Veneza

Como visitar Murano e Burano

Uma viagem a Veneza não fica completa sem conhecer estas ilhas! Veneza possui centenas de ilhas, como tal, e se o tempo não for escasso, vale muito a pena tirar um dia para conhecer as famosas ilhas de Murano e Burano. Mas, afinal, o que faz delas tão conhecidas? Burano é afamada essencialmente pelas suas casinhas coloridas. Nunca vimos uma ilha tão colorida! Já Murano é conhecida pelo famoso vidro soprado de Murano. Cada uma tem o seu encanto e as suas particularidades. E sim, consegue visitar ambas num só dia. Mas, então, como visitar Murano e Burano? Vamos lá descobrir!

Como visitar Murano e Burano

Para visitar estas duas ilhas de Veneza pode fazê-lo de duas formas: em excursão ou de forma independente. Já sabem que sempre que temos oportunidade, preferimos fazê-lo por conta própria e desta vez não foi excepção. Até porque é bastante fácil chegar lá.

Sendo duas ilhas, só estão acessíveis, logicamente, por barco (vaporetto). A viagem entre Veneza e Burano dura cerca de 40 minutos e entre Veneza e Murano leva apenas 15 minutos. A nossa recomendação, afim de evitar as multidões, é que visite primeiro Burano e só depois Murano, uma vez que as excursões começam maioritariamente por Murano.

Assim sendo, o melhor trajecto é:

  • Apanhe o vaporetto, linha 12, na estação Fondamente Nuove e siga até Burano (40 minutos).
  • Da parte da tarde, apanhe novamente a linha 12 em Burano e pare em Murano (30 minutos).
  • Para regressar a Veneza, pode apanhar as seguintes linhas: 3, 4.1, 4.2, 7, 12, 13 ou 18, dependendo da localização do seu hotel. Consulte aqui as diversas linhas de vaporetto e os horários.

Cada bilhete de vaporetto tem um custo de 7,50€. No entanto, recomendamos comprar o pass diário por 21€, que fica mais em conta (valores de 2022). Os bilhetes podem ser adquiridos nas máquinas automáticas que são bastante intuitivas. Veja aqui os preços actualizados!

Se preferir ir com tudo organizado, marque aqui o seu tour!

O que visitar em Burano

Burano localiza-se a cerca de 10 km do norte de Veneza. A ilha não tem muitos habitantes e estes vivem sobretudo da pesca e do turismo!
As suas casas coloridas é o que a diferencia das outras ilhas ao seu redor. Não há uma única casa que não esteja pintada com uma cor garrida! Diz-se que estas são pintadas uma de cada cor, para que os seus donos consigam encontrá-las facilmente, nos dias nublados.

Na verdade não há muito para fazer em Burano e num par de horas consegue ver toda a ilha. Mas a piada está nisso mesmo, percorrer as ruelas coloridas e alegres.

Ao longo de vários anos, Burano ficou muito conhecida devido às peças de renda lindíssimas, que eram bastante apreciadas pelos reis e rainhas da Europa. Actualmente já não compensa, pelo que é difícil encontrar peças de renda feitas à mão. Se quiser saber mais sobre a história da renda de Burano, sugerimos uma visita ao Museu da Renda.

Veja aqui o fazer em Veneza – Roteiro de três dias

Não deixe de visitar também a Igreja de San Martino e o campanilo Storto. E sim… Não está a ver mal, está mesmo torto! 😂

Antes de partir para Murano, recomendamos almoçar na Pizzaria Devil. As pizzas são muito saborosas e baratas!

Adorámos visitar Burano, mesmo apesar do tempo mais escuro. Nunca tínhamos conhecido um lugar tão colorido! ✨

O que visitar em Murano

Da parte da tarde, apanhámos novamente o vaporetto da linha 12, que nos deixou em Murano.

Murano é uma ilha pequenina, também com poucos habitantes e é toda conectada por pontes. Esta ilha não é colorida, mas é muito famosa pelo vidro soprado.

No séc. XIII, o governo determinou que as fábricas de vidro deveriam ser todas transferidas de Veneza para Murano. Uma vez que Veneza era praticamente toda construída em madeira, assim minimizavam o risco de incêndio. A partir daí a indústria de vidro soprado cresceu imenso e o nome da ilha deu nome também ao famoso vidro. Esta prática cresceu de tal forma, que Murano foi durante muito tempo o maior produtor de cristais da Europa.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Um dos ex-libris da ilha é assistir ao fabrico de peças com o famoso vidro soprado de Murano, uma demonstração de arte bastante impressionante. Se quiser levar uma das obras como recordação, saiba que existem várias lojinhas espalhadas pela ilha. Além disso, pode ainda visitar o Museu do Vidro, que mostra toda a sua história e que tem obras lindas!

Não deixe de visitar também a Basílica de Santa Maria e San Donato, que é muito bonita!

Sem dúvida que uma visita às ilhas de Burano e Murano só irá enriquecer a sua viagem a Veneza! Nós adorámos este dia e recomendamos mesmo que se perca por lá! Quem diria que sendo tão próximas, seriam tão diferentes de Veneza?!

Agora que já sabe como visitar Burano e Murano, diga-nos nos comentários se gostou ou não do passeio! 😊

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *