Eslováquia

Caça às estátuas em Bratislava

Para uma cidade relativamente pequena, Bratislava tem várias estátuas para conhecer. Umas mais interessantes que outras, é certo, mas cada uma com o seu encanto. A ideia de decorar Bratislava com estátuas surgiu como uma necessidade de dar um novo ar à cidade, e inclusive alguns prédios foram pintados com cores apelativas. Como tinha um dia inteiro dedicado à cidade (o que achei suficiente), decidi fazer uma verdadeira caça às estátuas em Bratislava.

As estátuas em Bratislava

Mulher com os Pássaros

Perto do Castelo de Bratislava podemos encontrar a estátua da Mulher com os Pássaros. A estátua não é muito fácil de encontrar, só mesmo quem a procura (ou por engano) a acha.

Ninguém sabe ao certo de quem se trata a mulher, daí gerar um pouco de controvérsia.  A escultura trata-se de uma mulher a segurar os seus próprios cabelos longos, rodeada de pássaros. Há quem diga que é uma medusa ou uma personagem do conto Anne Lisbeth de Hans Christian Andersen.

Homem Nu

Esta foi a estátua mais difícil de encontrar e também a menos apelativa, a meu ver. Portanto, vou explicar direitinho como encontrá-la. Seguindo pela Rua Panská, do lado direito há uma óptica chamada Fokus (nº29) e é nessa parede que se encontra a estátua. Olhe para cima e vai encontrar um buraco pequenino, onde se esconde um homem nu. A estátua em si é muito pequenina.

Reza a lenda que a estátua se encontra ali de forma a ridicularizar o antigo dono do prédio, que costumava espionar as pessoas que por ali passavam.

Man at Work

A estátua mais famosa da cidade localiza-se no cruzamento da Rua Panská com a Rybárska brána e é aqui que provavelmente vai encontrar um aglomerado de turistas.

A estátua de nome “Observador”, ou Cumil em Eslovaco é uma das mais queridas e simpáticas. Trata-se de um homem a espreitar de uma tampa de esgoto, com um ar simpático e um sorriso bem maroto. Como em tudo, há várias versões e sinónimos para a escultura.

A estátua apresenta duas explicações. Uma das razões da sua presença ali é a de que representa o típico trabalhador comunista, que apreciava o movimento da rua enquanto deveria estar a trabalhar, mas não se importava uma vez que o governo garantia o seu trabalho. Daí, atrás da estátua estar uma placa a dizer “Man at Work”.

Uma outra explicação acerca da estátua é que o homem está ali parado apenas para observar as pernas das mulheres que por ali passam. Escolha a explicação que mais gosta 😛
Há quem diga também que quem passar a mão na cabeça do trabalhador, garante a realização de um desejo (desde que o guarde em segredo para sempre).

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua 5% de desconto

Schöne Náci

Esta estátua situa-se perto do “Man at Work”, numa esquina da rua Rybárska brána.

A escultura retrata um homem que ali viveu no final do século 19, de seu nome Ignac Lamar.

Segundo a lenda, o homem sofria de uma doença mental e caminhava pela cidade sempre em trajes elegantes e saudava todos com o seu chapéu. Há quem diga também que enlouqueceu pois não era correspondido pela mulher que amava, e como tal começou a oferecer flores às mulheres que passavam na rua.

É de facto uma estátua muito simpática, que nos faz sentir bem-vindos.

Soldado de Napoleão

Na praça principal da cidade, Hlavné Namestie, situa-se a estátua do soldado de Napoleão debruçado num banquinho.

O soldado que passava por Bratislava, apaixonou-se por uma rapariga e acabou por ficar na cidade, tornando-se um produtor de espumante.

Uma das curiosidades é que o seu rabiosque empinado aponta para a Embaixada Francesa. Se foi propositado ou não, não sei 🙂

Nesta praça encontramos ainda outra estátua. Acho que não tem propriamente um nome definido e consiste num soldado dentro de um abrigo.

Se souber de mais alguma estátua, partilhe nos comentários 🙂

As raparigas na caixa de correio

Esta estátua representa duas raparigas, uma sentada em cima de um skate e a outra sentada em cima da caixa do correio.

O engraçado é que a caixa do correio é de verdade, e ainda hoje se pode utilizá-la.

Paparazzi

Esta foi a única estátua que não vi, pois foi retirada do local habitual. Trata-se de um homem escondido numa esquina com a sua máquina fotográfica.

A estátua pertencia ao restaurante Paparazzi e quando o local fechou a estátua foi retirada. Actualmente a estátua encontra-se no interior do restaurante UFO.

Veja aqui o que fazer em Bratislava 

Estátuas no Eurovea Shopping Center

Não só nas ruas de Bratislava podemos encontrar estátuas. Também no centro comercial da cidade estão algumas esculturas.

No meio de tantas lojas e de pessoas de um lado para o outro não é fácil distingui-las. Mas com um pouco mais de atenção podemos encontrar várias, inclusive no tecto 🙂

Sr. Hviezdoslav

Na Praça Hviezdoslav’s fica a estátua do poeta mais importante da história da Eslováquia, o Senhor Hviezdoslav (daí o nome da praça).

A estátua representa o poeta com um ar muito sério, segurando uma pena.

Ján Hollý

Perto da Catedral de St. Martin podemos encontrar a estátua que homenageia Ján Hollý, um poeta e tradutor eslovaco.

Este foi o primeiro grande poeta eslovaco a escrever exclusivamente na língua eslovaca literária.

Eu achei o máximo estas estátuas espalhadas pela cidade. Dão-lhe um toque único 😉

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *