Portugal Portugal Continental

Transpraia, o comboio da Costa da Caparica

O que é o Transpraia?

O Transpraia é um comboio turístico que durante o Verão faz a ligação entre as praias da Costa da Caparica e a Fonte da Telha. Percorrendo o extenso areal da Costa da Caparica conta com um trajecto de cerca de 9 km num percurso que compreende 4 estações e 15 apeadeiros.

O comboio é propriedade da empresa Transpraia – Transportes Recreativos da Praia do Sol, Lda. e foi inaugurado a 9 de Junho de 1960. Este foi o primeiro acesso a algumas praias então remotas.

Veja aqui o que fazer na Costa da Caparica

Numa época em que quase ninguém tinha carro, todos ficavam na praia da vila. No entanto, o Transpraia trouxe a oportunidade a várias famílias de descobrirem novas praias, a apenas meia hora de viagem.

O comboio não é propriamente novo, e podia apresentar melhores condições. Os bancos são desconfortáveis e o comboio abana muito. Mas no fundo, é isto que o torna tão pitoresco, certo?!

Pode percorrer o extenso areal da Costa da Caparica de comboio, de 1 de Junho a 30 de Setembro. Existe flexibilidade horária, com comboios de meia em meia hora. Pode consultar aqui o horário.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

O bilhete é comprado directamente ao motorista e depois mostrado ao revisor, que saltita de carruagem em carruagem com (bastante) perícia. Pode comprar o bilhete para uma ou duas zonas, variando também o preço do bilhete. Assim sendo, um bilhete de ida e volta para uma zona custa 5€ e para duas zonas custa 8€ (valores de 2018). Pode consultar aqui os preços actualizados.

Eu achei o preço dos bilhetes muito elevados. Fui mais pelo conceito e pela experiência do que propriamente por necessidade. Ainda assim valeu a pena 🙂

Nada como ir com o cabelo ao vento enquanto observamos a paisagem. De um lado, a protegida Arriba Fóssil da Costa da Caparica, e do outro, a magnitude do Oceano Atlântico. Uma óptima experiência!

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

Já houve várias ameaças de que o Transpraia iria acabar, inclusive já houve manifestações para que tal não acontecesse.
Actualmente todas as praias têm estacionamento e quase toda a gente tem carro, logo são poucos os que recorrem ao Transpraia.



Booking.com

Apesar do preço elevado (na minha opinião) eu gostei bastante da experiência. Afinal, não são todos os dias que podemos cruzar as dunas de comboio e ter o privilégio de ver o mar de uma perspectiva única!

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *