Marrocos

Como ir do aeroporto de Fes para o centro (e vice-versa)

O aeroporto de Fes-Saiss está localizado a cerca de 15 km da medina, o coração da cidade de Fes, e recebe milhares de turistas por ano. Existem várias opções de se deslocar do aeroporto de Fes para o centro (e vice-versa): táxi, aluguer de carro, autocarro e transfer.

Os portugueses não precisam de visto para entrar no país, apenas de passaporte que deve ser válido por pelo menos seis meses até à data do fim da estadia no país.

Como ir do aeroporto de Fes para o centro da cidade

Autocarro

Esta é sem dúvida alguma a opção mais económica para fazer o percurso entre o aeroporto e o centro. A linha 16, que parte de hora a hora, faz a ligação entre o aeroporto de Fes e a estação de comboios e demora cerca de 45 minutos. O bilhete custa 4 dh.

Aluguer de carro

No aeroporto existem várias empresas que alugam carros, como por exemplo, a Europcar e Hertz. Esta opção não é a mais económica e conduzir em Marrocos não é a coisa mais segura do Mundo, pelo que me apercebi.



Booking.com

Táxi

Nesta cidade, tal como em outras cidades de Marrocos, é muito comum deslocar-se em táxis. Aliás, há quem partilhe o táxi, ficando assim mais barato.

Os preços dos táxis no aeroporto são tabelados. Uma viagem até à estação de comboios custa 120 dh e até à medina 150 dh.

Como já aqui foi dito, é normal regatear o preço da viagem, mesmo que o táxi possua taxímetro. Esta é uma das opções mais caras, mas também a mais rápida e cómoda.

Veja aqui o que fazer em Fes

Transfer

Existem várias empresas de transfer, que fazem a ligação do aeroporto de Fes para o centro (e vice-versa), mas por norma o preço é igual ao do táxi.

Também alguns hóteis/riads disponibilizam este serviço mediante um custo, que por norma o preço é igual ao do táxi.

A minha experiência

Eu fiz apenas um dos percursos, que foi o do centro para o aeroporto de Fes, uma vez que iniciei a minha viagem em Marrocos pela cidade de Marrakech.

Eu optei por ir de táxi até ao aeroporto de Fes por uma questão de comodidade. O dono do Riad onde tinha ficado chamou um conhecido dele que nos fez a viagem por 120 dh. Em Marrocos, pode e deve negociar o preço de tudo!

Veja aqui todas as dicas úteis para viajar para Marrocos

A chegada ao aeroporto de Fes

Antes de entrarmos no edifício do aeroporto temos de mostrar o passaporte a um dos polícias que se encontram à entrada e dizer qual o destino.

Quando entramos, temos de colocar imediatamente as malas numa máquina de raio-X e passar mais uma vez pela segurança.

O aeroporto de Fes é grande e um dos mais bonitos onde já estive. Podemos tirar fotografias à vontade, desde que os polícias não apareçam na foto.

Do lado esquerdo encontram-se os balcões para despachar as malas. Antes disso, tal como acontece na chegada ao país, devemos preencher o cartão de embarque que se encontram numas mesas à frente. Tenha à mão uma caneta e o passaporte.

Veja aqui como ir do aeroporto de Marrakech para o centro

Depois de ter o cartão de embarque preenchido e o passaporte na mão, pode dirigir-se aos balcões para despachar as malas. Encontram-se identificados pelo nome da companhia e o destino.

Daqui seguimos então para as portas de embarque, passando pelo controlo e depois pelo controlo do passaporte. Este último processo é o que demora mais tempo.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Depois é só aguardar pelo avião. Aqui há algumas lojas, cafés e restaurantes. Bom regresso 🙂

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

4 thoughts on “Como ir do aeroporto de Fes para o centro (e vice-versa)”

  1. Olá, sou uma rapariga a viajar sozinha… o avião aterra as 21:30h. Será seguro apanhar um taxi para o hotel? E mesmo para explorar a cidade será que é seguro? Tenho lido que não é um bom sítio para solo traverlers raparigas

    1. Olá 🙂 De taxi é a melhor forma de chegar ao hotel. Negocie o preço antes! Nós viajámos os dois, que é diferente. Mas temos muitos feedbacks de raparigas que viajaram sozinhas e correu tudo bem. Claro, com os cuidados de sempre (como em todo o lado).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *