Grécia Milos

O que fazer em Milos

Milos é uma das mais belas ilhas gregas que tem MESMO de conhecer! É talvez um dos segredos mais bem guardados, pelo que lá não irá encontrar multidões como na vizinha Santorini, por exemplo. Como o tempo não dava para conhecer tudo, tivemos de tomar decisões: Milos ou Mykonos? Tínhamos bom feedback de ambas as ilhas, mas depois de alguma pesquisa a escolha recaiu sobre Milos. Queríamos praias paradisíacas e sem muita gente. Encontrámos isso (e muito mais) em Milos! Portanto, não… Não nos arrependemos nada de ter escolhido Milos para desacelerar e descansar!
Conhecida pela sua paisagem natural, é detentora das praias mais bonitas das Cíclades. Milos é bem pequenininha em território, mas enorme em beleza! Além disso carrega um enorme peso histórico, uma vez que foi lá que encontraram a estátua “Vénus de Milo”.
Podemos afirmar que Milos foi a grande surpresa da nossa viagem pela Grécia, daí recomendarmos a todos uma visita! Vamos então mostrar-vos o que fazer em Milos, com muitas dicas úteis para tornar a sua viagem perfeita!

Quando visitar Milos

Milos é um destino essencialmente de praia. Não que seja descabido visitar no Inverno, mas a probabilidade de apanhar algum frio, vento e dias de céu nublado ou chuva será maior. Além disso, a água do mar não vai estar quentinha!

Assim sendo, os meses de Verão (Junho a Setembro) é quando a ilha recebe mais turistas, sendo considerada a época alta. Visto que nos meses de Julho e Agosto irá encontrar mais pessoas, preços mais altos e maior confusão, recomendamos viajar nos meses de Maio/Junho ou Setembro/Outubro. Nós viajámos no início de Junho e não poderia ter corrido melhor. Esteve sempre sol e calor, a temperatura do mar estava óptima e até conseguimos ter praias (quase) só para nós. O que pedir mais?

Quantos dias ficar

Se o seu principal objectivo é conhecer um pouco da ilha e ter umas férias “de papo para o ar”, recomendamos uma semana na ilha. Terá tempo para relaxar, conhecer todos os cantinhos de Milos e aproveitar da melhor forma as várias praias da ilha.
No entanto, se não tem todo esse tempo disponível, acreditamos que o tempo ideal serão três ou quatro dias. Nós ficámos três dias em Milos e conseguimos fazer e visitar tudo o que queríamos, incluindo também relaxar em algumas praias.

Como chegar a Milos

Existem duas formas de chegar a Milos, dependendo do seu ponto de partida: de barco/ferry ou avião.

Avião

A ilha de Milos possui aeroporto, pelo que chegar de avião é uma opção mais do que plausível. Se, por exemplo, o seu ponto de partida é Atenas ou até Santorini, pode chegar facilmente à ilha de avião. Os bilhetes devem ser comprados com bastante antecedência e as viagens não demoram nem uma hora.

Barco/Ferry

A outra opção é, inevitavelmente, viajar de barco/ferry. Existem várias empresas que fazem os trajectos entre as ilhas, sendo que as mais famosas são a Hellenic Seaways, BlueStar e a Seajet. O tempo de viagem varia entre 3 a 7 horas, conforme o tipo de barco. Existem os barcos mais lentos que levam também veículos e cargas pesadas e os mais rápidos que levam apenas pessoas (mas são mais caros).

A melhor forma de comprar os bilhetes de barco para as ilhas gregas é usando um motor de busca e reserva de bilhetes de ferry. Assim poupa imenso tempo, comparando preços, companhias de ferry e rotas para encontrar o itinerário e bilhetes certos. Tudo na mesma plataforma.

Nós comprámos os bilhetes de ferry Atenas-Milos na Ferryscanner e correu tudo lindamente! O site é bastante intuitivo, organizado e o processo da compra foi super rápido. Em poucos minutos recebe a reserva no seu email – muito fácil. Ah, e os bilhetes podem e devem ser comprados online com antecedência, especialmente se viajar na época alta.

Como deslocar-se

Milos é uma ilha pequena. No entanto, e apesar do seu tamanho, terá sempre de recorrer a algum meio de transporte para a conhecer. A melhor forma de explorar a ilha e aproveitar melhor o tempo é ter o seu próprio meio de transporte (carro, scooter ou moto4). Assim, terá toda a autonomia para cumprir o seu roteiro ao ritmo que quiser.

Nós optámos por alugar um carro pequenino, na Anastasia Car Rental, por 30€/dia. Não foi necessário pagar caução e correu tudo bem. Apenas tivemos de mostrar a carta de condução, claro.

Qualquer que seja o meio de transporte que decida alugar, saiba que há várias agências locais de rent-a-car. No entanto, e especialmente na época alta, recomendamos a efectuar a reserva online e com bastante antecedência, pois podem esgotar e os preços duplicam! Faça a sua reserva aqui.

Saiba ainda que nem todas as estradas em Milos são acessíveis a carros. Isto é, as estradas principais são alcatroadas e largas, acessíveis para qualquer veículo. No entanto, existem outras estradas que apresentam um piso bastante irregular, de terra ou gravilha, tornando-se desadequadas a carros. Um exemplo disso é a parte oeste da ilha, onde na maioria só circulam veículos 4×4.

Uma das coisas que achámos muito interessante e útil é que praticamente todos os estacionamentos são gratuitos – coisa rara na Europa.

Para quem não quer ou não pode alugar o seu próprio veículo, saiba que existem autocarros com diferentes rotas, que ligam as vilas e os pontos principais da ilha. No entanto, os horários dos autocarros são reduzidos pelo que irá demorar muito tempo a chegar aos locais. Pode consultar aqui a frequência dos autocarros.  

Onde ficar/Alojamento

De uma maneira grosseira, podemos afirmar que existem três zonas boas para ficar em Milos: Adamas, Pollonia e Plaka.
Na nossa opinião, recomendamos que faça base num dos locais porque a ilha é pequena e com carro chega facilmente a todo o lado. Em qualquer uma destas zonas encontrará boas opções de alojamento.

Adamas

Este é um dos locais mais procurados pelos viajantes. É a zona mais central da ilha e a mais próxima do porto. Por estes motivos Adamas é o lugar mais prático para conhecer a ilha.
Ali irá encontrar muitos cafés, lojas, restaurantes, bares, agências de turismo e de aluguer de carros e também vários pontos de interesse turísticos. Existem vários alojamentos para todo o tipo de gostos e carteiras.

Nós escolhemos ficar em Adamas, no The White Suites, para ficarmos pertinho de tudo. E a verdade é que a localização não podia ser melhor, visto que no último dia tínhamos de apanhar o barco às 5h da manhã e fomos a pé até ao porto, poupando assim dinheiro em táxis. Veja aqui como foi a nossa estadia.

Pollonia

Outra boa região onde ficar em Milos é Pollonia. Fica no norte da ilha e é um vilarejo super charmoso. Como fica numa das pontas de Milos, está mais distante dos pontos de interesse, mas nada que uma curta viagem de carro não resolva.
Esta zona também tem vários serviços e é principalmente conhecida pelos restaurantes, por ter o peixe mais fresco da ilha. Além disso, Pollonia fica super bem localizada para conhecer as bonitas praias da costa norte.

Plaka

Por último, mas não menos importante, Plaka também é uma boa opção para ficar hospedado. É a capital de Milos e representa bem o estilo das ilhas gregas com casinhas brancas e pequenas ruas. Ali encontrará também vários restaurantes, lojinhas e bares.
Nesta zona há alguns pontos turísticos históricos, como a igreja e o Castelo de Plaka, donde consegue assistir ao melhor pôr do sol de Milos. E sim, reforçamos que é mesmo incrível!



Booking.com

Seguro de Viagem

Depois de marcarmos os voos, este é sempre o passo seguinte: fazer um seguro de viagem. Já há algum tempo que viajamos sempre com seguro de viagem, e desta vez não foi excepção.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

E não, não acontece só aos outros. Nós já tivemos de accionar o seguro (não por doença, felizmente) e correu tudo super bem. Fazemos sempre com a IATI Seguros, que são super atenciosos e têm preços espectaculares. Desta vez, fizemos o seguro IATI Escapadinhas com Cancelamento, e felizmente correu tudo bem!

O que fazer/visitar

Milos é uma ilha vulcânica, com pequenas cidades e vilas encantadoras, conhecida pela sua paisagem natural. Foi mesmo uma verdadeira caixinha de surpresas nesta viagem à Grécia. Milos é sinónimo de praias paradisíacas, boa gastronomia e arquitectura tradicional. No total ficámos três (belos) dias e vamos mostrar-vos o nosso roteiro com o que fazer em Milos, com muitas dicas!

Dia 1 em Milos

Ainda no barco, vindos de Atenas, ao avistar a ilha lá ao fundo, a excitação apoderou-se de nós! Finalmente conseguimos concretizar o sonho antigo de conhecer as ilhas gregas!

Chegámos a Milos ainda não era meio dia e já só queríamos explorar todos os cantinhos. Rapidamente nos deslocámos até à rent-a-car (Anastasia Car Rental) para nos entregarem o carro. Cerca de 15 minutos depois já tínhamos o nosso Fiat Panda.

A primeira paragem em Milos foi numa praia, para o primeiro mergulho do ano. Começámos por visitar uma praia não tão conhecida, a Paralia Kastanas. Não sabemos se era pelo facto da praia ter pedrinhas, ao pela estrada ser péssima, mas encontrámos a praia praticamente vazia. Apenas nós e mais dois casais se banhavam naquela água cristalina!

Como referimos, esta praia não tem areia, mas sim várias pedrinhas. Não é o mais confortável, bem sabemos, mas foi uma das nossas praias favoritas de Milos. Longe de multidões e com água quentinha, o que poderíamos pedir mais?! Ah, e repare como todas as pequenas rochas são tão coloridas! A natureza é mesmo fantástica!

Seguimos para outra praia, desta vez uma das mais famosas da ilha: a Praia Tsigrado. Esta praia não é muito acessível, uma vez que para chegar lá terá que enfrentar uma descida a pique numa corda e algumas escadas. Acabámos por não descer pois não nos pareceu muito seguro e também já tinha alguma sombra.

Para quem não quiser arriscar a descida como nós, vale muito a pena ver a praia de cima. Ainda hoje nos lembramos dos vários tons da água – que lindo!

Veja aqui onde ficar em Milos

Decidimos então estender a toalha e refrescar-nos na praia vizinha, na Fyriplaka. Esta praia tem um extenso areal, com um contraste de cores brutal! As suas falésias de cor avermelhada contrastam com o azulão do mar, conferindo ainda mais beleza ao local. Numa pequena caminhada desde o parque de estacionamento, chega facilmente à praia. Disfrute!

E já que estamos numa de fazer um rally praias, vamos continuar… Chegara a vez de conhecer a Praia Paliochori. Esta é uma das praias mais concorridas da ilha, pela sua beleza natural e pelos seus serviços. Para além disso, é também conhecida pelas suas fontes termais naturais.
É de facto muito bonita!

A última praia do dia foi a Praia Agia Kiriaki, localizada também na parte sul de Milos. Ali existem espreguiçadeiras e chapéus-de-sol para alugar, embora também se encontrem alguns arbustos que proporcionam sombra natural. Além disso, irá encontrar vários serviços de aluguer de barcos que oferecem passeios, cruzeiros à vela e instalações de ski aquático!

Seguimos então até ao centro da ilha e demos uma voltinha por Adamas. Esta é a cidade portuária da ilha e tem bons restaurantes, cafés, lojas, hotéis e uma igreja fantástica chamada Agios Haralambos, com a sua tradicional cúpula azul.

Acabámos por jantar uns deliciosos gyros, no Let’s Meat, bem pertinho do porto. Estava tudo muito bom e os preços são amigáveis.

Roteiro do 1º dia

  • Paralia Kastanas
  • Praia Tsigrado
  • Fyriplaka
  • Praia Paliochori
  • Praia Agia Kiriaki
  • Adamas

Dia 2 em Milos

Depois de um apetitoso pequeno-almoço no The White Suites, partimos à descoberta desta maravilhosa ilha. A primeira paragem do dia foi em Klima, um vilarejo de pescadores.

Tem muitas casinhas coloridas mesmo ao nível da água, que por sinal é super cristalina. Gostámos imenso deste local e claro, aproveitámos para usar e abusar da máquina fotográfica.

Seguimos viagem e fizemos uma curta paragem em Trypiti, uma vila tradicional com alguns moinhos e uma igreja muito fotogénica!

Chegara então a hora de conhecer um dos locais mais icónicos da ilha, que carrega um enorme peso histórico. Foi em Milos que a estátua “Vénus de Milo” foi encontrada, sendo que actualmente se encontra no Museu do Louvre, em Paris. Para chegar lá, coloque no Google Maps “Venus of Milus Finding Place“.

Irá encontrar um placa informativa com a sua história, no entanto, encontrar o local exacto onde foi encontrada não é fácil. Para saber isso, recomendamos a ver os destaques sobre Milos no nosso instagram, pois fizemos um vídeo a explicar.

Andando um pouco sobre essa estrada de terra batida, irá encontrar o Teatro antigo e catacumbas de Milos.
O teatro antigo de Milos é um verdadeiro sítio arqueológico e um local imperdível da ilha, especialmente para quem gosta de história. A sua visita é livre e gratuita.

Ah, e aproveite a vista deslumbrante! É impossível não ficar rendido…

De seguida fomos explorar as ruas queridas e fofas de Plaka. Trata-se de uma pequena vila com bonitas casinhas e ruas estreitas – tudo muito charmoso e tradicional. Ali irá encontrar ainda vários restaurantes, cafés e lojas típicas. Não deixe de conhecer a bonita Panagia Korphiatissa (Igreja de Plaka).

Saiba aqui como chegar às ilhas gregas

A fome já apertava e decidimos parar no Kokkino Podilato onde saboreámos uma bela salada grega e gyros no prato. Ficámos impressionados com a quantidade servida e não ficou caro, pelo que recomendamos que coloque este restaurante na sua lista!

Para fazer a digestão subimos até ao Castelo de Plaka. O trajecto custa um bocado, não vamos mentir, especialmente com muito calor. Terá de enfrentar várias escadas mas acredite, vale mesmo a pena – as vistas de 360º são incríveis!
Este é também o melhor local para assistir ao pôr-do-sol em Milos. Ficámos tão curiosos que voltámos no final do dia…

Já estávamos a precisar de nos refrescar, pelo que encontrámos a praia perfeita para o fazer – a Fyropotamos. Esta foi uma das, senão A nossa praia favorita em Milos. Nunca vimos água tão límpida que dava até para ver o fundo!

A paisagem fica completa com as pequenas casas tradicionais, os barquinhos típicos e uma igreja. É muito fofa! Recomendamos que chegue cedo para conseguir estacionamento, pois a praia é muito concorrida! Foram de facto umas belas horas ali passadas.

Decidimos então ir conhecer outra praia, a Praia Plathiena. Também aqui a água é super cristalina e calminha. Aliás, todo o visual da praia é muito bonito. Recomendamos!

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

O dia já ia longo e uma das coisas imperdíveis a fazer em Milos é assistir ao pôr-do-sol no Castelo de Plaka. Então foi para lá que nos dirigimos (novamente)! Neste momento devem estar a perguntar-se porque fomos duas vezes ao mesmo lugar. Eis a explicação: nós já sabíamos que iríamos encontrar uma multidão ao anoitecer e como queríamos conhecer o local sem ninguém (e tirar fotografias) optámos por ir lá também durante o dia. Foi a melhor decisão, pois na hora do sol se pôr já quase não havia espaço para nós.

Assim sendo, recomendamos que chegue bem cedo para encontrar o local perfeito para assistir ao pôr-do-sol, pois a experiência é cinematográfica! São estes momentos que vamos levar p’ra vida…

Roteiro do 2º dia

  • Klima
  • Trypiti
  • Venus of Milus Finding Place
  • Teatro antigo e catacumbas de Milos
  • Plaka
  • Castelo de Plaka
  • Fyropotamos
  • Praia Plathiena
  • Pôr-do-sol no Castelo de Plaka

Dia 3 em Milos

Neste que seria o nosso último dia a explorar a ilha de Milos, levantámo-nos bem cedinho para aproveitá-lo da melhor forma!

Começámos o nosso roteiro num dos locais mais famosos da ilha, na Paralia Sarakiniko. Depois de termos visto várias fotografias deste local surreal, nem pensámos duas vezes: tínhamos mesmo de conhecer Milos. E eis que finalmente pisámos aquela praia… Que emoção!

A Praia Sarakiniko, também conhecida como Praia da Lua (Moon Beach), foi dos locais mais incríveis onde nós já estivemos! Como o próprio nome indica, esta praia de Milos não é arenosa, mas branca. Esta paisagem lunar é formada por rochas de cor clara, moldadas pelo vento e ondas. Não é de admirar que este local seja um dos mais visitado das Cíclades.

Nunca fomos à Lua, mas isto deve ter sido o mais parecido! É uma praia totalmente diferente das demais, e vale mesmo muito a pena uma visita.

Vale a pena reforçar que a praia praticamente não tem sombras nem infraestruturas, pelo que aconselhamos a levarem água e comida e calçado confortável, pois as rochas escorregam muito.

Depois de muitos clicks, claro, continuámos o nosso passeio até chegar a Mandrakia. Trata-se de um pequeno vilarejo de pescadores, detentora de uma água mesmo azulinha!
Não deixe de espreitar o polvo a secar ao sol, algo bem típico na Grécia.

Estava na hora do mergulho diário (🤭) e seguimos até à Praia Mytakas. A praia é pequenina e muito pitoresca, coberta por areia fina e branca, contornando de um lado as pequenas rochas. Tem ainda algumas árvores, que fazem umas agradáveis sombras.

O que fazer em Atenas – Roteiro de dois dias

Aquela zona faz uma baía, ideal para uns belos mergulhos, pois a água torna-se mais quentinha. O único problema: existia algum lixo no areal, proveniente do mar. Não sabemos se é sempre assim, mas isso não nos agradou.

Desta feita, fomos conhecer outra praia, a Praia Alogomandra. É uma praia muito bonitinha, escavada numa pedra. Infelizmente neste dia a maré estava cheia e não conseguimos aproveitar o areal.

Santorini: Roteiro de 3 dias

Depois desta curta paragem, fomos banhar-nos na Papafragas. É o nome de uma ponta da ilha de Milos que contém uma praia muito pequenina. Bem, na realidade foi na praia ao lado, visto que esta está interdita por questões de segurança.

O dia já ia longo, quando decidimos ir explorar Pollonia. Uma vila de pescadores pequena, mas cheia de bons restaurantes, especialmente conhecidos pelo seu peixe fresco.

Não deixe de visitar ainda a Igreja de São Nicolau, que apesar de ser bem pequenina é muito charmosa!

Pollonia tem ainda uma grande praia, muito calminha, ideal para famílias. Foi aqui que demos o último mergulho em Milos! Vamos ter muitas saudades desta ilha – que surpresa tão boa!

O jantar foi num dos locais mais afamados na ilha, no Restaurante Zygos. A comida era de facto muito boa, mas as porções não eram grandes. Fica a recomendação!

Deitámo-nos cedinho, pois no dia seguinte tínhamos um barco para apanhar às cinco da manhã. Estávamos prestes a concretizar mais um sonho: conhecer Santorini!

Roteiro do 3º dia

  • Paralia Sarakiniko
  • Mandrakia
  • Praia Mytakas
  • Praia Alogomandra
  • Papafragas
  • Pollonia

Esperamos que este artigo sobre o que fazer em Milos tenha sido bastante útil. Aproveite as férias da melhor maneira e dê uns belos mergulhos por nós. Iremos guardar esta ilha para sempre nos nossos corações!

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *