo-nos cedo, pois o dia seguinte avizinhava-se longo (e muito divertido)!

Roteiro do 3º dia na Capadócia

  • Miradouro do Love Valley (nascer do sol)
  • Three Beauties
  • Göreme Open Air Museum
  • Lago Tuz

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *