Turquia

O que visitar em Éfeso e arredores – Roteiro de um dia

As ruínas de Éfeso não podem ficar de fora do seu roteiro pela Turquia. É um local fascinante pela sua história e grandiosidade! Éfeso é um local arqueológico que está muito bem conservado, sendo o melhor preservado da Turquia. Os amantes de história vão adorar… e os menos fãs, também!
Além do sítio arqueológico de Éfeso, que nos ocupou a manhã toda, ainda podemos visitar mais alguns locais de interesse na cidade de Selçuk, como vamos mostrar neste artigo. Assim sendo, vamos mostrar-vos o que visitar em Éfeso e arredores, sendo que em apenas um dia consegue ver todos os principais pontos turísticos.

Como chegar a Selçuk e Éfeso

Existem variadas formas de chegar a Selçuk e consequentemente visitar Éfeso. Depende do local onde se encontra:

  • Istambul: se vier de Istambul a melhor forma é ir de avião até ao Aeroporto de Izmir. Daí ir até Selçuk de comboio ou contratar um tour.
  • Pamukkale: existem duas opções – comboio ou autocarro.
  • Kusadasi: existem vários autocarros ou então contratar um tour.
  • Izmir: a melhor forma de chegar a Selçuk é de comboio.
Veja aqui muitas dicas úteis para viajar para a Turquia

Nós vínhamos de Pamukkale, mas como alugámos carro foi mais prático. Chegámos a Selçuk já ao final do dia e fomos directamente para o hotel.
O nosso roteiro foi o seguinte: vínhamos de Pamukkale e chegámos de noite a Selçuk, onde dormimos (no ENA Serenity Boutique Hotel). O dia seguinte foi para explorar Éfeso e outros locais de interesse. Pernoitámos novamente em Selçuk, e no dia seguinte (bem cedo) seguimos viagem até Izmir.

Alugar carro dá-lhe uma liberdade tremenda e consegue visitar tudo de forma independente. Mas se não se sente à vontade em conduzir na Turquia, a melhor forma de visitar Éfeso é contratando um tour.

Breve História de Éfeso

Éfeso (Ephesus, em Turco) era uma antiga cidade portuária e já foi considerada a cidade grega e o centro comercial mais importantes da região do Mediterrâneo. Ao longo da história, Éfeso sobreviveu a vários ataques e mudou de mãos muitas vezes entre os conquistadores. Actualmente é um importante sítio arqueológico e destino de peregrinação cristã.

Éfeso foi inicialmente uma cidade grega antiga construída no século X a.C.
Em 129 a.C., o rei Átalo de Pérgamo deixou Éfeso para o Império Romano, em testamento, e a cidade tornou-se a sede do governador romano regional. As ruínas que vemos hoje em dia foram construídas ou reconstruídas durante o reinado de César Augusto, constituindo assim o seu período mais próspero, que durou até o século III d.C. Esta chegou a ser a segunda maior cidade do Império (com cerca de 250 mil habitantes) e do Mundo, atrás apenas de Roma!

Veja aqui onde dormir em Selçuk

Em 262 d.C., Éfeso foi destruída pelos godos. Apesar de ter sido reconstruída, a sua importância comercial diminuiu. Mais tarde, em 614 d.C., a cidade foi parcialmente destruída por um terremoto. Juntamente com as invasões árabes, a maioria da população foi forçada a fugir.

O Império Otomano assumiu o controlo final de Éfeso no século XV. Mas uma vez que o seu porto estava praticamente inutilizado, no final desse século, a cidade foi abandonada, deixando o seu legado para arqueólogos, historiadores e milhares de visitantes que afluíam à região todos os anos para ver as ruínas antigas.

Horário e preços para visitar Éfeso

De Abril a Outubro, pode visitar as ruínas das 8h às 18h30. De Novembro a Março o horário de visita é das 8h30 às 17h30.

O preço para visitar as ruínas de Éfeso é de 120₺, sendo que acresce 55₺ para visitar as Casas da Ladeira (valores de 2021). Nós optámos por comprar o Museum Pass, como dissemos aqui, que inclui também a entrada em Éfeso.

Saiba ainda que à porta existem várias pessoas que lhe sugerem fazer uma visita guiada (não sabemos os preços) ou pode ainda adquirir um audio-guia por mais 70₺. Para estacionar o carro terá de desembolsar mais 20₺.

Aconselhamos sempre a consultar o site oficial para ver os preços e horários actualizados.



Booking.com

O que visitar em Éfeso

Actualmente, Éfeso é considerado Património da Humanidade pela UNESCO e as suas principais atracções são o Templo de Ártemis (uma das sete maravilhas do mundo antigo), a biblioteca de Celso e um grande teatro!

A nossa primeira e principal dica é: chegue bem cedo e entre pela entrada de Kuşadasi, que é mais tranquila. A outra entrada é a Porta de Magnésia (principal e a preferida pelas excursões). Assim evita as multidões.

Rua do Porto

Depois de passar uma avenida arborizada, esta é a rua que irá encontrar. Está repleta de lindas colunas e pedestais.

Antigo Teatro Romano

O Antigo Teatro Romano é um dos monumentos mais bem conservados de Éfeso com capacidade para mais de 24 mil espectadores. Além de ser um local usado para encenações de dramaturgia, também foi palco de lutas de gladiadores, bastante comum na Antiguidade, principalmente entre os romanos. O local é considerado, inclusive, o maior cemitério de lutadores encontrado até hoje (mais que o Coliseu de Roma).

Biblioteca de Celso

Depois de passar a Ágora Inferior, que era o centro comercial da cidade, vai chegar ao ex-libris de Éfeso. Falamos, claro, da Biblioteca de Celso.

Esta foi construída no século II em homenagem ao senador romano Tibério Júlio Celso Polemeano, para ser o seu sarcófago. A biblioteca é toda feita de mármore e chegou a armazenar 12 mil pergaminhos.

Infelizmente foi totalmente destruída pelos godos, com excepção da fachada.

Dica (bastante) útil: assim que entrar no recinto dirija-se de imediato à Biblioteca de Celso. Esta é a atracção principal e fica bastante lotada (foi o que nós fizemos e foi a melhor decisão). Pode visitar o Teatro depois.

Templo de Adriano

O Templo de Adriano foi construído em homenagem ao Imperador Adriano em 138 d.C. Ali é possível observar as colunas e o arco do templo e, no seu interior, é de destacar a estátua de Medusa, cujo propósito, na altura, era afugentar os espíritos malignos.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Rua dos Curetes

Esta foi uma das principais avenidas de Éfeso, sendo que por ali passaram Marco António e Cleópatra. É fascinante pensar que hoje em dia podemos pisar o mesmo chão!
Ainda é possível ver o pavimento em mármore que cobria uma complexa rede de esgotos. Em ambos os lados estão as Casas da Ladeira.

Casas da Ladeira (Terrace Houses)

As Casas da Ladeira eram as casas da população nobre. Ali é possível ver os mosaicos, pinturas, afrescos e outros objectos que a população rica possuía.

Para visitar esta parte é necessário pagar um bilhete adicional de 55₺ (está incluído no Museum Pass).

Ao longo da visita poderá ver ainda o Odeon (um anfiteatro para cerca de 1400 pessoas), o Templo de Dominicano, a Ágora Superior e muito mais. Ali respira-se história!

Veja aqui como visitar Pamukkale

Curiosidades

Latrinas públicas. Não deixe de reparar nas casas de banho daquele tempo. Os ricos costumavam fazer com que os seus escravos se sentassem e aquecessem o assento para eles! Mas uma coisa é certa… Privacidade não havia!

Estátua da Deusa da Nike. Atente na pequena estátua, a Deusa da Vitória. Afinal a Nike não é apenas uma marca 😂

A pegada. Não se trata apenas de uma pegada. Esta mostrava o caminho para o bordel ou, como diziam os
romanos, a “casa do prazer”. Não é à toa que é a profissão mais antiga do mundo.

Dicas para visitar Éfeso

  • Vista roupa e calçado confortável. Além de caminhar muito, o piso é acidentado.
  • Leve garrafa de água e snacks.
  • Chegue cedo e dirija-se de imediato à Biblioteca de Celso afim de evitar multidões.

A nossa visita às ruínas de Éfeso levou a manhã toda. Optámos então por almoçar no Agora Restaurant que fica ali perto e continuámos o nosso roteiro.

Casa da Virgem Maria

A segunda paragem do dia foi na Casa da Virgem Maria, que se localiza a cerca de 5km. Para chegar lá pode ir de táxi ou contratar um tour que tenha incluído esta visita também. Como nós tínhamos alugado carro, foi mais fácil.

Após a crucificação de Jesus, a Virgem Maria e os Apóstolos foram perseguidos. Para fugir dessas ameaças São João levou Maria para uma pequena casinha no alto da montanha, próximo à cidade de Éfeso, onde passou o resto dos seus dias.

Este local só foi descoberto no século XIX, devido às visões de uma irmã alemã. Embora não haja 100% de certezas que este é o local correcto, o facto é que já foi visitado por três Papas, que consideraram o lugar sagrado.

Trata-se de uma pequena e simples casa, com apenas duas salinhas e uma cozinha. Encontramos ainda um altar com a sua imagem e alguns bancos. Infelizmente é proibido tirar fotografias ao seu interior.

Veja aqui o que visitar em Istambul

Existe ainda uma fonte de água benta, que poderá beber ou levar para casa numa garrafinha.

A visita é simples e rápida, pois não há muito para ver. Mas vale a pena pela história e pela simbologia, especialmente para quem é cristão.

Preço: 60₺/pessoa, valores de 2021 (não está incluído no Museum Pass). O preço do estacionamento é de 20₺.
Horário: 8h30 às 17h30.
Regras: 
tratando-se de um local religioso, deve ter especial atenção à vestimenta e manter o silêncio.

Templo de Ártemis

De seguida demos um saltinho ao Templo de Ártemis, ou melhor, o que sobra dele. O templo era uma homenagem à deusa grega com o mesmo nome, e foi construído no século VI a.C. É uma das sete maravilhas do mundo antigo!

O maravilhoso templo chegou a possuir mais de 100 colunas, mas devido à invasão dos godos apenas restou uma.

Basílica de São João

Como ainda tínhamos algum tempo decidimos visitar a Basílica de São João. Esta foi construída no século VI por Justiniano I e acredita-se estar de pé no exacto local onde o apóstolo João foi enterrado.

O dia terminou em grande, com a excelente sugestão do proprietário do nosso hotel. Fomos assistir ao pôr-do-sol na praia. Não precisamos de dizer mais nada, pois não? As fotografias falam por si!

Esperamos que este roteiro cheio de dicas lhe seja útil e que agora já saiba o que visitar em Éfeso! Vale mesmo a pena incluir Éfeso na sua viagem à Turquia!

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *