Portugal Portugal Continental

Como visitar o Cabril do Ceira

O Cabril do Ceira é provavelmente um dos segredos mais bem guardados de Portugal! Na verdade, este local chama-se Portas do Ceira, mas todos lhe chamam garganta do Cabril do Ceira.
Mas o que torna este local tão único? Trata-se de uma espécie de acidente geográfico provocado pela natureza que surpreende qualquer um. Aparentemente o rio furou transversalmente uma crista rochosa, tornando-a numa paisagem ímpar. No entanto, o Rio Ceira tirou proveito da acção tectónica que fracturou as rochas duras ali presentes, criando assim as Garganta do Cabril do Ceira.
Neste artigo irá encontrar como visitar o Cabril do Ceira, como chegar e várias dicas úteis!

Antes de avançarmos com o artigo, cabe-nos relembrar: trata-se de um local selvagem, em perfeita comunhão com a natureza. Portanto, deixe o local tal como o encontrou. O Mundo só é um local bonito, se o tratarmos com o devido respeito. 

Onde se localiza o Cabril do Ceira

O Cabril do Ceira trata-se, provavelmente, de um dos tesouros naturais mais belos da Região Centro de Portugal. Fica localizado na freguesia de Vila Nova do Ceira, mais propriamente na localidade da aldeia do Cabril até à sua saída na fronteira com o município vizinho.

O rio Ceira nasce perto da aldeia do Piódão, na Serra do Açor, e desagua na margem esquerda do rio Mondego.

Como chegar

Para chegar a este local idílico, deve apanhar a estrada N342-3, que liga Serpins, no concelho da Lousã, a Vila Nova do Ceira, no concelho de Góis. Irá facilmente encontrar a ponte medieval de Serpins e, a partir daí, deve seguir as indicações para Vila Nova do Ceira.

Posteriormente, irá encontrar uma segunda ponte, em ferro e cimento, e deverá virar na segunda cortada à direita. Não estranhe por encontrar uma estrada de terra batida… A verdade é que é mesmo esse o acesso.

Tal como mencionámos, é essa estrada de terra batida que nos leva ao Cabril do Ceira. São cerca de dois quilómetros assim.
Saiba ainda que não há estacionamento. Basicamente os carros estacionam à beira da estrada, tornando-se um problema nos dias de maior afluência. Sendo assim, a maior dica que podemos dar é que vá durante a semana, visto que aos fins-de-semana fica, naturalmente, com mais pessoas.

O que levar

Para visitar o Cabril do Ceira não deixe de levar:

  • Fato de banho e toalha de praia.
  • Chinelos/calçado confortável.
  • Água e comida.
  • Sacos para levar de volta o seu lixo.
  • Protector solar, óculos de sol e chapéu.
  • Máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos.
Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

O que irá encontrar

À sua espera encontra um longo e alto desfiladeiro, atravessado pelo rio Ceira, que termina com um pequeno açude que ajuda a formar uma bonita piscina natural. Ao contrário do que pensávamos, a água não é fria. Ah, e a água é tão limpinha que consegue ver os peixinhos a nadar consigo. Um regalo para os amantes da natureza!

O espelho de água que reflecte as paredes quartzíticas das encostas, torna o local ainda mais especial!

Do lado esquerdo, encontra ainda um pequeno túnel, que fazia parte do projecto de uma ligação ferroviária entre a Lousã e Arganil, mas que nunca fora concluído. Facilmente encontrará ali depositado algum lixo. NÃO SEJAM ESSE TIPO DE PESSOAS! Vamos todos estimar o nosso planeta.

As encostas rochosas e íngremes são utilizadas, muitas vezes, para a prática de desportos radicais. Nós vimos um senhor, seguramente com idade para ser nosso avô, a atirar-se para a água das paredes ingremes do desfiladeiro. Incrível!

Facilmente se passa ali um belo dia, em comunhão com a natureza. Sugerimos que faça um piquenique ou que dê uns bons mergulhos!

Já que está ali, porque não ver o local de outra perspectiva? Sugerimos que visite os Passadiços do Cerro da Candosa, que percorrem um dos locais mais enigmáticos da freguesia de Vila Nova do Ceira, no concelho de Góis. São cerca de 600 metros (1,2km ida e volta) rodeados de paisagens únicas!

Foto retirada do site oficial da CM de Góis
Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

Pretende-se atingir vários objectivos com a construção destes passadiços: prática desportiva, uma clara percepção da altura e da dimensão do desfiladeiro e a possibilidade de pessoas com mobilidade reduzida poderem também ver o desfiladeiro.

Informações úteis acerca do Cabril do Ceira

O Cabril do Ceira é tido como um local “selvagem”, pelo que:

  • Não tem infraestruturas, isto é, não tem casas de banho, café ou restaurante.
  • É um local pequeno.
  • Não existe muita área para estender a toalha.
  • Não há estacionamento.
  • O acesso é feito por estrada de terra batida.
  • O local não tem nadadores salvadores.
  • Não existe caixote do lixo. Leve consigo todos os seus resíduos.

Onde dormir quando visitar o Cabril do Ceira

Mais perto dos Passadiços do Cerro da Candosa é praticamente impossível. O Sotam Country House convida-o a ficar rodeado da natureza, com uma excelente localização para explorar toda a zona.

Se preferir ter acesso a mais serviços e restaurantes, sugerimos a zona de Góis. Pode consultar aqui as várias acomodações.

O que visitar nas redondezas

Agora que sabe como visitar o Cabril do Ceira, que tal aproveitar e explorar um pouco mais da Região Centro?
Assim sendo, sugerimos que aproveite para visitar também a linda vila de Góis, incluindo a Praia Fluvial da Peneda.

E porque não descobrir os muitos encantos da Serra da Lousã, um dos locais que tanto gostamos do nosso país? Irá encontrar bonitas aldeias do xisto, praias fluviais para se refrescar, cascatas, baloiços e miradouros com vistas soberbas. Veja aqui o artigo completo sobre a Serra da Lousã!

Sem dúvida que o Cabril do Ceira é um local inigualável… Um verdadeiro diamante em bruto do nosso país. Mas, cabe a cada um de nós preservar o meio ambiente, em especial os locais selvagens como este. Tal como visitar o Cabril do Ceira é importante para o turismo da região, também é deveras importante preservá-lo.

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

1 thought on “Como visitar o Cabril do Ceira”

  1. A tal “parte selvagem” principal atração turística,com acessos por “estrada batida”(troço aberto para prolongar o caminho de ferro até Arganil,nos fins dos anos 60 /princípio dos anos 70 do séc.passado,pertence integralmente à freguesia de Serpins,concelho de Lousã,e não,como de forma propositadamente errada é descrito na vossa narrativa.Fica a correção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *